Rio – A vitória de 1 a 0 sobre o Paysandu na estreia na Série B do Campeonato Brasileiro deixou os torcedores do Botafogo animados. A expectativa é a de que o time não vai passar pelos sustos, por exemplo, do Vasco, que no ano passado garantiu a vaga na elite apenas na penúltima rodada. Porém, na visão dos jogadores botafoguenses esse otimismo é por parte apenas da torcida, já que eles descartam qualquer tipo de euforia.
– O elenco do Botafogo sabe que euforia é algo que deixamos para os torcedores. A partida contra o Paysandu foi muito complicada e a vitória muito valorizada por todos nóes justamente por conta do grau de dificuldade. Portanto, sabemos que a caminhada ainda vai ser muito complicada e só podemos comemorar quando todos os nossos objetivos forem alcançados. O Botafogo batalha para voltar para a Primeira Divisão e fizemos apenas um dos trinta e oito jogos que temos pela frente. Portanto não há muito o que comemorar – avisou o lateral-esquerdo Carleto.
O volante Marcelo Mattos pensa de forma parecida.
– Não estamos nos levando por nenhum clima de euforia. Sabemos que foi muito importante ganhar do Paysandu porque era um jogo complicado, uma das viagens mais longas desta Série B e a gente precisava começar com um resultado positivo. Mas o grau de dificuldade da competição é alto e não devemos ficar pensando no que passou e sim no que está por vir. Portanto, não existe euforia ou pensamento de que ganhamos algo. Só dá para comemorar alguma coisa quando nossos objetivos forem alcançados – disse Mattos.
Autor do gol que garantiu o triunfo sobre o Paysandu, o atacante Rodrigo Pimpão tem a experiência de ter jogado a Série B em anos anteriores, como em 2014, quando defendeu o América-RN. Na visão dele o grau de dificuldade da competição está ainda mais alto pela presença de times de grande torcida, como Bahia e Vitória. Por isso ele prefere deixar a euforia de lado e projeta já o duelo do próximo sábado, às 16h30(de Brasília), diante do CRB, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ), pela segunda rodada.
– A Série B deste ano conta com equipes de tradição e torcida no Brasil e por isso mesmo sabemos que cada jogo vai ser uma batalha. Eu tenho experiência nesta competição e sei o que estou falando. Ainda vamos encontrar muitos problemas e somos o time que todos querem derrotar. Portanto, a vitória sobre o Paysandu já é passado e o foco está todo no CRB – disse Rodrigo Pimpão.
Na tarde desta quarta-feira o elenco do Botafogo vai fazer uma atividade com bola e o técnico René Simões vai começar a definir a escalação que enfrentará o campeão alagoano. A tendência em um primeiro momento é que ele mantenha a formação que se saiu vitoriosa na estreia, mas não está descartado o aproveitamento do meia Daniel Carvalho entre os titulares desde o começo por conta do bom desempenho que ele tem mostrado quando entra no time, melhorando a qualidade do passe e a criação de jogadas perigosas para o adversário.
O zagueiro Roger Carvalho, lutando contra um estiramento na coxa direita, e o meia Elvis, com lesão na coxa direita, estão em tratamento e dificilmente retornarão contra o CRB. Porém, eles estão sendo preparados para o duelo contra o Atlético-GO, na terceira rodada. Ambos têm sido vistos diariamente se esforçando demais para retornarem antes do previsto.