quarta-feira, 20 de outubro de 2021 - 07:41 h

TEMPO REAL

 

Capa / Esporte / CBF pensa em limitar contratações de estrangeiros

CBF pensa em limitar contratações de estrangeiros

Matéria publicada em 20 de julho de 2015, 08:47 horas

 


São Paulo – Com tantos problemas a resolver, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pode ter escolhido a presença de estrangeiros nos campeonatos locais como empecilho. Segundo noticiou o jornal ‘O Estado de S. Paulo’ neste domingo, a entidade pensa em impor obstáculos na contratação de jogadores de outros países.

A principal medida seria proibir a chegada de jogadores que não tiverem passagem por suas respectivas seleções nacionais. O exemplo em que a CBF se espelhou é a Inglaterra, que mantém este sistema para dificultar a montagem de legiões estrangeiras nos times locais.
A presença crescente de estrangeiros no futebol brasileiro preocupa a CBF, que teria discutido a nova proposta no encontro de ex-técnicos da Seleção Brasileira na última semana. “Para trazer igual ou pior do que nós temos aqui, não precisamos contratar de fora”, opina Carlos Alberto Parreira, tetracampeão mundial com a Seleção em 1994.
Os chamados ‘gringos’ são uma boa alternativa no mercado pela diferença entre os salários pagos no Brasil e em outros países da América do Sul. O Departamento de Registros e Transferências da CBF atualmente tem inscritos 90 atletas nascidos em outros países. A medida tem ares protecionistas, no estilo de políticas econômicas de países pouco competitivos internacionalmente.
Ao impedir a chegada de estrangeiros, a CBF pretende impelir os clubes a melhorar a formação de jogadores brasileiros. Na teoria, a liberação de atletas de alto nível (que passaram por sua seleção) permite a adição de qualidade no futebol nacional, enquanto contratações de estrangeiros de ‘segundo escalão’ é um obstáculo para o desenvolvimento da base.
Se a medida for implantada em um futuro próximo, contratações como as de Lucas Pratto (Atlético-MG), Ricky Centurión (São Paulo) e Stiven Mendoza (Corinthians) estariam impedidas até que o reforço que interessasse fosse convocado por sua seleção.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

2 comentários

  1. A CBF é um câncer!!! Desfalca os clubes no meio dos campeonatos, mantém uma janela de transferências que acaba muito antes da Europa, fazendo que os clubes percam jogadores para o exterior sem possibilidade de reposição, e agora vai seguir o conselho do besta quadrada do Parreira e prejudicar ainda mais os clubes!!!

  2. Não é o caminho, a Espanha, Alemanha, Portugal entre outros país que são potências mundiais tem um monte de estrangeiros e eles querem cada vez mais para manter o alto nível.

Untitled Document