Fluminense teve temporada de altos e baixos

by Diário do Vale

Rio de Janeiro – Após a saída da Unimed, sua principal parceira, o clima no Fluminense era de expectativa para esta temporada. Dos principais reforços, somente o argentino Dario Conca deixou o clube no início do ano. Mesmo tendo um ano decepcionante, sem títulos e com a passagem meteórica de Ronaldinho Gaúcho, os tricolores mantiveram a base e sofreram menos do que imaginavam na temporada.

A equipe sofreu com muitos altos e baixos durante o ano. No Campeonato Brasileiro, o Fluminense chegou a brigar pela liderança na primeira parte da competição, mas terminou tendo que lutar pela sobrevivência na Série A até as últimas rodadas.

O ápice da temporada foi a campanha na Copa do Brasil. O Fluminense chegou até a semifinal do torneio mata-mata, mas foi eliminado pelo Palmeiras, que viria a conquistar o titulo, nos pênaltis.

Nos números, mais uma vez os tricolores sofreram no setor defensivo. Foram 79 gols sofridos em 63 jogos. A equipe empatou pouco, somente oito vezes no ano, quanto que venceu 28 e perdeu 27. Fred segue sendo o artilheiro do clube e em 2015 marcou 22 vezes.

O lado bom a temporada foi a “descoberta” de bons jogadores da base. Gerson explodiu e já foi negociado com a Roma-ITA. Kennedy saiu ainda no início do ano e tem destaque no Chelsea-ING. No entanto, o Fluminense viu o lateral Léo Pelé e o meia Gustavo Scarpa terminarem bem o ano.

Campeonato Carioca

Sob muita desconfiança e com a iminência da saída de jogadores, o Fluminense não fez um bom Campeonato Carioca. Após boas vitórias e alguns tropeços, a classificação para as semifinais só foi garantida na última rodada, em duelo direto contra o Madureira. A vitória por 2 a 1 sobre o Tricolor Suburbano sacramentou a ida da equipe para a Fase Final.

Na semifinal, o duelo foi contra o Botafogo, melhor time da Fase de Classificação. O Fluminense venceu o duelo de ida, no Maracanã, por 2 a 1. No duelo de volta, no Engenhão, os alvinegros levaram a melhor pelo mesmo placar. Com isso, o confronto foi decidido nos pênaltis. A eliminação aconteceu por 9 a 8 e tirou os tricolores da competição.

A eliminação no Estadual sacramentou a demissão do então técnico Renato Gaúcho, que já vinha sofrendo pressão desde o começo do ano.

Campeonato Brasileiro

O Fluminense começou a competição sob o comando de Ricardo Drubscky, mas o treinador ficou pouco tempo no clube e acabou demitido pela diretoria. Enderson Moreira foi contratado e já chegou envolvido em polêmica por ser agenciado pelo mesmo empresário de Fred.

Enderson Moreira não se importou com as polêmicas e comandou o Fluminense em sua melhor fase no Campeonato Brasileiro. Os tricolores brigaram pelas primeiras colocações durante boa parte do turno. A “virada” no rumo da equipe na Série A veio após a derrota no clássico contra o Vasco, pois um triunfo sobre o então lanterna da competição colocaria a equipe na ponta.

O que se viu depois disso foi uma queda de rendimento. A chegada de Ronaldinho Gaúcho prometia dar ânimo aos tricolores rumo ao título, mas a passagem de R10 foi apagada e não durou muito tempo. O jogador pediu para rescindir contrato com o clube, pois não se via na melhor forma física no momento.

Mesmo depois da saída de Ronaldinho Gaúcho, o Fluminense seguiu com campanha ruim e passou a lutar contra o rebaixamento. Enderson Moreira foi demitido e Eduardo Baptista chegou para comandar a equipe. A tranquilidade só veio na antepenúltima rodada, com vitória sobre o Avaí.

O clube ainda se envolveu em polêmica após alguns jogadores terem afirmado que não iriam buscar vitória contra adversários direto do Vasco, que também brigava contra a degola.

– É claro que a gente sabe que o Vasco está nessa situação. Se por acaso a gente perder e prejudicar o Vasco, acho, que não só a gente, como toda a torcida tricolor, ficará feliz – disse o meia Vinícius.

No fim, mesmo com derrota para o Figueirense, o resultado não interferiu no rebaixamento cruzmaltino.

Copa do Brasil

O Fluminense iniciou sua caminhada na Copa do Brasil já nas oitavas de final pela boa campanha no Campeonato Brasileiro de 2014. Os tricolores não tiveram vida fácil, pois encararam o Paysandu-PA, que vinha embalado na Série B. Os tricolores levaram um susto após vencerem por 2 a 1 no Maracanã. No entanto, no duelo de volta, em Belém, os cariocas mostraram força e bateram os paraenses pelo mesmo placar no Mangueirão.

Nas quartas de final, o adversário foi o Grêmio, que brigava pelo G-4 no Campeonato Brasileiro. Mais uma vez, o Fluminense não foi bem em casa e ficou no empate sem gols. Só que em Porto Alegre, em atuação muito boa, os cariocas empataram por 1 a 1 e garantiram o avanço de fase.

Na semifinal, o adversário foi o Palmeiras. No jogo de ida, no Rio de Janeiro, o Fluminense chegou a ter dois gols de vantagem, mas acabou sofrendo um gol dos paulistas no Maracanã. A má notícia foi a saída de Fred do jogo, ainda no primeiro tempo, lesionado.

No duelo de volta, com Fred longe dos 100%, o Fluminense viu o Palmeiras abrir 2 a 0 no primeiro tempo. No entanto, os tricolores buscaram o gol para levar o duelo para os pênaltis. Os cariocas quase avançaram de forma direta nos minutos finais, mas Fred viu Fernando Prass fazer um milagre em finalização dentro da área.

Assim como no Campeonato Carioca, o Fluminense viu o Palmeiras avançar nas penalidades para a decisão da Copa do Brasil.
Perspectivas para 2016

O Fluminense viu que o elenco precisa ser reforçado para 2016 após o fim de temporada ruim, principalmente no Campeonato Brasileiro, O técnico Eduardo Baptista foi mantido no cargo e, junto a diretoria, corre atrás de reforços. A contratação de um zagueiro e um meia são tidos como prioridades. No entanto, o clube corre o risco de perder alguns de seus principais jogadores.

O volante Jean pode ser envolvido em uma negociação com o Palmeiras. Já para o meio campo, o retorno de Diego Souza está próximo de acontecer. O jogador trabalhou com Eduardo Baptista no Sport e tem o aval do treinador.

A comissão técnica também vai ter que trabalhar com jogadores da base tricolor e mais nomes podem surgiu em 2016. Neste momento, Léo Pelé e Gustavo Scarpa vão começar a próxima temporada em alta no clube.
 

Você também pode gostar

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996