Volta Redonda – A Next Academy, empresa que tem como sócio o volante Felipe Melo, do Palmeiras, assumiu a gestão do Palm Beach Suns FC, dos Estados Unidos. A equipe, localizada no condado de Palm Beach, na Flórida, passará a se chamar Next Academy Palm Beach partir do primeiro dia do mês de janeiro de 2018, quando começa a vigorar o contrato de gestão, que tem duração de três anos.
O Next Academy Palm Beach disputará a liga PDL (Premier Development League), que tem formato similar a das principais ligas americanas, com sistema de conferência, regional e nacional, e conta com outras 50 franquias inscritas. O ambicioso projeto comandado pela Next Academy pretende estimular os atletas brasileiros que atuam por universidades e high schools americanos a ingressarem na MLS (Major League Soccer), principal liga de futebol dos EUA, uma vez que a PDL é tida como uma de suas ligas preparatórias.
Atuando da desde março de 2015 no Brasil, a Next Academy se especializou em preparar jovens atletas com idades entre 14 e 23 anos com treinamentos de futebol e aulas de inglês para buscar vagas em instituições de ensino americanas através de programas de bolsa-atleta.
O projeto, que conta com a parceria da Adidas e a EF EnglishLive, contava com sedes no Rio de Janeiro e São Paulo até que Felipe Melo adquiriu 20% do negócio por R$ 3 milhões, em 2015, dando início ao seu processo de expansão, que a tornou a maior rede franquias de intercâmbio esportivo-educacional da América Latina. Atualmente, a Next Academy conta com 26 franquias espalhadas pelo Brasil, além de outras duas em Portugal.
Mais de 600 jovens já estão estudando e jogando futebol por universidades e high schools americanos através do programa, gerando um valor superior a R$ 13 milhões em bolsas de estudo. Além disso, cerca de 2,5 mil estudantes-atletas estão sendo preparados pela Next Academy no Brasil e em Portugal para buscar bolsas no exterior.
De acordo com Felipe Melo, assumir a gestão de um clube nos EUA é um passo fundamental rumo ao crescimento internacional da marca.
“A Next Academy é meu ‘xodó’. É uma empresa que vem crescendo muito e planejadamente, com uma proposta muito interessante. Assumir a gestão de um clube nos estados unidos é uma amostra de como acertamos em investir em esporte e educação no Brasil. Será mais uma chance para que os atletas formados no projeto possam seguir carreira no futebol. É um momento para se orgulhar!”, ressaltou o volante do Palmeiras.
Bruno Pessoa, sócio e diretor de marketing da empresa, falou sobre como surgiu a oportunidade de gerir um clube americano.
“Conhecemos o proprietário da franquia no ano passado e iniciamos um relacionamento aqui no Brasil. Tínhamos o sonho de ter uma equipe que pudesse dar continuidade ao trabalho que fazemos aqui e em Portugal lá nos Estados Unidos. As conversas foram produtivas e alinhamos todos os processos para assumir a gestão a partir de janeiro”, contou.
O diretor ainda explicou como será o processo de montagem do elenco do Next Academy Palm Beach.
“Buscamos sempre oportunizar nossos estudantes-atletas das mais variadas formas e, agora, temos uma equipe que poderá prepará-los para ingressar na MLS. Nosso objetivo é ter uma equipe que seja formada, em grande parte, por atletas da Next Academy que atualmente estão em universidades americanas”, concluiu Pessoa.