Curso mostra que é possível misturar velocidade e segurança em duas rodas

by Diário do Vale
Correndo: Helder Shad fez bonito no último domingo em Interlagos

Correndo: Helder Shad fez bonito no último domingo em Interlagos

Sul Fluminense – Ainda longe de serem comuns, as chamadas motos de alta cilindrada estão cada vez mais presentes no trânsito. Muitas vezes representam a realização de um sonho, que se não for bem conduzido (literalmente) pode se tornar um grande pesadelo. Por isso, principalmente aos marinheiros de primeira viagem, é aconselhável fazer um curso que ensine o motociclista a entender os limites do corpo e da máquina. Na região, uma boa pedida é entrar em contato com Helder Shad, um multicampeão dos esportes de duas rodas e especialista em motovelocidade.

O piloto promove cursos em todo o país, em atividades voltadas para o crescente mercado da alta cilindrada. De acordo com Helder, há uma carência no mercado de formação de motociclistas neste ramo de velocidade. Com isso, foi criado o “Curso de Pilotagem Helder Shad”, com objetivo de mostrar aos proprietários de motos como aproveitar ao máximo e com maior segurança a nova máquina.

– Nós buscamos mostrar pontos que fazem a diferença. Listamos postura do corpo, dinâmica da moto, domínio em baixa velocidade, frenagem, curvas, contra-esterço, cuidados na manutenção, uso correto dos pneus, importância dos equipamentos de segurança, pilotagem em grupo, comportamento com garupa e primeiros socorros – listou Shad.

O curso pode ser requisitado pelo site http://www.heldershad.com.br. Nele, o futuro piloto vai entender em aulas práticas e teóricas as dores e delícias de ter uma máquina que pode ir de 0 a 300 Km/h em apenas 20 segundos.

Da lama ao asfalto

Com 33 anos na atualidade, o piloto começou a andar de moto aos oito e ingressou primeiramente no motocross. Shad contou que ao assistir corridas de motovelocidade na televisão ficou apaixonado pelo esporte.

– Ficava louco em ver aqueles caras deslizando no asfalto, em alta velocidade. Só que aquilo tudo é muito caro, então fui batalhar, arranjei meu emprego e comprei minha primeira moto grande – destacou Shad.

Junto com a nova moto o piloto recebeu convite para um curso, e após se destacar entre os alunos foi convidado pelos instrutores a participar de uma prova “monomarca”, envolvendo apenas motos da mesma montadora da moto que Shad comprou. Após brilhar na tal prova, a partir de 2007 o piloto se profissionalizou e foi competir Brasil a fora.

Após muitas conquistas e com um nome solidificado no mundo da alta velocidade, Shad resolveu dar um tempo nas provas e passou a se dedicar apenas aos cursos. Tudo seguia normalmente até que um grupo de alunos resolveu chamar o “mestre” para um rolé no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. No dia escolhido ocorria uma prova oficial na pista, e depois de muita insistência dos alunos Shad resolveu se inscrever.

– Eles foram muito persistentes, pois eu nem queria mais correr em competição. Mas fui lá, me inscrevi e tive destaque. Foi então que estes mesmos alunos me convenceram a correr na endurance 500 milhas – contou o instrutor.

A prova citada por Shad foi criada em 1970, é reconhecida internacionalmente e considerada a prova de gala do motociclismo brasileiro. Tem o nome oficial de “Endurance 500 Milhas de Motovelocidade”, e preza sobretudo a resistência e o entrosamento da equipe. São seis horas de prova, 187 voltas e quatro pilotos por equipe. Shad montou uma equipe técnica e foi para a competição com os três alunos que o acompanharam na retomada das corridas. O resultado: segundo lugar na Categoria Light.

– Fomos sem pretensão, para brincar mesmo. Só que deu certo, os alunos foram incríveis e conquistamos este título inédito. Fiquei muito feliz em retomar as corridas ao lado deles – disse Shad.

Um dos alunos que correu na equipe é Henrique Daniel, de 40 anos, que começou a andar em motos de alta cilindrada em 2013. O aluno fez questão de exaltar o desempenho do professor.

– O Helder é um piloto de muita categoria. Percebemos que os outros se sentem ameaçados pela agressividade – no bom sentido – que ele apresenta na pista. O domínio da máquina é completo e é isso que buscamos aprender com ele. Ele intimidou mesmo os outros pilotos, até mesmo os argentinos, italianos e outros gringos que estavam na prova – destacou Henrique.

A fala do aluno foi a senha para Helder demonstrar mais uma vez a importância de entender uma moto de alta cilindrada em todos os aspectos possíveis.

– O cara que compra uma moto de alta cilindrada quer acelerar. No curso mostramos para ele a importância de acelerar no lugar certo, que são os autódromos, kartódromos e pistas previamente preparadas e adequadas. Tem gente querendo bater tempo nas estradas, colocando em risco a própria vida e a de outras pessoas. O cara acha que colocando os equipamentos de segurança estarão prontos para tudo, mas quem bate a 300 por hora não tem muita chance – disse o professor.

Próximos passos

Mirando o futuro, Shad pensa em tentar emplacar os cursos para empresas e governos.

– Vou começar a apresentar o curso e mostrar a importância de andar de moto de forma consciente. Vemos muitos guardas municipais, motoboys e outros profissionais que usam motocicletas utilizando o veículo de modo errado. Até mesmo os equipamentos de segurança, quando usam, usam errado. O curso foi aprimorado e pode ser muito útil para reduzir os índices de acidentes com motos – destacou.

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1 comment

teteia 5 de fevereiro de 2016, 06:52h - 06:52

Caminho mais rapido para o céu.

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