Rio de Janeiro (RJ) –
O técnico do Botafogo, René Simões, começou a temporada com poucos jogadores à disposição, já que a “faxina” no plantel foi grande após o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro. As contratações vinham sendo feitas quase que diariamente, com alguns reforços sendo apresentados nas vésperas dos amistosos ou até mesmo treinando antes da apresentação oficial.
Com o passar do tempo, porém, o Botafogo foi conseguindo encontrar o seu caminho na temporada e René Simões hoje vive uma realidade bem melhor, com boas opções para variar taticamente a equipe.
– Muitos falaram que o Botafogo não ia conseguir montar uma equipe para o Campeonato Carioca, que não ia ter jogadores para colocar em campo nos primeiros jogos do Estadual e nosso trabalho teve quer ser rápido e ao mesmo tempo criterioso, pois as opções no mercado não são tantas e o dinheiro disponível não nos permite escolhas equivocadas. Mas o Botafogo trabalhou bem e montou um elenco em condições de honrar a camisa do Botafogo e recolocar o clube no caminho das vitórias – analisou o coordenador do departamento de futebol, Antônio Lopes.
René Simões também comemora a situação.
– Estamos apenas no começo do trabalho e tem muita coisa para acontecer esse ano, como a própria Série B do Campeonato Brasileiro que é a nossa prioridade. Mas não queremos abrir mão do direito de lutar pelo título do Campeonato Carioca e por isso foi importante termos um time competitivo e que ainda vai melhorar com alguns jogadores voltando de lesão, outros encontrando a melhor forma e por aí vai – disse René.
Na vitória de 3 a 0 sobre o Bangu, René Simões perdeu o meia Diego Jardel, com estiramento muscular na coxa direita, e o atacante Rodrigo Pimpão, com estiramento muscular na perna esquerda. Fernandes e Jobson, respectivamente, se tornaram titulares nas vagas dos lesionados e o nível do time foi mantido. Contratado junto ao São Paulo com status de titular, o lateral-direito Luis Ricardo sequer conseguiu ser colocado como titular por conta da boa fase de Gilberto. Isso sem falar no tão falado atacante Pimentinha, contratado junto ao Sampaio Corrêa.
– Nós sabemos que o elenco do Botafogo tem qualidade. No meu setor, por exemplo, o momento é do Gilberto e tenho que respeitar, embora, continu trabalhando para estar bem na hora que precisarem de mim – disse Luis Ricardo.
Para o duelo de domingo, às 16h(de Brasília), diante do Flamengo, no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), pela sétima rodada do Campeonato Carioca, o time titular está definido e aúnica mudança em relação à formação que derrotou o Nova Iguaçu por 2 a 1 no fim de semana será a entrada de Diego Jardel, que volta de lesão, na vaga de Fernandes. Dessa maneira o Glorioso vai formar com: Jéfferson, Gilberto, Roger Carvalho, Renan Fonseca e Carleto; Marcelo Mattos, Willian Arão, Tomas e Diego Jardel; Jobson e Bill. Neste sábado os jogadores participam de um recreativo, que vai encerrar a preparação para o duelo de domingo, e depois começa o período de concentração para o clássico. Com 16 pontos conquistados, o Botafogo aparece neste momento na liderança do Estadual, tendo dois pontos de vantagem sobre os flamenguistas. Os quatro primeiros passam para as semfiinais.