Rio
Com um gol marcado por Tomas, aos 37 minutos do segundo tempo, o Botafogo derrotou o Flamengo por 1 a 0. No clássico disputado na tarde deste domingo, no Maracanã e que foi incluído nas festividades pelos 450 anos de fundação da cidade do Rio de Janeiro. O resultado fez a equipe alvinegra reassumir a liderança do Campeonato Carioca com 19 pontos ganhos. O Flamengo caiu para a quarta posição, com 14 pontos ganhos.
O jogo foi disputado com muita intensidade pelas duas equipes. O Flamengo foi bem melhor no primeiro tempo, mas esbarrou na grande atuação do goleiro Jefferson. Já o Rubro-negro da Gávea caiu de produção após as substituições efetuadas por Vanderlei Luxemburgo e acabou superado pelo tradicional adversário. O jogo que marcou a despedida oficial do lateral-direito Léo Moura representou a primeira derrota da equipe da Gávea na atual temporada.
Na próxima rodada, o Botafogo enfrentará o Fluminense, no Maracanã. O Flamengo vai receber o Friburguense, em local a ser definido.
Primeiro tempo
O Flamengo começou a partida com maior disposição ofensiva. Marcelo Cirino caía sempre pela direita para tabelar com Léo Moura e criava situações de perigo. Aos três minutos, Renan Fonseca falhou e Cirino investiu pela direita, mas o cruzamento saiu forte demais e não foi alcançado por Alecsandro.
O Botafogo não conseguia trocar três passes no campo ofensivo e seus zagueiros eram obrigados a recorrer a lançamentos, facilmente bloqueados pela zaga rubro-negra.
Só aos dez minutos é que o Botafogo chegou na área rubro-negra em cobrança de falta executada por Carleto e facilmente defendida por Paulo Victor. No minuto seguinte, Canteros fez ótimo lançamento para Marcelo Cirino, mas o atacante falhou ao tentar dominar, na grande área.
Aos 13 minutos, após cobrança de falta, Jefferson saiu com precisão para tirar a bola da cabeça de Alecsandro. A sobra ficou com Gabriel que bateu de primeira, mas a bola saiu.
Aos 15 minutos, o zagueiro Samir sentiu uma lesão na coxa direita ao saltar para disputar a bola com Bill e precisou ser substituído. Saiu chorando e Bressan entrou em seu lugar.
O time dirigido por Vanderlei Luxemburgo continuava melhor, marcando a saída de bola do adversário, e o goleiro Jefferson teve que sair, outra vez, na cabeça de Alecsandro para evitar que o atacante rubro-negro chegasse na bola.
O Flamengo seguia explorando as extremas com Marcelo Cirino e Gabriel que impediam os avanços dos laterais alvinegros.
Depois da parada técnica, o Botafogo chegou ao ataque com um chute longo de Tomas que não levou perigo para Paulo Victor.
O Flamengo voltou a ameaçar aos 27 minutos quando Cirino lançou Alecsandro que teve o chute desviado por Roger Carvalho.
O técnico Renê Simões decidiu alterar a equipe e trocou o meia Diego Jardel, desaparecido no jogo, pelo atacante Sassá. E a produção melhorou. Aos 33 minutos, depois de boa troca de passes no campo ofensivo, Willian Arão bateu de fora e Paulo Victor defendeu com segurança. Logo depois, o mesmo Arão recebeu uma bola perdida na entrada da área rubro-negra e chutou, de primeira, mas a bola subiu demais.
A resposta do Flamengo veio com Marcelo Cirino que se aproveitou da indecisão da defesa botafoguense para concluir, mas a bola saiu fraca e Jefferson fez a defesa.
Aos 42 minutos, Carleto bateu falta e Paulo Victor defendeu sem problemas.
Segundo tempo
O Flamengo voltou para o segundo tempo com o meia Arthur Maia no lugar do atacante Gabriel. E aos três minutos, Arthur Maia fez ótimo cruzamento para a entrada de Márcio Araújo, mas Jefferson saiu na cabeça do rubro-negro e evitou a conclusão.
A resposta do alvinegro veio com Jobson que invadiu pela direita e chutou cruzado para boa defesa de Paulo Victor.
E o Botafogo criou sua primeira grande chance aos nove minutos quando Tomas entrou pelo meio e tocou no canto. Paulo Victor conseguiu salvar parcialmente e Léo Moura salvou, mandando para escanteio.
As substituições diminuíram o ritmo do Flamengo e fizeram o Botafogo equilibrar a partida. Aos 19 minutos, Gilberto foi lançado na área, a zaga do Flamengo falhou e o lateral bateu cruzado, para fora, desperdiçando uma grande oportunidade.
O jogo esquentou quando Gilberto acertou Arthur Maia e os jogadores das duas equipes se desentenderam. Bressan chegou a cair no chão, mas os ânimos acabaram serenados.
Aos 26 minutos, Diego Giaretta tentou o recuo de cabeça e quase coloca no ângulo direito, mas Jefferson, de forma magnífica, evitou o gol contra, espalmando para escanteio.
O Flamengo voltou a dominar e o Botafogo apenas tentava bloquear as investidas do adversário.
O Botafogo voltou a incomodar aos 36 minutos quando Carleto bateu falta e a bola se chocou com o travessão.
E o time alvinegro marcou o primeiro gol aos 37 minutos. Tomas chutou forte, a bola tocou na trave direita, bateu em Paulo Victor, parado no centro, e entrou.
Desesperado, o Flamengo partiu com tudo para buscar o gol dos empate, mas o Botafogo ainda teve a chance de marcar o segundo, quando Gegê cobrou falta no travessão.
Ficha técnica
Botafogo 1 x 0 Flamengo
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 1 de março de 2015 (Domingo)
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Péricles Bassols Cortez (RJ)
Assistentes: Dibert Pedrosa Moises (RJ) e Rodrigo Henrique Corrêa (RJ)
Público: 44.329 pagantes
Cartão Amarelo: Roger Carvalho, Gilberto(Bota); Bressan, Wallace(Fla)
Gol: Botafogo: Tomas,aos 37 minutos do segundo tempo
Botafogo: Jéfferson; Gilberto, Roger Carvalho(Diego Giaretta), Renan Fonseca e Carleto; Marcelo Mattos, Willian Arão, Tomas e Diego Jardel(Sassá); Jobson(Gegê) e Bill
Técnico: René Simões
Flamengo: Paulo Victor, Léo Moura, Wallace, Samir(Bressan) e Pará; Jonas, Márcio Araújo e Canteros; Gabriel(Arthur Maia) ; Marcelo Cirino e Alecsandro(Eduardo da Silva)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo