Robinho, Elias e Souza na lista de Dunga

by Diário do Vale

Rio  –

O técnico Dunga anunciou na manhã de hoje a lista de convocados da Seleção Brasileira para os amistosos contra França (em 26 de março, no Stade de France) e Chile (no dia 29 do mesmo mês, no Emirates Stadium). Na relação, estão três atletas de linha que atuam no Brasil, todos no futebol paulista – o veterano atacante Robinho, do Santos, e os meio-campistas Elias, do Corinthians, e Souza, do São Paulo.
No gol, outros dois jogadores são provenientes do futebol brasileiro – Jefferson, do Botafogo, e Marcelo Grohe, do Grêmio. Após deixarem o Cruzeiro com destino à China, os meias Everton Ribeiro e Ricardo Goulart acabaram preteridos por Dunga. O atacante Diego Tardelli, ao contrário, continuou prestigiado mesmo após a ida do Atlético-MG para a Ásia.
Alguns jogadores deixarão de defender seus times em jogos importantes. O volante Souza vira desfalque certo do São Paulo para o clássico contra o Palmeiras. Válido pelo Campeonato Paulista, o Choque-Rei coincide com as datas dos amistosos da Seleção Brasileira. O clássico da 12ª rodada está marcado para o dia anterior ao primeiro amistoso do time canarinho. Desta forma Souza não conseguiria enfrentar o Palmeiras e chegar ao Stade de France a tempo de defender a Seleção contra a França. Contra o Chile, dois dias depois, a partida é em Londres.
Além de perder o clássico, Souza ainda perde a 13ª rodada do Paulista, na qual o São Paulo recebe o Linense no dia 29. Ele deve estar apto para visitar o San Lorenzo pela fase de grupos da Copa Libertadores, no dia 1º de março.
Também convocados por Dunga para os amistosos do final do mês, o corintiano e o santista perdem duas rodadas do Campeonato Paulista. O Timão fica sem seu camisa 7 frente a Penapolense e Bragantino, enquanto o Peixe perde o Rei das Pedaladas contra Ponte Preta e São Bento. O Botafogo perderá Jéfferson em jogos do Campeonato Carioca, enquanto que o Grêmio não terá Marcelo Ghore no Gaúchão.

A Seleção Brasileira contará ainda com um jogador que atua no futebol chinês – o atacante Diego Tardelli, agora no Shandong Luneng. Para o técnico Dunga, a falta de tradição do país asiático não é empecilho para a convocação.
– É a primeira vez em que estamos chamando alguém da China, mas eu, o Sampaio e tantos outros fomos para a Seleção quando estávamos no Japão. Conversei com o Tardelli, que queria saber o que eu pensava sobre a ida dele para a China. Não me comprometo com ninguém. Não posso dizer para ele não ir. E, se eu falar para ir, acabo me comprometendo. Vou analisar rendimento. Se estiver rendendo, vai jogar, sem problema algum – comparou Dunga, que defendeu o Júbilo Iwata entre 1995 e 1998.
Dois meio-campistas que também saíram do futebol mineiro para regiões de menor prestígio, contudo, ficaram fora da relação divulgada nesta quinta-feira. Everton Ribeiro, hoje no Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, e Ricardo Goulart, agora no chinês Guangzhou Evergrande, foram preteridos diante de França e Chile.
– Eles estão iniciando a temporada. A gente não tem observado diariamente como está sendo o desenvolvimento. É normal que não estejam no auge. Chamar três jogadores de campeonatos que estão começando agora já é quase 30% de uma equipe. Então, escolhemos um que já era titular para enfrentar uma seleção europeia, que está em ritmo de competição – ressalvou Dunga, referindo-se a Tardelli.
Até mesmo o atacante, porém, ouviu alguns conselhos.
– Ele deve conversar com o seu clube porque terá que fazer muitas horas de voo. Em alguns momentos, será bom vir um ou dois dias antes para estar preparado para enfrentar um jogo de Seleção Brasileira, uma Eliminatória, que é muito competitiva. No meu tempo, respeitava a Seleção Brasileira, o clube que me pagava e os torcedores. É preciso preservar o seu corpo, que é a sua máquina, com repouso e boa alimentação – disse ele.
Dunga ainda lembrou que os seus eventuais convocados de países além do Brasil e dos europeus enfrentarão uma cobrança maior por parte do público, apesar de lembrar que os clubes chineses possuem melhores condições financeiras em relação a alguns europeus atualmente.
E até o treinador terá que se adaptar à nova realidade do futebol.
– Fico com certa inveja dos técnicos de seleções da Europa, que não precisam viajar para analisar os seus jogadores. O do Brasil vai ter que voar muito mais – brincou Dunga.

Abaixo a lista de convocados:

GOLEIROS

– Jefferson (Botafogo)
– Marcelo Grohe (Grêmio)
– Diego Alves (Valencia)

LATERAIS

– Fabinho (Monaco)
– Marcelo (Real Madrid)
– Filipe Luís (Chelsea)
– Danilo (Porto)

ZAGUEIROS

– David Luiz (Paris Saint-Germain)
– Marquinhos (Paris Saint-Germain)
– Thiago Silva (Paris Saint-Germain)
– Miranda (Atlético de Madri)

MEIAS

– Luiz Gustavo (Wolfsburg)
– Fernandinho (Manchester City)
– Elias (Corinthians)
– Souza (São Paulo)
– Oscar (Chelsea)
– Roberto Firmino (Hoffenheim)
– Willian (Chelsea)
– Philippe Coutinho (Liverpool)

ATACANTES

– Neymar (Barcelona)
– Robinho (Santos)
– Douglas Costa (Shakhtar Donetsk)
– Diego Tardelli (Shandong Luneng)

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996