Já na Copa, Brasil se despede das eliminatórias diante do Chile

by Diário do Vale
De volta à casa: Gabriel Jesus é esperança de gol em partida de logo mais no estádio do Palmeiras, seu ex-clube (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

De volta à casa: Gabriel Jesus é esperança de gol em partida no estádio do Palmeiras, seu ex-clube (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

São Paulo – Cerca de dois anos depois de terem se enfrentado na estreia das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2018, que será disputada na Rússia, a Seleção Brasileira e o Chile se despedem da competição nesta terça-feira (10), quando se enfrentam a partir das 20h30 (de Brasília), no Estádio Allianz Parque, em São Paulo (SP), em choque válido pela última rodada. No primeiro jogo os chilenos ganharam por 2 a 0 mergulharam o Brasil em uma crise, que alguns meses depois culminaria na demissão do técnico Dunga. Ao longo de boa parte da competição, os chilenos brilharam, inclusive porque conquistaram o bicampeonato da Copa América.

Agora, porém, os times “trocaram de posição”. O Brasil não perde no torneio desde que Tite assumiu e, líder com 38 pontos, garantiu a classificação com grande vantagem. Já o Chile, que vem de um triunfo por 2 a 1 sobre o Equador, chega para este embate pressionado pela necessidade de vencer. Isso porque, na terceira posição com 26 pontos, sabe que um tropeço pode custar a vaga ou até mesmo um lugar na repescagem.

– Por tudo isso observamos que garantir a classificação para a Copa do Mundo com antecipação é algo a ser valorizado, pois não é fácil conseguir. Apenas o Brasil chega a esta rodada com o seu lugar garantido – lembrou o técnico Tite.

Ao longo da semana surgiram rumores de uma possível facilitação por parte do Brasil para prejudicar a rival Argentina, que dentro outros resultados, veria com bons olhos uma derrota chilena. Porém, essa possibilidade foi descartada pelos atletas brasileiros.

– Isso não é nem levado em consideração, pois a Seleção Brasileira não pensa nessa possibilidade. Respeitamos a camisa, os torcedores, os times envolvidos e a competição. Um time da grandeza do Brasil não cogita isso – avisou o zagueiro Miranda.

O apoio da torcida é algo muito aguardado pelos brasileiros, por sinal.

– A nossa expectativa é o de mais uma vez a casa cheia e o torcedor brasileiro fazendo a nossa parte e nos empurrando para conquistarmos um resultado positivo – avisou o lateral-direito Daniel Alves.

A escalação do Brasil terá mudanças em relação ao jogo com a Bolívia. O zagueiro Thiago Silva, cortado por conta de uma lesão muscular na coxa direita, cede a vaga a Marquinhos, que volta a ser titular em conjunto com Miranda. O goleiro Ederson, que provavelmente será o reserva de Alisson na Copa do Mundo, ganha enfim uma oportunidade de começar jogando.

Pelo lado do Chile, o técnico Juan Antonio Pizzi acredita que sua equipe precisa ser inteligente, valorizar a posse de bola e tentar ser constante no ataque.

– Não podemos pensar em ficar nos defendendo e também não podemos atacar de maneira desesperada, o que seria suicídio contra o Brasil. Temos que encontrar o equilíbrio e isso passa por valorizar a posse de bola e tentar mantê-la no campo brasileiro – explicou o treinador do Chile.

Pizzi mostrou-se confiante na classificação de sua equipe.

– Estamos com confiança e esperança, preparados para enfrentar a partida. Estamos dispostos a competir no mais alto nível, como sempre fazemos. Temos muita esperança de que poderemos conseguir o resultado que nos permita ir ao Mundial. Espero que possamos estar no nível mais alto para conseguir o que pretendemos -, afirmou.

O treinador também declarou que, apesar de difícil, a missão do Chile não é impossível, visto que seus jogadores apresentam muitas qualidades e estão prontos para o tamanho do desafio desta terça.

– Logicamente o Brasil é ‘ganhável’. Igual a eles, temos também muitas qualidades e tentaremos impô-las. Estou convencido de que temos as ferramentas para lutar na partida – analisou.

O Chile está indefinido e tem um problema. A principal ausência é o volante Arturo Vidal, suspenso por acúmulo de cartões amarelos e que sequer viajou com a delegação para São Paulo. Erick Pulgar e Charles Aránguiz disputam a vaga, sendo que o segundo só não vai atuar se não se recuperar de dores na coxa direita. Jean Beausejour retorna de suspensão e assume a lateral esquerda na vaga de Eugenio Mena.

Pelo regulamento das eliminatórias sul-americanas, os quatro primeiros colocados ao fim da fase de pontos corridos garante vaga na Copa do Mundo, enquanto que quem terminar na quinta posição terá uma chance na repescagem contra o ganhador das eliminatórias da Oceania. O Brasil nunca perdeu jogando em casa pelas eliminatórias.

FICHA TÉCNICA
BRASIL X CHILE

Local: Estádio Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 10 de outubro de 2017 (Terça-feira)
Horário: 20h30(de Brasília)
Árbitro: Roddy Zambrano (Equador)
Assistentes: Christian Lescano (Equador) e Byron Romero (Equador)

BRASIL: Ederson, Daniel Alves, Miranda, Marquinhos e Alex Sandro; Paulinho, Casemiro, Renato Augusto, Philippe Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus
Técnico: Tite

CHILE: Claudio Bravo, Mauricio Isla, Gary Medel, Gonzalo Jara e Jean Beausejour; Francisco Silva, Pedro Hernández, Erick Pulgar (Charles Aránguiz) e Jorge Valdivia; Eduardo Vargas e Alexis Sánchez
Técnico: Juan Antonio Pizzi

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996