Barra Mansa irá promover torneio de basquete 3×3 no dia 12

by Diário do Vale

Foto: felipe Vieira

Barra Mansa – A Subsecretaria de Juventude, Esporte e Lazer (SMJEL) de Barra Mansa realizará um torneio de basquete da modalidade 3×3, onde será montada uma quadra aberta na Avenida Joaquim Leite, localizada no Centro. O evento será realizado no domingo, 12, com início programado para às 8h. O campeonato será dividido em quatro categorias, sendo, masculino sub-18, sub-23 e adulto, além do feminino geral.

A modalidade 3×3 difere das regras do basquete tradicional. São apenas três jogadores em quadra ao invés de cinco e utilizam apenas metade da quadra. O jogo tem a duração de dez minutos, vencendo o time que atingir 21 pontos primeiro ou estiver vencendo ao final do tempo. Em caso de empate, ocorre uma prorrogação e vence quem fizer dois pontos primeiro.

Os tradicionais 24 segundos de posse de bola se reduzem a 12 segundos na versão 3×3. Se o time que estiver defendendo pegar a posse de bola através de rebotes, roubos ou tocos, ele precisa sair do perímetro para poder atacar. Em caso de cesta ou lance livre, o time que sofreu os pontos recebe a posse de bola. Não existe limite de faltas individuais e o limite de faltas coletivas é de até seis. Faltas coletivas de dez para cima resultam em dois lances livres e posse de bola.

O coordenador da SMJEL, Elias da Corbama, explicou como funciona a modalidade. “Esse projeto é de grande importância para a nossa região porque por muitos anos não tivemos muito apoio. É mais uma chance de fomentar o basquete aqui em Barra Mansa, de ter mais pessoas jogando e conhecendo o esporte, que difere do basquete tradicional”, revelou, acrescentando ainda sobre as medidas de segurança.

– As pessoas poderão vir preparadas para assistir um belo torneio, onde estaremos respeitando os protocolos contra o coronavírus para proporcionar a todos um bom espetáculo – completou Corbama.

A professora de educação física, Cristine Morais, é especialista em treinamento desportivo e atua como treinadora, falou da adesão do esporte. “Desde maio estamos com treinamento de alto rendimento do basquetebol masculino em nossa cidade, e ultimamente a modalidade 3×3 está sendo bem procurada pelos jovens, além de ser uma febre nos Estados Unidos. É a primeira vez que um evento deste porte acontecerá em nossa cidade e esperamos um grande número de atletas e público também”.

O evento conta com a participação e o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação e da Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL, e acontecerá no mesmo dia do Domingo de Compras, onde o comércio das avenidas do Centro estará aberto.

Para participar, os interessados devem montar seu time (três titulares e um reserva) e fazer a inscrição de todos os jogadores através do link, linktr.ee/smjelbm. É necessário preencher com nome completo, data de nascimento, e-mail e telefone. A inscrição é gratuita.

 

You may also like

1 comment

Jose 1 de setembro de 2021, 16:08h - 16:08

Como faz um torneio de basquete em plena pandemia?
O jogo é de contato físico. Vão testar cada time que jogar?

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996