Fluminense toma virada e Grêmio abre vantagem na Copa do Brasil

by Diário do Vale
Grêmio saiu na frente jogando em casa (FOTO: NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.)

Grêmio saiu na frente jogando em casa (FOTO: NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.)

Porto Alegre – No primeiro embate entre os tricolores gaúcho e carioca, melhor para o time do Sul. Nesta quarta-feira (17), o Grêmio venceu de virada o Fluminense pelo placar de 3 a 1, jogando dentro de casa. Os gols foram marcados por Arthur e Lucas Barrios, duas vezes, enquanto Renato Chaves fez para a equipe do Rio de Janeiro.

Para o confronto, o técnico Renato Portaluppi fez apenas uma modificação em comparação ao time que venceu o Botafogo no final de semana, pelo Campeonato Brasileiro. Sem Marcelo Oliveira lesionado, o comandante colocou o lateral-esquerdo Bruno Cortez no lugar do jogador.

Já o Fluminense não contou com o atacante Wellington, com dores no púbis, e com o equatoriano Orejuela, que ficou no Rio de Janeiro se recuperando de dores nas coxas.

A partida de volta entre gaúchos e cariocas acontece no dia 31 de maio, desta vez no Rio de Janeiro. O Flu precisa vencer por 2 a 0 ou por três ou mais de vantagem para avançar diretamente. 3 a 1 para o time de Abel Braga leva aos pênaltis.

Primeiro tempo

Em um primeiro tempo equilibrado, a partida começou com os jogadores do Fluminense se movimentando bastante e explorando os erros gremistas. Logo aos 5 minutos, os cariocas abriram o placar. Depois de cobrança de escanteio de Richarlison, o zagueiro Renato Chaves, livre na pequena área, aproveitou e cabeceou para o fundo das redes.

Quando o Grêmio ficava com a bola, os cariocas faziam a recomposição rápido, deixando apenas um jogador no meio-campo para buscar o contra-ataque. Assim, os gaúchos erravam muitos passes.

Aos 17, o Grêmio chegou ao empate depois de bela troca de passes. O volante Arthur iniciou a jogada no meio, buscando tabela com Luan e depois com Lucas Barrios. Na devolução, o atacante deixou Arthur na cara do goleiro. O garoto driblou Cavalieri e tocou para dentro.

A igualdade no placar trouxe tranquilidade para os gremistas. Mesmo assim, o Fluminense manteve a boa marcação e velocidade. Contudo o time carioca pecava no último passe. Já o Grêmio não conseguia criar muitas oportunidades devido ao bom posicionamento dos atletas adversários.

Em um lance individual, aos 35 minutos, Luan passou por três jogadores do Fluminense e na entrada da área bateu cruzado. A bola passou perto da trave esquerda de Diego Cavalieri.

Dez minutos depois, o time gremista desperdiçou ótima oportunidade de virar o placar. Aos 45, Luan recebeu na direita e inverteu a jogada, deixando Pedro Rocha cara a cara com Cavalieri. O atacante chutou a bola em cima do arqueiro carioca que mandou para escanteio. O time gaúcho terminou o primeiro tempo pressionando.

Segundo tempo

Os dois times retornaram a campo com os mesmos jogadores que iniciaram a partida. Em uma boa chegada gremista, Luan, dentro da área, cruzou para Pedro Rocha pegou de primeira. A batida foi mal, fácil para o goleiro Cavalieri.

Aos 5, Renato fez bonita jogada. O lateral limpou a marcação e finalizou. O goleiro Marcelo Grohe se jogou para fazer defesa importante. Um minuto depois, mais uma vez Renato arriscou de longe e obrigou o Grohe a fazer a defesa em dois tempos.

O Grêmio então começou a tentar valorizar a posse de bola. Em lance de pressão gaúcha, o volante Ramiro recebeu na direita e finalizou de primeira. Cavalieri pula e espalma a bola para escanteio.

Os gaúchos ficavam com a bola no pé, mas estava difícil furar a marcação carioca. Mas, aos 20 minutos, em cobrança de escanteio pelo lado direito de ataque gremista, Luan cruzou, o zagueiro Kannemann desviou para trás, na segunda trave, e Lucas Barrios finalizou por baixo de Cavalieri, virando o placar na Arena.

Cinco minutos depois, o Grêmio ampliou a vantagem. O lateral esquerdo Cortez cruzou rasteiro para Lucas Barrios. O centroavante dominou com tranquilidade e bateu rasteiro no canto direito do goleiro Cavalieri. O arqueiro carioca apenas assistiu a bola entrar no gol.

Em desvantagem, o técnico Abel Braga fez modificações. O treinador tirou Pierre, colocando Gustavo Scarpa e trocou Richarlison por Maranhão. O Fluminense começou a investir em jogadas pelas laterais, com cruzamentos para a área adversária.

As investidas do clube carioca não rendiam boas oportunidades, enquanto o Grêmio tentava ficar com a bola no pé. Em uma oportunidade gremista aos 42 minutos, o volante Ramiro lançou Everton que cruzou para Fernandinho, mas Cavalieri fez a defesa.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 3 X 1 FLUMINENSE

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 17 de maio de 2017, quarta-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Assistentes: Alessandro Rocha de Matos (BA) e Bruno Boschilia (PR)
Público: 22.788 (20.836)
Renda: R$ 496.703,00
Cartões Amarelos: Fernandinho (Grêmio), Henrique Dourado, Gustavo Scarpa, Sornoza, Henrique, Renato, Wendel (Fluminense)
Gols: GRÊMIO: Arthur, aos 17 minutos do primeiro tempo; Lucas Barrios, aos 20 minutos do segundo tempo e aos 25 minutos do segundo tempo
FLUMINENSE: Renato Chaves, aos 5 minutos do primeiro tempo

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Léo Moura, Pedro Geromel, Walter Kannemann, Bruno Cortez; Michel, Arthur (Fernandinho), Ramiro, Luan, Pedro Rocha (Everton); e Lucas Barrios (Jailson)
Técnico: Renato Portaluppi

FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Renato, Henrique, Renato Chaves, Léo; Pierre (Gustavo Scarpa), Wendel, Sornoza, Marcos Júnior; Richarlison (Maranhão) e Henrique Dourado.
Técnico: Abel Braga

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996