Barra Mansa – O piloto de kart Eduardo Martini Mota, de 9 anos, da (AGP Motorsport | Irmãos Martini | Guaporé Representações), se destacou nesta temporada e conseguiu evoluir na modalidade. Ele é natural de Salvador (BA), mas mora em Barra Mansa desde 2021. Dudu, como é carinhosamente chamado, encerrou a temporada de kart como bicampeão da categoria Mirim na Copa SP do Interior, após cinco etapas disputadas no Kartódromo 34 de Guaratinguetá (SP), cidade no Vale do Paraíba Paulista.
“Este ano, o campeonato em Guaratinguetá foi bem forte e difícil, o nível estava alto. Fiquei feliz de ter sido campeão da Mirim novamente, eu gosto muito de correr lá. Quando entro no kart, seja em qual pista for, procuro estar confiante, ser o mais rápido e me divertir! Agradeço o apoio da minha família, do meu preparador AGP e dos meus amigos”, afirmou o piloto, destacando o seu espírito de superação e alegria ao conquistar o título de bicampeão.
Em 2024, o atleta estreou no Kartódromo da Aldeia da Serra, onde participou da 6ª etapa da V11 Aldeia Cup, em julho, na cidade de Barueri (SP). O piloto também participou, no início de dezembro, dos treinos livres que antecederam a última etapa da Copa São Paulo Light de Kart 2024, realizada no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, São Paulo (SP), reafirmando seu desejo de evoluir no esporte.
“Gostei muito de correr na V11. O Kartódromo da Aldeia da Serra é super legal, a pista é um tapete e tem muita borracha, o kart fica muito rápido nas curvas. E em dezembro, treinar por quatro dias seguidos em Interlagos foi muito legal. Lá é o ‘templo’ do automobilismo. Os treinos foram bem puxados, mas aprendi bastante. Quero muito voltar para treinar mais em Interlagos e, quem sabe, até correr lá um dia”, disse Dudu, destacando a importância da vivência em outros kartódromos.
O desejo de Dudu de competir em São Paulo reflete sua busca incessante por um nível técnico mais elevado, o enfrentamento de desafios cada vez maiores e a oportunidade de ganhar experiência em um grid de pilotos mais competitivo.
Ele dedicou-se a um programa de treinos, tanto de kart, com o suporte do seu preparador AGP, quanto na preparação física, com o acompanhamento do personal trainer Yann Barbosa. Esta rotina de treinos evidencia sua disciplina, força de vontade e foco. Além do kart, Dudu também pratica judô e futebol, o que mostra sua paixão por esportes e seu gosto por diversas atividades físicas.
Durante o ano, o jovem piloto apresentou uma evolução significativa, tanto dentro quanto fora das pistas. Sua disciplina e espírito de equipe foram peças-chave em seu crescimento, refletindo seu potencial para se destacar cada vez mais no competitivo cenário do kartismo nacional.
Na temporada de 2025, Dudu fará a transição da categoria Mirim para a Cadete, o que elevará o nível de dificuldade das competições. O calendário das competições nas quais o piloto participará no ano que vem ainda está sendo definido, mas ele já se prepara para os novos desafios.
![](https://diariodovale.com.br/wp-content/uploads/2024/12/Piloto-Dudu-Martini.jpg)
Foto: Lucca Pilan
Piloto mostrou evolução nesta temporada