Botafogo vence o Náutico e recupera a liderança na Série B

by Diário do Vale
Grata surpresa: Lulinha deixou o banco de reservas para garantir a vitória e a ponta da tabela (Foto: Vitor Silva / Flickr Botafogo)

Grata surpresa: Lulinha deixou o banco de reservas para garantir a vitória e a ponta da tabela (Foto: Vitor Silva / Flickr Botafogo)

Rio – O Botafogo reassumiu a liderança do Campeonato Brasileiro da Série B ao derrotar o Náutico, por 1 a 0, em partida disputada na tarde deste sábado, no Engenhão. O gol foi marcado por Lulinha, no segundo tempo. A vitória fez o alvinegro de General Severiano chegar aos 27 pontos ganhos, enquanto o Náutico que segue com 24 pontos, caiu para a quinta posição.

Comandado de forma provisória por Jair Ventura, o Botafogo teve o mérito de buscar o resultado com muita intensidade, apesar da juventude dos jogadores escalados pelo filho do ex-jogador Jairzinho. O Náutico foi comandado por Levir Gomes, porque Lisca cumpriu suspensão imposta pelo STJD. O time pernambucano entrou para buscar o empate e acabou castigado no final da partida.

Na próxima rodada, o Botafogo vai encarar o Bahia, na Fonte Nova. O Náutico vai receber o Vitória, na Arena Pernambuco.

Primeiro tempo

Escalado com uma equipe bastante modificada, em relação às últimas partidas, o Botafogo criou o primeiro momento de perigo, ainda no primeiro minuto, quando Carleto fez lançamento longo para Luís Henrique, mas o goleiro Júlio César chegou primeiro.

O meio-campo alvinegro era formado apenas por jogadores jovens que tentavam imprimir mais velocidade às ações da equipe, mas a ansiedade provocava muitos erros de passe.

Aos sete minutos, após boa troca de passes, Hiltinho dominou no peito e bateu forte, encobrindo o travessão alvinegro. A resposta alvinegra veio em chute rasteiro de Gegê, mas a bola saiu, sem levar perigo.

Aos dez minutos, Carleto falhou ao tentar controlar a bola e permitiu a investida de Gil Mineiro, mas o cruzamento do lateral acabou desviado por Giaretta, para escanteio.

O time pernambucano era mais organizado e mais perigoso no ataque. Aos 13, depois de boa jogada de Douglas pela esquerda, a bola foi lançada para Josimar que dominou na área e chutou cruzado, mas a bola saiu.

Aos 14 minutos, depois de passe de Luis Henrique, Rodrigo Pimpão trombou com o goleiro Júlio César e caiu. A torcida pediu a marcação do pênalti, mas o árbitro nada viu de irregular no lance.

As duas equipes atuavam de forma aberta, mas encontravam dificuldades no ataque por causa dos erros de passes, o que impedia que os atacantes recebessem a bola em boas condições para finalizar.

Aos 22 minutos, o Botafogo criou sua melhor oportunidade. Depois de cruzamento de Carleto e toque de Pimpão, a bola ficou com Gegê que dominou, com categoria, e tentou colocar no canto direito, mas a bola saiu com muito perigo.

Logo depois, Rodrigo Pimpão fez ótimo passe para Luís Henrique que tocou, de primeira, mas mandou para fora, desperdiçando uma ótima chance.

O Alvinegro era bem melhor e Gegê tocou para Rodrigo Pimpão na área, mas o atacante não conseguiu completar o lançamento. Um minuto depois foi a vez de Otávio apanhar um rebote da zaga e chutar por cima do travessão.

O Náutico só voltou a dar o ar da sua graça na área carioca quando Douglas recebeu na entrada da área, girou e bateu forte, mas sem direção.

Aos 38 minutos, Luís Henrique recebeu na corrida, se livrou de Fabiano Eller e tocou na saída do goleiro Júlio César, mas a bola saiu com muito perigo.

Segundo tempo

Os dois times voltaram sem mudanças para o segundo tempo e, logo no primeiro minuto, Gegê quase marcou o primeiro gol do Botafogo. O meia bateu no ângulo direito, mas o goleiro Júlio César conseguiu desviar para escanteio, mandando para escanteio. O Alvinegro mantinha a posse da bola, mas não conseguia repetir o estilo agressivo do primeiro tempo.

Aos 15 minutos, Jefferson salvou o Botafogo ao fechar o caminho do zagueiro Flávio que apareceu na pequena área para a conclusão, após cobrança ensaiada de falta.

O time carioca deu a resposta em cobrança de falta executada, com violência, por Carleto. O goleiro Júlio César fez outra grande defesa, espalmando para escanteio.

O técnico Jair Ventura colocou Diego e Sassá nos lugares de Fernandes e Octávio e, logo depois, o atacante Rodrigo Pimpão sentiu uma lesão e pediu para sair. Lulinha entrou em seu lugar e, na primeira participação, marcou o gol do Botafogo, aos 31 minutos. Depois de grande jogada de Luís Ricardo, Gegê chutou, Júlio César deu rebote e a bola bateu em Lulinha e entrou mansamente no gol da equipe pernambucana.

Depois de obter a vantagem, o Botafogo continuou pressionando e Luís Ricardo quase marcou o segundo em chute forte que passou perto do travessão defendido por Júlio César.

O Náutico desanimou depois sofrer o gol, mas quase conseguiu o empate em lance isolado de Renato que acertou o travessão de Jefferson em chute colocado nos últimos minutos da partida. O Botafogo recuou e conseguiu, com muito esforço, manter o importante resultado.

Ficha Técnica

Botafogo 1 X 0 Náutico

Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

Data: 18 de julho de 2015, sábado

Horário: 16h30(de Brasília)

Árbitro: Eduardo Tomaz de Aquino Valadão (GO)

Assistentes: Cristhian Passos Sorence (GO) e Evandro Gomes Ferreira (GO)

Cartão Amarelo: Fernandes, Luís Ricardo, Carleto e Lulinha (Bota); Gastón Filgueira, Flávio(Nau)

Gol: Botafogo: Lulinha, aos 31 minutos do segundo tempo

Botafogo: Jefferson, Luís Ricardo, Renan Fonseca, Diego Giaretta e Carleto; Dierson, Fernandes(Diego), Octávio(Sassá) e Gegê; Rodrigo Pimpão e Luís Henrique

Técnico: Jair Ventura

Náutico: Júlio César; Gil Mineiro, Flávio, Fabiano Eller e Gastón Filgueira; João Ananias, Willian Magrão(Rogerinho), Marino e Hiltinho(João Paulo); Douglas e Josimar(Renato)

Técnico: Levir Gomes

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996