Conselho Deliberativo ‘tira’ Neto da presidência de honra do Voltaço

by Diário do Vale

Volta Redonda – A última reunião do Conselho Deliberativo do Voltaço, a na semana passada, decidiu por dar a Rogério Loureiro o posto de presidente de honra do clube, honraria que até então cabia a Antônio Francisco Neto. Os dois são ex-presidentes do Volta Redonda e têm folhas extensas de serviços prestados à instituição.

O presidente do conselho, Wilton Arbex, ressaltou que o nome de Neto nunca havia sido oficializado no cargo e diante disso foi decidido pela maioria adequar o estatuto, mas com o nome de Loureiro no lugar.

“Em 2015, com objetivo de se adequar à nova legislação brasileira, foi aprovado um novo Estatuto para o Voltaço, prevendo a figura de um presidente de Honra. Porém, até o presente momento não havia sido oficializado um nome para a posição. Em recente reunião, decidiu-se por ampla maioria eleger o ex-presidente do clube, Rogério Loureiro, como Presidente de Honra, por conta de seus mais de dez anos de dedicação ao clube, período em que o Voltaço alcançou grandes conquistas, como a Taça Guanabara de 2005, e se firmou como a quinta força do futebol do Rio de Janeiro”, disse Arbex, em nota, para prosseguir:

“O Conselho Deliberativo esclarece ainda que a eleição se deu apenas com objetivo de preencher o cargo de Presidente de Honra, que estava em aberto desde a aprovação do Estatuto, obedecendo ao estatuto e totalmente dentro da lei”, fecha a nota do presidente do Conselho.

No entanto, a votação do conselho foi alvo de questionamentos e críticas por parte de alguns dos próprios conselheiros. Gelver Gilliard Correa da Cunha, que atua no conselho e é torcedor fanático do Voltaço, disse que chegou para a reunião e foi pego de surpresa com a pauta. “Fomos pegos de surpresa, pois isso não estava na pauta oficial de convocação. Um conselheiro ligado ao Rogério puxou um papel, começou a ler sobre os feitos do ex-presidente. Aí colocaram em votação o nome do Rogério para presidente de honra”, disse Gelver.

O conselheiro disse que, diante de alguns questionamentos, foi explicado que não havia em qualquer ata de reuniões antigas a homologação do nome de Neto no cargo. “Isso (nome de Neto como presidente de honra) deve ter em alguma ata, sim. O Neto era reconhecidamente o presidente de honra do clube. No artigo 78, o estatuto aponta que só pode haver troca em caso de falecimento ou renúncia. Não é o caso”, disse ele, que propôs uma solução consensual:

– Não há nada que impeça ter dois presidentes de honra. Não acho correto é do jeito que está sendo feito. Todo mundo sabe que o Neto e o Loureiro têm diferenças políticas. Todos sabem também que o conselho tem maioria de pessoas ligadas ao Rogério Loureiro, inclusive o presidente Wilton Arbex. Se há uma falha e o nome do Neto não havia sido homologado, que se corrija a falha. Não acho certo – disse o conselheiro.

Diretoria pedirá nova reunião

Apesar de reconhecerem a legitimidade do nome de Rogério Loureiro em possíveis homenagens e honrarias no Voltaço, tanto alguns conselheiros como a diretoria atual não digeriram bem a “troca” do nome de Antônio Francisco Neto da presidência de honra do clube. Tanto que uma nova reunião quanto maiores explicações serão pedidas para discutir o caso com mais profundidade.

O diretor jurídico e vice de futebol do Volta Redonda, Flavio Horta Júnior, disse que “a diretoria não foi consultada e sequer instada a se manifestar sobre tal decisão do Conselho Deliberativo. Pelo estatuto isso é prerrogativa do Conselho Deliberativo”.

E afirmou o que deve ser feito a respeito:

– Pretendemos convocar uma nova reunião de conselheiros para que se esclareça a informação de que o Neto não possuía mais o título de Presidente de Honra e fundamentem a sua explicação – disse o diretor.
Da mesma maneira, Flavinho garantiu que pode haver uma solução pacífica para o caso.

– Como dito, a explicação remete a uma supressão em 2015 e não agora. Mas, de qualquer maneira, seja agora ou em 2015, não achamos justa (a troca). Por outro lado, achamos muito justa a homenagem ao ex-presidente Rogério Loureiro. O ideal seria ter os dois – disse ele.

 

Neto tem histórico de ações para beneficiar o Voltaço

O ex-prefeito Antônio Francisco Neto foi presidente do Volta Redonda Futebol Clube por 12 anos, entre o fim da década de 80 e a década de 90. Entre as maiores conquistas dentro de campo, estão um acesso á Série B do Campeonato Brasileiro, após o vice-campeonato da Série C em 1995. Além disso, foi campeão da Copa Rio em 1994.

Fora das quatro linhas, Neto teve uma administração sem apoio da prefeitura ou do governo do estado. Na época, a valorização das categorias de base era uma obrigação para o clube formar elenco e negociar jogadores com alguma renda para o clube. O Estádio Raulino de Oliveira estava longe de ser o que é atualmente e não havia o Centro de Treinamento.

Entre os maiores feitos está a venda do atacante Darci, para o Belenenses de Portugal, cuja renda garantiu pagamento das folha salarial do Voltaço por sete meses. O mesmo ocorreu com Elson, que saiu do Volta Redonda rumo ao futebol nacional em uma negociação que garantiu a saúde financeira do clube.

Sobre a decisão do Conselho Deliberativo no caso da presidência de honra, Neto se disse surpreso.

– Não é uma atitude comum se retirar uma honraria destas. No entanto, a história não se apaga. Medalhas perdem o brilho, diplomas se decompõem com o tempo. Mas aquilo tudo que fiz junto com meus diretores, jogadores e, principalmente, torcedores, está na história do clube. A história não se apaga – disse Neto.

O ex-presidente também negociou a aquisição de um terreno no bairro Siderópolis, onde ficaria uma nova estrutura do clube. Recentemente, no entanto, esse terreno foi usado para quitar uma dívida do Voltaço com a Transportadora Excelsior, que emprestou dinheiro por vários meses ao clube sem cobrar juros.

Já como prefeito, Neto remodelou o Estádio Raulino de Oliveira e criou o CT do bairro Aero Clube. Sob sua gestão no Palácio 17 de Julho, por determinação do TCE-RJ, foi cortada uma subvenção que a prefeitura repassava ao clube. Ele, no entanto, foi o prefeito que mais repassou verba ao Voltaço na história.

You may also like

19 comments

Claudinho Bezerra 6 de maio de 2017, 08:13h - 08:13

Tenho uma ideia para este impasse: – Quem ajudar mais o Voltaço, a partir de hoje, será o novo Presidente de honra do time da CIDADE de VOLTA REDONDA! Brincadeiras a parte, o VRFC é maior que nossos ex-presidentes! Neto fez muito pelo Voltaço e Rogério também! Neto parou de ajudar o Voltaço por briga política com Rogério! Eu não faria isso, mas isso é briga de cachorro grande, a atual Diretoria e a instituição VRFC não tem nada com isso! Pelo contrário, para alcançarmos o tamanho que o time da CIDADE DE VOLTA REDONDA merece ter, precisamos de todos que verdadeiramente amam nossa cidade!

Saulo da Prefeitura 5 de maio de 2017, 17:30h - 17:30

Que palhaçada! Esses idiotas só estão atrapalhando o time. São micos nas mãos de uns pilantras que ainda serão alcançados pela justiça.

É só esperar.

Adepto do Voltaço 4 de maio de 2017, 23:45h - 23:45

Bastou o Voltaço ficar bem na midia, que já vem os oportunistas!!!! Já levaram o terreno e deixaram uma divida milionaria ( O Voley foi somente usado pra campanha). O que eles querem é voltar a dar marketing para o Zacarias na próxima eleição.

carlos 4 de maio de 2017, 19:36h - 19:36

Sobre esse ato do Conselho é fácil descobrir a origem. Os conselheiros atuais 70% são funcionários da empresa da família ou funcionários que o Rogério trouxe para afrontar o Neto. Tem um tal de Manú que foi demitido pelo Marquinho Tinhorão que era diretor de futebol. Entrou na justiça e recebeu R$ 300 mil e é abertamente um crítico do Neto e do Porreca que na época era Presidente. 90% dos atuais conselheiros nunca frequentaram o estádiuo e alguns deles não sabe nem a cor da camisa do clube. São os chamados “pau mandado”, e que só entraram de sócios – mensalidade paga pelo Rogério – para eleger o Wilson Arbex que na época como diretor era uma espécie de dono do clube. A herança que o ex-presidente deixou para o presidente atual foi uma dívida de R$ 3 milhões fruto de ação trabalhista dos atletas da equipe de volei. Além disso o clube perdeu o único patrimônio que tinha e advinha quem ficou com o terreno ?? É esse mesmo que você pensou…

ADAUTO MENDES 4 de maio de 2017, 17:51h - 17:51

Eu não poderia me omitir nesta matéria, mas os fatos são graves no meu entendimento. Nunca morri de amores pelo Neto e já deixei isto público. Mas o que esse conselho deliberativo fantoche do Voltaço fez foi repugnante e deveria ser objeto de uma assembléia geral do Clube para rever a situação. Nada contra esse ou aquele presidente de honra, mas contrário sou pela forma como foi conduzida. O Voltaqço é muito maior do que vaidades pessoais e deveria merecer mais respeito.

Cantinflas 4 de maio de 2017, 11:41h - 11:41

Tá certo !!! Neto nunca foi Voltaço, apenas fachada populista local. A diretoria da época do Rogério Loureiro pediu para colocar os escudos do VRFC juntos as traves do campo para difundir a marca VRFC e foi negado pelo ex prefeito Neto. Vários outros pedidos feito pela anterior diretoria do Volta Redonda foram negados. O ideal de Neto era beneficiar sobretudo os grandes times do Rio. Várias vezes negou o Raulino para o Voltaço. Parabéns ao conselho deliberativo do Volta Redonda FC, Correta decisão. Que Neto fique no máximo com uma fotografia com moldura na galeria de ex presidentes do clube. Já estaria ótimo.

carlos 5 de maio de 2017, 09:22h - 09:22

Deve ser funcionário da empresa do presidente esse Cantinflas

bola murcha 4 de maio de 2017, 08:47h - 08:47

Foi só o homem deixar o poder , que as hienas mostraram os dentes e esse Rogério Loureiro passando por bom moço, pergunte a um de seus funcionários o que acham dele. Vai ser difícil encontrar alguém dizer bem dele.

Romildo-Tricolor 4 de maio de 2017, 07:56h - 07:56

Meu Deus começou a panela …… esse senhor só trouxe prejuízo pro Voltaço ., senão fosseo o Neto nós torcedores ainda estaríamos assistindo aos jogos naquele estadio velho de madeira ., e Loureiro trouxe o que de bom pro Voltaço ????? Loureiro faz um favor pra nós PASSA LONGE DO ESTÁDIO E DO VOLTAÇO POR FAVOR ……………..

Cantinflas 4 de maio de 2017, 11:42h - 11:42

O interesse dele nunca foi o Voltaço mas sim os grandes do Rio no estádio. O senhor como torcedor sabe muito bem disso. Perfeita decisão do Conselho Deliberativo.

JUSTO 4 de maio de 2017, 07:39h - 07:39

Absurdo esta decisão orquestrada pelo ex-presidente Loureiro e seus paus mandados do Conselho que ele tem nas mãos (inclusive o presidente Arbex). Penso que esse Loureiro deveria ser investigado em sua administração pois deixou o Clube com uma dívida enorme, e ainda levou na mão grande um terreno do Voltaço.Não morro de amores pelo NETO, tenho sérias restrições a ele, mas a atitude do conselho foi no mínimo imoral.

Neto, já vai tarde!!! 4 de maio de 2017, 07:25h - 07:25

O Voltaço, assim como o Clube Comercial, sempre foram usados para atender aos interesses eleitoreiros do Neto e sua quadrilha!!!
Essa papo de amor por Volta Redonda é na verdadeira preguiça do gordo sair de sua zona de conforto.

Cidadão. 4 de maio de 2017, 01:43h - 01:43

Neto vc fez pelo Voltaço , Rogério so tirou do Voltaço.

Heitor 3 de maio de 2017, 23:45h - 23:45

Mais uma de Loureiros e Arbexs. Que vergonha para o Voltaço viver uma situação assim, onde a politicagem barata e suja toma conta de um conselho que outrora era ocupado por personalidades dignas de Volta Redonda.

Justiça 3 de maio de 2017, 21:22h - 21:22

Impossível de acreditar nessa perseguiçāo ao nosso Eterno Presidente do Voltaço ao nosso Eterno Prefeito Neto! Que temor e horror que esse grupo tem! Odio desmedido! Nem que vocês vivam 100 anos jamais irāo tirar o brilho, a honestidade e carater de um homem de bem e Apaixonado por Volta Redonda. Temam a lei do retorno.

AdilsonVR 3 de maio de 2017, 20:16h - 20:16

Hummm! Isso vai feder.

Silva 3 de maio de 2017, 20:08h - 20:08

De um conselho que tem gente que nunca foi sócio, de funcionário de empresa que não sabe porque ta lá,de pessoas que nuncasar pagaram, de um conselho que é ilegal pois não houve eleição. Só podia dar nisso daqui a pouco vão aprovar a doação da sede e a mudança do nome do clube.Parece ate Brasília.

Borys 3 de maio de 2017, 19:26h - 19:26

Esse burburinho não leva a nada, pelo contrário, só atrapalha. É preciso que haja consenso para que o clube possa dar continuidade aos trabalhos, também fora de campo, visando a Série C.

Mas vale salientar, que o Sr. Neto nunca se mostrou torcedor do Voltaço e sim do Flamengo!

Torcedor do BMFC 3 de maio de 2017, 19:05h - 19:05

Neto
Ingratidão é o pior sentimento que uma cidade pode ter.
Voce fez o estádio, fez o futebol crescer agora vem um bando de babacas
tirar voce da Presidencia de Honra.
Não liga para isso, venha para o BMFC que recebermos de braços abertos, não
precisa fazer nada apenas reconhecemos o que voce fêz pelo VR.
Politica não pode ser maior que o que voce fez pelo time.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996