domingo, 15 de dezembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Esporte / Pessoas com dificuldades de movimentos terão evento especial

Pessoas com dificuldades de movimentos terão evento especial

Matéria publicada em 16 de março de 2018, 19:28 horas

 


Resende – O Domingo no Parque, tradicional evento que traz atividades esportivas e de lazer ao ar livre para a população de Resende, em especial para as crianças, terá uma programação especial neste domingo (18).

Realizado no Parque das Águas, o evento contará com a segunda edição da “Caminhada da Solidariedade”, voltada para pessoas com dificuldade de movimentos. O evento, que busca valorizar a melhoria da qualidade de vida deste público, conta com apoio da Prefeitura de Resende e promete movimentar o parque neste domingo.

Segundo os organizadores do evento, a caminhada será feita no circuito interno do Parque das Águas em um ritmo adequado para que todas as pessoas consigam acompanhar a atividade, dentro de suas limitações. A proposta, inclusive, é de que a atividade seja feita em dupla, sendo composta por uma pessoa com algum tipo de dificuldade e um acompanhante.

Idealizada pela neurologista Elaine Carneiro dos Santos, a ação surgiu, segundo a médica, em função da resistência de alguns pacientes em praticar atividades físicas. Esses pacientes, segundo ela, costumam se sentir envergonhados em público e acabam ficando excluídos das atividades físicas realizadas em espaços abertos. Para a médica, o projeto é uma importante oportunidade de inclusão social, uma vez que incentiva pessoas com dificuldades de movimentos a serem inseridas nesse ambiente.

– Esta caminhada no parque é importante porque estimula quem tem dificuldades de movimento a ser inserir socialmente nas atividades. Com isso, as próprias pessoas que estão em volta, como familiares e vizinhos, acabam se conscientizando disso e convidando essas pessoas para participar de outros eventos. Isso mostra que elas não devem se envergonhar e precisam desenvolver o hábito de participar – conta a neurologista.

Esporte e Lazer

Também neste fim de semana, porém no sábado (17), acontece mais uma edição do programa Tobogã + Esporte e Lazer. Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, a iniciativa, criada em 2017, leva diversas atividades esportivas e recreativas para o Parque Tobogã, como mini tênis e mini basquete, pingue pongue e jogos de tabuleiro, como dama e xadrez.

Realizado das 9 às 12h, o programa oferece ainda treino de futsal, promovido por um projeto local, aulas de basquete, realizadas através de um projeto da Prefeitura, e treinamento funcional. Para participar não é preciso fazer inscrição. Basta comparecer ao parque e aproveitar o fim de semana de uma forma bem saudável.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document