Conselho técnico da Série C define novo formato da competição

by Diário do Vale

Em reunião com representantes dos 20 times da Série C, competição definiu novo formato de disputa, com quadrangulares em fase decisiva-Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Rio de Janeiro- Nesta semana, representantes dos 20 clubes que disputam a Série C do Campeonato Brasileiro se reuniram na sede da CBF para o conselho técnico da competição. Durante o encontro, os clubes aprovaram um novo formato de disputa para o campeonato, que inclui uma mudança em suas fases decisivas. Não haverá mais confrontos de quartas e semifinais, que serão substituídas por dois quadrangulares.

A proposta foi apresentada por Constantino Júnior, presidente do Santa Cruz, em nome dos clubes e contou com a manifestação favorável da maioria dos presentes. O presidente do Tricolor Coral também foi eleito para a Comissão Nacional de Clubes e irá compor a mesa em 2020 ao lado do representantes da Série A (Sérgio Sette Câmara, do Atlético-MG, Guilherme Bellintani, do Bahia, Mário Bittencourt, do Fluminense, Romildo Bolzan, do Grêmio, e Maurício Galiotte, do Palmeiras), da B (Francisco Batistotti, do Avaí, e Leonardo Oliveira, do Paraná) e um representante da D a ser indicado.

Ainda foram definidos outros detalhes da competição. A Série C seguirá o mesmo critério das Séries A e B e passará a vetar a venda de mando de campo a partir de 2020. O mesmo acontece com o limite de jogadores. Um grupo de no máximo 40 atletas poderá ser inscrito até o dia 29 de julho, com oito substituições possíveis até o dia 19 de agosto (anterior à 15ª rodada).

Houve mudança também na questão logística da competição. O torneio, que tem a estrutura de transporte e viagens bancada integralmente pela CBF, oferecia viagens de avião para os times em deslocamentos acima de 700 km de distância. Agora, o limite para viagens de ônibus diminuiu para 500 km, pleito apresentado pelos clubes e acolhido pelo Presidente Rogério Caboclo, que anunciou a mudança ainda no andamento da reunião de ontem.

A primeira rodada do torneio nacional será disputada entre os dias 2 e 3 de maio, com dez confrontos. Serão dois grupos com dez times cada, que se enfrentam dentro do próprio grupo na primeira fase.

A mudança no regulamento fica por conta da segunda fase. Nos anos anteriores, os clubes se enfrentavam em confrontos eliminatórios de quartas de final, que valiam o acesso e a classificação para as semis. A partir de 2020, o desempenho na primeira fase vale vaga em dois quadrangulares. O chaveamento envolve os quatro melhores colocados de cada grupo e se dá de forma alternada. De um lado, o 1º colocado do grupo A, o 2º colocado do grupo B, o 3º colocado do grupo A e o 4º colocado do grupo B. Do outro, o 1º colocado do grupo B, 2º colocado do grupo A, o 3º colocado do grupo B e o 4º colocado do grupo A. Os dois melhores de cada grupo conquistam o acesso à Série B no ano seguinte. Os vencedores de cada grupo se classificam para a final.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996