Taekwondo faz parte do projeto de iniciação desportiva em Volta Redonda

by Diário do Vale

Alunos têm a chance de praticar arte marcial para desenvolver habilidades e iniciação esportiva


Volta Redonda – 
Desde agosto do ano passado, o taekwondo, arte marcial de origem coreana e esporte olímpico desde 2000, faz parte do Programa de Iniciação Desportiva (PID) desenvolvido pela Smel (secretaria municipal de Esporte e Lazer). De acordo com o mestre Fabiano Ferreira Mendonça, com 32 anos dedicados ao taekwondo e faixa preta e 4º Dan, a ideia de incluir esta arte marcial surgiu através de uma conversa com o prefeito Samuca Silva.

Em seguida, foi feito contato com a Secretária Municipal de Esportes e Lazer, Maria Paula Tavares, a Paulinha, e a modaçlidade foi incluída no PID. Fabiano se tornou coordenador do programa com a modalidade e desde agosto do ano passado o projeto está em andamento.

Segundo subsecretária da Smel, Patrícia Monlevad, o programa de iniciação desportiva abrange 13 modalidades esportivas em diferentes bairros da cidade. No caso específico do taekwondo, estão inseridos 150 alunos a partir dos seis anos. Fabiano explicou que o objetivo do projeto é retirar as crianças das ruas e promover a iniciação esportiva.

– Acredito que esta modalidade esportiva é muito importante para a formação de jovens, mas também para adultos, pois proporciona disciplina, coordenação motora, respeito e convivência em grupo. O projeto ainda atende pessoas com deficiência (PCD), totalizando 12 alunos nos cinco ginásios em que o projeto é desenvolvido – diz.

Fabiano lembra que os locais onde o projeto está sendo desenvolvido atualmente são os ginásios da São Geraldo; Ilha São João; Vila Rica/Três Poços; Retiro; e Santo Agostinho, onde as aulas acontecem duas vezes por semana. Patrícia lembra que, como ocorre com as demais modalidades do PID, a intenção da Smel é ampliar o projeto para mais bairros da cidade.

– A ideia do projeto é ampliar em mais locais as aulas de taekwondo e formar atletas para competir em torneios estaduais e nacionais e a nossa esperança é que os próximos governos deem continuidade a esse projeto. Outra intenção desse trabalho é dar mais qualidade aos alunos buscando apoio de profissionais capacitados como professores de taekwondo e o próprio mestre Fabiano – ressalta.

Fabiano afirma que ao longo do trabalho já é possível perceber alguns alunos com destaque.

– Algumas crianças do projeto já participam de competições regionais e se destacaram. O prefeito Samuca também tem nos apoiado nas competições, através de ajuda no translado e alimentação – confirmou.

Moradora do Bairro São Geraldo, Janaína Aparecida Viana de Oliveira é mãe de Ana Clara, de 9 anos. A pequena é aluna do projeto desde o início e já colhe frutos do aprendizado.

– Observo que o comportamento dela melhorou bastante depois que entrou no projeto se tornando mais disciplinada e dedicada – declara.
Ana Clara é faixa amarela ponta verde 7º Gub e afirma que gosta de participar de competições e de ganhar medalhas. “Pretendo praticar até crescer e chegar na faixa preta” diz empolgada.

Fabiano ressalta que sempre está cobrando dos alunos dedicação e boas notas nos estudos, além de bom comportamento. “Observo que as crianças do projeto se dedicam mais que as crianças de academias de artes marciais pagas. E como o taekwondo é um esporte caro, sempre procuro ajudar de alguma forma os alunos durante os exames de faixas e competições. Em relação a competições, a próxima será no dia 05 de agosto em um torneio intermunicipal e com apoio da prefeitura”, disse.

You may also like

1 comment

André Paixão 13 de maio de 2018, 14:08h - 14:08

Meus parabéns Mestre Fabiano pelo excelente trabalho perante aos jovens carentes da nossa cidade…………

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996