sábado, 19 de setembro de 2020 - 02:48 h

TEMPO REAL

 

Capa / Esporte / Barra Mansa sedia Olimpíadas Especiais neste sábado

Barra Mansa sedia Olimpíadas Especiais neste sábado

Matéria publicada em 14 de setembro de 2018, 16:31 horas

 


Rose Vilela volta com jogos que ajudam na inclusão social


Barra Mansa –
Neste sábado (15), as Olimpíadas Especiais de Barra Mansa (Olimpes) estão de volta. Após três anos sem a competição, uma parceria entre a prefeitura, através das secretarias de Juventude, Esporte e Lazer e de Educação, o UBM (Centro Universitário de Barra Mansa) e a APAD (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes), os jogos voltam a acontecer no Complexo Esportivo do Campus Barra Mansa do UBM, de 8 às 15h.

O evento é aberto ao público e contará com a participação de instituições como o CEMAE (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado), Associação Pestalozzi de Resende e as APAE’s (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Barra Mansa, Pinheiral, Volta Redonda e Quatis. Serão mais de 200 atletas disputando modalidades como atletismo, caminhada de 25m, corrida de 50m, salto em distância sem corrida, salto em distância com corrida, arremesso, zig zag livre, chute a gol, natação e provas coletivas como voleibol especial, futsal e cabo de guerra. Os jogadores serão acompanhados por 60 profissionais e 100 alunos do curso de Educação Física do UBM.

A secretária de Juventude, Esporte e Lazer, Rose Vilela, destacou que o objetivo da Olimpes é desenvolver um intercâmbio desportivo e social entre os atletas, professores e demais envolvidos na promoção de atividades adaptadas. “Além de promover essa interação entre os alunos de várias instituições de apoio aos deficientes, a Olimpes exalta a prática de esportes como um dos instrumentos de formação integral do indivíduo. Nós ficamos três anos sem a competição e, oito anos sem os Jogos Escolares, por isso é importante resgatar essa cultura e incentivo ao esporte por todas as pessoas, independentes da limitação”, afirmou.

Para a coordenadora municipal de Educação Especial e diretora do CEMAE, Sônia Coutinho, a prática esportiva é uma excelente demonstração de que a pessoa com deficiência é capaz de grandes feitos, superando, inclusive, pessoas sem limitações físicas aparentes. “Nossa intenção é que os alunos especiais se sintam aptos a realizarem atividades esportivas adaptadas, e que a competição incentive a formação de novos atletas”, ressaltou.

O diretor de Extensão e Educação Continuada do UBM, Luis Fernando Vitorino, explicou que a ideia da Olimpes surgiu a 18 anos de um desejo da própria comunidade que trabalhava com a educação especial. Após três anos, o evento volta com a participação das instituições que participaram da primeira edição. “Para o UBM é um grande honra sediar e ser o fundador dessa competição. Estamos reiniciando o evento de uma forma modesta, mas com a participação de mais de 200 alunos, com a certeza de que o ganho com cidadania e melhoria da qualidade de vida é um dos grandes objetivos alcançados. Toda a instituição está integrada, desde os funcionários até os estudantes dos cursos de Educação Física, Nutrição e Fisioterapia”, finalizou.

JEBAM
O JEBAM (Jogos Escolares de Barra Mansa) acontece de 20 de setembro a 27 de outubro. O torneio conta com a participação de escolas municipais, estaduais e particulares com mais de três mil alunos em 19 modalidades: Atletismo, natação, futsal, futebol, basquetebol, voleibol, handebol, badminton, tênis de campo e de mesa, ginástica artística, xadrez, vôlei de praia, judô, karatê, taekwondo, queimada, cabo de guerra e câmbio.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

2 comentários

  1. Avatar

    Enquanto isso, em Volta Redonda, tem um elefante branco (Arena Olímpica) pastando no meio do mato.

  2. Avatar

    Junto com Educação e Cultura, estão devendo trabalho em BM.

Untitled Document