Volta Redonda- Modalidades dos Jogos Estudantis de Volta Redonda (Jevre) como Jiu Jitsu, Tênis de Mesa, Taekwondo e Futsal e um Torneio Esportivo de Crossfit reuniram atletas de academias e alunos de escolas municipais anteontem (21), em Volta Redonda. Quase 300 alunos participam das modalidades do Jevre disputas no ginásio Amaro Inácio, no Retiro e no Clube Náutico, no Aterrado.
A técnica em eletrônica Laís Yamaguti da Silva, 45 anos, moradora do bairro São João estava acompanhando seu filho que lutou Taekwondo.
– Ver meu filho participando, na cidade onde ele mora, de campeonatos como esse é muito bom. É um orgulho e uma volta no tempo porque eu sempre participava muito das competições que aconteciam na minha escola. O Jevre ocupa o tempo desses alunos e isso impede que eles se envolvam em coisas erradas. Além disso, incentiva a disciplina – disse Laís.
A aluna do Colégio Getúlio Vargas, Ana Carolina Oliveira, 14 anos, era só sorriso. Ela foi campeã do Tênis de Mesa sub 14 e sub 17.
– Estou muito feliz. Eu desloquei meu braço na quarta-feira e hoje já consegui jogar e venci. Essa é quarta vez que participo do Jevre e todos os anos fui campeã. Já vou começar a me preparar para o ano que vem – disse a aluna.
A cozinheira Daniele Silva de Oliveira, 33 anos, moradora do bairro Mariana Torres, estava torcendo pelo filho Nicolas.
– É a primeira vez que ele participa dos jogos estudantis e está adorando. O sonho dele é ser tenista e estou aqui incentivando – comentou a mãe.
O presidente da Associação de Taekwondo Cidade do Aço, Eli da Silva Fabiano, 7° Dan em Taekwondo, destaca que dar essa visibilidade para essa modalidade de esporte para jovens e adolescentes é muito importante.
– O Taekwondo está em Volta Redonda desde 78 e agora vem sendo mais divulgado. É uma arte marcial muito voltada para o equilíbrio e concentração e faz com que o aluno tenha autoconfiança. Em Volta Redonda a administração municipal dá total apoio as artes marciais, não só para o Taekwondo, mas também para o Jiu Jitsu, Capoeira, Judô e karatê – comemorou Eli.
Já a Arena Esportiva de Volta Redonda foi palco do Torneio Esportivo de Crossfit. A professora Gabriela de Souza e Silva explicou como foi o torneio.
– Fizemos uma corrida de 800 metros e uma prova de carregamento de carga, para testar o condicionamento físico das pessoas nesses domínios. Se a gente não tivesse esse espaço para usar as provas teriam que ser na rua. Aqui, além de ser um espaço extremamente agradável, aprazível e atrativo, ele permitiu que a dinâmica da prova acontecesse sem obstáculos. Tudo isso graças à prefeitura que cedeu esse espaço para a gente – disse a professora.
O estudante de Educação Física, Pedro Ernesto Freitas, 22 anos, morador do Aterrado, participou do torneio.
– Foi uma prova muito desafiadora para mim porque tenho mais facilidade com movimento que tem peso ou ginástica e essa prova teve corrida. Participar de um prova como essa numa pista de corrida mostra exatamente como o atletismo funciona. É muito interessante correr aqui – disse o estudante.
Segundo a secretária municipal de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, esse é mais um fim de semana de muitas ações de fomento ao esporte e atividade física.
– Nosso objetivo sempre será de fomentar as práticas positivas de esporte e lazer na cidade. Realizar ações como essa em nossa Arena Esportiva e a programação do Jevre são provas disso. Estamos movimentando o esporte escolar de Volta Redonda, com ambientes que possibilitam detectar talentos, a inclusão, participação, além da presença das famílias nos jogos. É o governo Samuca Silva, que segue avançando numa linha de muito trabalho, com muito carinho, diálogo e respeito à população – disse a secretária.