terça-feira, 19 de outubro de 2021 - 01:37 h

TEMPO REAL

 

Capa / Esporte / Tiago Amaral fala da artilharia, futuro e ‘secada’ em Riascos

Tiago Amaral fala da artilharia, futuro e ‘secada’ em Riascos

Matéria publicada em 9 de maio de 2016, 11:32 horas

 


Voltaço volta a ter o artilheiro do Campeonato Estadual, mas goleador pode estar de saída

Goleador: Tiago Amaral é o artilheiro do Rio em 2016 (Foto: Paulo Dimas)

Goleador: Tiago Amaral é o artilheiro do Rio em 2016 (Foto: Paulo Dimas)


Volta Redonda – 
O atual elenco do Volta Redonda fez uma campanha no Campeonato Estadual que vai entrar para a história do clube. Campeão da Taça Rio, melhor classificado entre os times pequenos e vaga na Série D do Campeonato Brasileiro. Tudo isso ficou assegurado na semana passada, quando o Voltaço encerrou sua participação no torneio. Mas ainda faltava algo. Faltava a cereja do bolo, e ela veio após a final deste domingo, entre Vasco e Botafogo. Como o cruzmaltino Riascos não fez gol, Tiago Amaral sagrou-se artilheiro da competição.

O atacante do Volta Redonda, aos 31 anos, chega ao ápice da carreira ao ter marcado 10 gols ao longo de todo o Campeonato Estadual de 2016. Deixou para trás nomes consagrados como Paolo Guerrero e Emerson Sheik, do Flamengo, e Fred, do Fluminense. Tiago Amaral fez gol de todo jeito. De cabeça, de pênalti, com oportunismo e habilidade. O “cara” do Voltaço já tinha uma boa imagem junto aos torcedores do clube, mas conseguiu mostrar a todo o país que tem mesmo faro apurado para colocar a bola para o fundo da rede.

Nesta segunda de manhã, não só os vascaínos tinham o que celebrar:

– A sensação é a melhor possível. Ser artilheiro de um campeonato como o Carioca é a consagração para um atacante. Ainda mais atuando em um clube com menor investimento, disputando com outros grandes atacantes – disse Tiago Amaral.

Se para muitos a artilharia foi surpresa, o atacante do Volta Redonda garantiu que já esperava uma boa temporada.

– A gente sempre trabalha pensando no melhor, para fazer o melhor. E para um atacante o melhor é se tornar o artilheiro. Essa marca coroou um grande trabalho que nós realizamos ao longo dos últimos anos – afirmou o artilheiro.

Tiago Amaral lembrou ainda das dificuldades que encontrou no Campeonato Estadual do ano passado, quando se lesionou e perdeu a maioria dos jogos.

– Essa lesão frustrou bastante, pois estava bem e poderia ter feito um bom campeonato. Me lesionei no segundo jogo e só voltei no final. Depois fiz muitos gols no segundo semestre, mas ninguém dá muita importância ao futebol carioca ao término do Campeonato Estadual. Esse ano entrei focado e o resultado está aí – disse ele, que vai ser um dos destaques na festa da premiação final do Campeonato Estadual organizada pela Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro), na noite desta segunda-feira.

Gol da confiança

O atacante do Voltaço afirmou que entre os dez gols que fez no Campeonato Estadual um teve sabor especial. Foi justamente na estreia do torneio, diante do Fluminense, no Estádio da Cidadania Raulino de Oliveira. Na vitória de 3 a 1 sobre o Tricolor das Laranjeiras, o artilheiro deixou sua marca duas vezes e o tento de maior importância foi o primeiro. “Esse teve um sabor especial. Era a estreia, diante do Fluminense e em nossa casa. Pouco antes senti um desconforto muscular e fiquei dez dias sem treinar. Passou muita coisa pela minha cabeça. Mas consegui me recuperar, garanti a vaga no time titular e ali, naquela partida, iniciei a boa campanha – disse.

Secada no rival

Tiago Amaral confidenciou que assistiu a final entre Vasco e Botafogo ao lado da família e que deu uma baita “secada” em Riascos, que fechou o campeonato com nove gols. E deu certo, pois o colombiano teve poucas chances de marcar ao longo da final. Na única chance clara que teve, Riascos chutou nas mãos do goleiro Jefferson, para alívio do artilheiro do Volta Redonda.

– Assisti o jogo em casa, com minha família. Não vou esconder, sequei muito o Riascos (entre risos). Essa é uma marca que entra para a história. Em vinte, trinta anos, quando forem falar da artilharia do Campeonato Estadual de 2016 estará lá meu nome gravado na história – destacou Tiago Amaral.

Ao garantir a artilharia com a camisa do Voltaço, Tiago Amaral repete os feitos de Fabio, em 2002, e de Túlio Maravilha, em 2005. Nas duas ocasiões o Volta Redonda fez boas temporadas, como agora. Em 2002 ficou em terceiro lugar e em 2005 foi o vice-campeão após garantir a Taça Guanabara. Agora, em 2016, veio a artilharia e a Taça Rio. Humilde, Tiago Amaral creditou seu sucesso a Deus, aos familiares e aos companheiros de time.

– Tenho de agradecer muito a Deus, aos meus familiares, que ficaram ao meu lado em todos os momentos da minha carreira, e aos meus companheiros de clube. Esse time deu liga, encaixou, foi muito bem dirigido pelo Felipe Surian. Essa vitória pessoal só veio graças a todos esses fatores – afirmou o goleador.

Futuro no futebol

Tiago Amaral garantiu que já recebeu propostas para deixar o Volta Redonda. O atacante não entrou em detalhes sobre as sondagens que já ocorreram, mas deixou claro que deve mesmo defender outras cores já no segundo semestre. O atacante teria propostas de clubes do Brasil e também do Mundo Árabe, segundo apurou a equipe de reportagem do DIÁRIO DO VALE.

– Recebi propostas, sim. Tenho um grande amigo, em quem confio muito que cuida dessas coisas para mim. Ele já recebeu propostas e vamos conversar sobre isso. Só que eu tenho contrato com o Voltaço até o fim de 2017 e me reapresento normalmente com meus companheiros durante a semana – disse ele, já apresentando os argumentos que devem ser levados à diretoria do Volta Redonda para permitir uma saída sem maiores traumas:

– Já tenho 31 anos e não tenho mais o direito de errar. Preciso de dar melhores condições para minha família e acho que conversando com a diretoria do Voltaço podemos fazer algo que seja bom para todo mundo – disse.

Curiosamente Tiago Amaral não entrou na seleção do Campeonato Estadual. Entre os atacantes, os “especialistas” apontaram Riascos, do Vasco, e Ribamar, do Botafogo. Nada que ofusque a excelente temporada do artilheiro, que estará sempre na seleção dos melhores do Voltaço.


Por Rafael de Paiva


Artilharia do Campeonato Estadual 2016:

1- Tiago Amaral – Volta Redonda – 10 gols

2 – Almir – Bangu – 9 gols

2 – Riascos – Vasco – 9 gols

4 – Jones – Macaé – 8 gols

5 – Nenê – Vasco – 7 gols

6 – Marcelo Cirino – Flamengo – 7 gols

7 – Fred – Fluminense Fred – 6 gols

Confira a lista de premiados na festa da Ferj desta segunda-feira:

Goleiro – Martin Silva (Vasco)

Lateral-Direito – Rodinei (Flamengo)

Zagueiro – Rodrigo (Vasco)

Zagueiro – Luan (Vasco)

Lateral Esquerdo – Diogo Barbosa (Botafogo)

Meio campo- Andrezinho (Vasco)

Meio campo – Willian Arão (Flamengo)

Meio campo- Gustavo Scarpa (Fluminense)

Meio campo – Nenê (Vasco)

Atacante – Ribamar (Botafogo)

Atacante – Riascos (Vasco)

Técnico – Jorginho (Vasco)

Artilheiro – Tiago Amaral (Volta Redonda)

Craque – Nenê (Vasco)

Revelação – Ribamar (Botafogo)

Árbitro – Leonardo Garcia Cavaleiro

Auxiliar – Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa

Auxiliar – Luiz Cláudio Regazzone

Ataque mais positivo – Vasco

Melhor defesa: Vasco e Botafogo

Equipe mais disciplinada – America

Campeão do Grupo A – Vasco

Campeão do Grupo B – Botafogo

Campeão do Grupo D – Resende

Campeão Taça Rio – Volta Redonda

Torcedor Fiel – Boavista

Campeão Carioca – Vasco

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

8 comentários

  1. tomara que vai para um time de são paulo minas ou sul menos para o Rio; para mim torcer conta os times do rio no brasileiro rsssr .

  2. Era esperado que com a grande campanha do time o Voltaço viesse a perder seus jogadores de destaque. Isto é normal e acontece sempre. Vejam o exemplo do AUDAX em São Paulo, que foi o vice campeão PAULISTA, encantou a todos e já está perdendo seus jogadores. O Importante agora para o Voltaço é buscar as peças de reposição. Quem assistiu a decisão da série A2 de São PAULO entre Santo André e Mirassol, viu pelo menos quatro jogadores de grande nível em campo com potencial para vir para o nosso Voltaço e serem titulares absolutos. Destaque para o atacante Renatinho do Mirassol. Um baita jogador.

  3. TAÇOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    VALEU THIAGO PARABÉNS VOCÊ É UM CARA CENTRADO EDUCADÍSSIMO E SÉRIO. PARABÉNS E QUE DEUS TE ILUMINE NAS DECISÕES O VOLTA REDONDA NÃO SEGURA NINGUÉM NO CABRESTO O ATLETA MERECE GALGAR SEUS SONHOS E QUEM FICAR IRÁ COMPOR NOVAMENTE UM TIME BRILHANTE.

    O VOLTA REDONDA NESSE MOMENTO PRECISA FORMAR ATLETAS NOVOS, OPORTUNIZAR OS JOVENS A PRATA DA CASA, LAPIDAR ESSES MENINOS, O LEITE SEMPRE FEZ ISSO COM FORMAÇÃO E MAESTRIA.

  4. Torço por ele, mas mais ainda pelo Voltaço! Vamos ver quem vai com o time para a série D.

  5. Parabens Tiago. Espero que um dia vc volte ao Voltaco, sei que nosso clube ficara marcado no seu coracao.

  6. Guerreiro de Aço VRFC

    Torço para que o Guerreiro Thiago Amaral consiga sim , uma temporada maravilhosa em outro time para melhorar a condição da família…mas… se de tudo as oportunidades forem superficiais…contamos com ele para ser, e por que não, o Artilheiro do Campeonato Brasileiro da Série D de 2016, juntamente com o campeão:

    VRFC – Volta Redonda futebol Clube.
    O melhor de Sul do Estado do Rio de Janeiro.

  7. – Parabéns Tiago! – Você merece!- Parabéns a todos que de alguma forma ajudaram ou torceram por esses resultados, deste ano!- Parabéns ao nosso Voltaço, que nos deu tantas alegrias este ano!- Sempre te amarei meu time do coração! TAÇOOOOOOOOO!- Que venha o Brasileiro!

  8. – Parabéns Tiago! – Você merece!- Parabéns a todos que de alguma forma ajudaram ou torceram por esses resultados deste ano!- Parabéns ao nosso Voltaço, que nos deu tantas alegrias este ano!- Sempre te amarei meu time do coração! TAÇOOOOOOOOO!- Que venha o Brasileiro!

Untitled Document