Garoto de Volta Redonda é o quarto melhor piloto de kart de todo Brasil

by Diário do Vale

Volta Redonda – Talento, garra e amor: é o que resume a relação de José Augusto Soares de Siqueira com o kart. Aos 10 anos, o voltarredondense apaixonado por velocidade é o quarto melhor piloto de kartismo do Brasil na categoria cadete. A colocação, conquistada na última edição do Campeonato Brasileiro, sediado em João Pessoa, capital da Paraíba, em julho, teve gosto de vitória.

José Augusto se destacou com o título “Best Lap” – a melhor volta da corrida na fase final – e foi recordista de pista, mesmo sendo o único entre os 24 competidores a não participar do “Open”, um aquecimento para adaptação ao traçado. Aliás, o mais difícil que já enfrentou em meio às 20 competições das quais participou em apenas dois anos de carreira.

E aliada à inclinação nata para a prática da modalidade automobilística, o cadete conta com dedicação, em tempo integral, da mãe, Fabiane Soares, e do pai, Thadeu Siqueira, que vivem em função da rotina de treinos e competições de José Augusto.

A vida da família mudou em junho de 2014, quando o garoto teve o primeiro contato com o veículo no Kartódromo Internacional de Volta Redonda, onde treina de quinta-feira a sábado. Desde a primeira corrida, o piloto, hoje integrante da equipe ND MotorSports, surpreendeu com a velocidade, característica essencial para o sucesso no esporte. Anteriormente, José chegou a participar de outros esportes: natação, futsal, judô, futebol e tênis, mas foi pilotando que ele se encontrou.

– Ele sempre foi muito agitado e colocamos ele em contato com o esporte desde cedo para gastar as energias. Quando ele conheceu o kart foi o que ele mais se encantou, pela velocidade e adrenalina. Desde o início, o José chamou a atenção e por ele ser menor, em relação aos outros pilotos, as pessoas ficam impressionadas com o desempenho dele. Estamos mesmo vivendo em função do José Augusto, já vimos que ele tem potencial e que nasceu para isso. Então, vale a pena todo o investimento na carreira dele – sustentou Fabiane, que não tirou o sorriso do rosto enquanto falava do filhão, que tomado pela timidez, disse apenas que “dá uma emoção muito forte sentar no kart e pensa sempre em não bater”.

Fabiane já é chamada carinhosamente de “segunda Rose” pelos que a acompanham nas competições. Com entusiasmo e o coração na boca, a mãe do piloto não se contém assistindo ao filho atingir os 110 quilômetros por hora. A torcida é sempre aos gritos de “vai, José”, assim como a mãe do nadador Thiago Pereira, Rose Vilela, que ganhou a atenção do público com o clássico “vai, Thiago”. O paizão também já tem um bordão que está se popularizando. Cheio de orgulho, o economista Thadeu se empolga deixando claro para o público que o número 12 na pista, o mesmo do seu ídolo, Ayrton Sena, é seu filho: “Ele é meu, gente! Fui eu que fiz”.

Preparação focada garante rendimento de ponta na pista

O responsável pelos treinos de José Augusto é o preparador Odílio José de Brito, que há cerca de um ano dá toda assistência para somar ao talento dele e garantir o sucesso, que segundo ele, tem sido sempre superado a expectativa. “Ele sempre surpreende”, afirmou o treinador. Segundo Odílio, a única coisa que falta a José Augusto é a experiência que alguns pilotos que competem com ele. “Velocidade realmente é o forte dele e ele está ganhando espaço. E para ele conseguir participar de todas as etapas e campeonatos, precisa de patrocínio”. Atualmente, o piloto conquistou um patrocínio com Grupo Almeida Lima que já está ajudando a custear os gastos com equipamentos e competições, principalmente em outras cidades.

box1

Vencedor: Com apenas dez anos piloto já se acostumou a ficar no pódio
(Foto: Divulgação)

Rotina
Pelo menos uma vez por mês, o pequeno colecionador de troféus e medalhas compete em São Paulo, onde há maior concentração de pilotos. Em algumas dessas corridas, José Augusto teve a oportunidade de participar com filhos de campeões como Emerson Fittipaldi e Rubens Barrichello. Inclusive, foi deste último que Thadeu, pai de José, foi motivado a continuar investindo no filho. Após ver o voltarredondense em ação, Barrichello reconheceu o talento do cadete e apostou no sucesso dele, o que encheu ainda mais os pais de orgulho. (LN)

Responsabilidade com estudos é outra marca de José Augusto
A rotina de treinos e competições exige uma vida regrada entre os treinos e os estudos. José Augusto está no quarto ano do ensino fundamental e tem o apoio da escola para dar conta das responsabilidades.

Devido às corridas longe de casa, ele precisa faltar a algumas aulas, mas isso não o impede de ter bons resultados também no boletim. E isso é um dos fatores que ganha a admiração da professora Arethusa Roberta de Lima Gurgel.
– O José tem uma característica marcante que é a responsabilidade e a família tem uma parceria com a escola fundamental. Sempre que ele volta das competições, está com tudo bem organizado, com tudo em dia. E mesmo mediante a toda ansiedade antes das corridas, ele consegue se manter focado. Ele tem um desenvolvimento dentro do normal, consegue mesmo conciliar e separar as atividades. A gente vê que quando ele está dentro da sala de aula, ele está aqui e quando está na pista toda a atenção dele é lá – disse a professora orgulhosa.

Arethusa quando assistiu a uma corrida do aluno disse que viu outro José Augusto. Além de responsável, outra característica do piloto é seu humor divertido que contagia toda a turma. “Fiquei muito emocionada vendo o José correr. Ter uma criança com essa idade e sendo tão disciplinada é impressionante. Quando ele está na pista é muito diferente, fica todo sério, ao contrário do que é na sala de aula, com o poder de alegrar todo mundo. E, mesmo com tantas responsabilidades, ele não deixa de ser criança em momento algum”, observou a fã, contente por poder falar do piloto.

Amizades
Para os amigos da escola, diversão é o que resume a relação de amizade com José Augusto. O mais próximo é Arthur Bernardo Netto Theodoro, de 9 anos, que conheceu o piloto no kartódromo. Há um ano estudando juntos, Arthur se orgulha de estar ao lado do quarto melhor do país e disse que mantém ele informado sobre as atividades escolares. “Sempre mando mensagem para ele pelo WhatsApp”, garantiu. Ele completou ainda que é “chique” ser amigo dele, além de divertido.

Outro que faz parte do grupinho é Enrico Schocair de Oliveira Vasconcelos que atribuiu ao cadete uma “criatividade fora do normal”. Na sala de aula, é ele quem agita e alegra a turma e professores. “Ele não é uma pessoa parada, a tristeza dele não dura nada”, comentou. Ele foi completado ainda pelo comentário da colega Stella Alves Ferreira Ganem, “ele é muito engraçado, sempre é quem diverte todo mundo”.

box2

Parceiros: Colegas de escola celebram desempenho do amigo mais veloz
(Foto: Libânia Nogueira)

João Magalhães Monsores de Souza, que estuda com ele há dois anos, contou que é emocionante ver o amigo disputando. “Dá para ver mesmo que ele ama o kart. É muito empolgante”, afirmou. (LN)

Alguns dos principais feitos
2014 – categoria mirim
Setembro: 2º colocado na 1ª corrida no Campeonato Estadual do Rio de Janeiro de Kart
Novembro: Vice-campeão do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro de Kart
Dezembro: 5º lugar na Copa das Federações
2015 – categoria cadete
Maio: 9º lugar na etapa Super Kart Brasil, em São Paulo
Março a junho: Vice-campeão do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro
Agosto a novembro: Vice-campeão do Campeonato Serrano do Rio de Janeiro
Dezembro: 6º colocado na Copa das Federações
Dezembro: 3º colocado na 10ª etapa da Copa São Paulo Light de Kart
2016 – categoria cadete
Janeiro: 4º colocado na 1ª etapa da Copa São Paulo Light de Kart
Fevereiro: Campeão da 1ª Copa Dallas de Kart do Rio de Janeiro
Março: Campeão da 1ª etapa da Copa Rio Sul de Kart do Rio de Janeiro
Março: Campeão da 1ª etapa do Campeonato Carioca de Kart
Abril: 2º colocado da 2ª etapa da Copa Rio Sul de Kart do Rio de Janeiro
Maio: Campeão da 2ª etapa do Campeonato Carioca de Kart
Maio: Campeão da 3ª etapa do Campeonato Carioca de Kart
Junho: Campeão da 3ª etapa da Copa Rio Sul De Kart do Rio de Janeiro
Junho: 4ºª colocado e pole position da 5ª etapa da Copa São Paulo Light de Kart
Junho: 2º colocado e campeão carioca de kart
Julho: 2º colocado e vice-campeão da Copa Rio Sul de Kart
Julho: 4º colocado com recorde de pista no Campeonato Brasileiro de Kart

 

Por Libânia Nogueira

[email protected]

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996