René aposta em rodízio para manter grupo do Botafogo motivado

by Diário do Vale

Rio – O técnico do Botafogo, René Simões, não vem repetindo a escalação do time nesta Série B do Campeonato Brasileiro. O fato, porém, não tem interferido muito no rendimento dentro das quatro linhas, pois o Glorioso lidera a competição com vinte pontos e aparece invicto. Em alguns confrontos, principalmente por conta de outros torneios como a Copa do Brasil, as trocas de jogadores visa apenas preservar o elenco, como acontece com alguns titulares absolutos, como o lateral-direito Gilberto, o zagueiro Renan Fonseca, o volante Willian Arão e os atacantes Rodrigo Pimpão e Bill. Porém, em boa parte dos casos a ideia é manter a competição em alta.

O meio-de-campo é o setor que tem mais vivenciado a troca de jogadores. Os meias Daniel Carvalho e Elvis já foram considerados titulares absolutos. Isso depois que Diego Jardel e Tomas começaram o ano entre os 11 principais. Lulinha é outro utilizado. Fernandes também sempre beliscou uma vaga quando a oportunidade lhe era oferecida. Neste cenário, fica até complicado, por exemplo, saber quem formará a dupla de apoiadores no duelo contra o Macaé, neste sábado, às 16h30(de Brasília), no Estádio Cláudio Moacyr, em Macaé (RJ), pela nona rodada da Série B. A única certeza é que Sassá, que também chegou a jogar em algumas ocasiões, fica de fora por conta de um estiramento muscular na coxa direita.

– Acho curioso que as pessoas não entendam ou até mesmo critiquem esse tipo de rodízio. No futebol europeu vemos isso com enorme facilidade e com grande naturalidade. Lá os clubes de ponta e os treinadores de ponta adotam isso porque as temporadas vão exigindo cada vez mais ano a ano. Lá eles são elogiados por isso e aqui no Brasil quando um treinador aplica esse tipo de esquema é tratado como algo estranho – disse René Simões.

Os próprios jogadores do Botafogo já se acostumaram com esse tipo de situação.

– O René tem procurado fazer isso para manter todos os jogadores conscientes de que poderão ser utilizados a qualquer momento. Já vem realizando esse revexamento há algum tempo e com isso não tem A ou B de titular. Todos sabem que podem entrar e que precisam estar bem preparados para dar conta do recado quando a oportunidade aparecer. Acho que a boa campanha do Botafogo mostra que o trabalho vem dando certo – disse Elvis.

Um questionamento em relação ao rodízio, principalmente por parte de torcedores, é a insistência do treinador em continuar com Bill, que atravessa um péssimo momento e está envolvido em polêmicas com a ex-mulher, que podem estar atrapalhando seu rendimento. O jogador, porém, conta com a confuiança do treinador, que sempre o defende nos treinos. Porém, a presença de Bill talvez se explique porque Henrique, o reserva imediato, só permaqnece em General Severiano porque o Glorioso não conseguiu negociá-lo, enquanto que Tássio, contratado para disputar vaga com Bill até já treina em separado, pois não faz parte dos planos da comissão técnica. Vinícius Tanque, revelado nas categorias de base, é tratado como muito novo. Talvez o “reinado” de Bill comece a ser ameaçado por Rafael Oliveira, contratado junto ao Botafogo-PB.

Nesta sexta-feira René comanda, pela manhã, o último treino antes do jogo contra o Macaé e deverá definir a escalação. Ele não poderá contar com o volante Diego Giaretta, que vai cumprir suspensão por ter sido advertido com o terceiro cartão amarelo no empate por 1 a 1 com o Boa Esporte. Andreazzi, que renovou contrato até 2017, deverá ser o escolhido para o posto, vencendo assim a disputa com Guilherme Camacho. Resta saber quem vai formar a dupla de apoiadores e se o lateral-esquerdo Carleto, recuperado de uma artroscopia no joelho esquerdo e que voltou aos treinos esta semana, vai iniciar entre os titulares ou se o lateral-direito Luis Ricardo vai permanecer improvisado no posto. Após a atividade desta sexta-feira a delegação botafoguense embarca para Macaé.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996