quinta-feira, 2 de abril de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Esporte / Tragédia da Chapecoense: Médicos preparam volta de Ruschel e Henzel; Neto melhora

Tragédia da Chapecoense: Médicos preparam volta de Ruschel e Henzel; Neto melhora

Matéria publicada em 9 de dezembro de 2016, 20:49 horas

 


Medellín – Os sobreviventes da tragédia com o avião da Chapecoense seguem em plena recuperação. Nesta sexta-feira (9), os médicos do clube catarinense atualizaram o quadro clínico dos jogadores Alan Ruschel, Jackson Follmann, Neto e o jornalista Rafael Henzel. Ruschel e Henzel apresentaram melhora considerável e devem retornar a Chapecó nos próximos dias para dar continuidade aos tratamentos em solo brasileiro.

Quem também mostrou evolução no quadro de saúde foi o zagueiro Neto, que permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), porém saiu do estado de coma induzido em que se encontrava. O defensor já se comunica com os médicos e ficará em observação detalhada nas próximas 48 horas, uma vez que ainda sofre com as dores em decorrência de uma fratura na vértebra lombar.

O goleiro Jackson Follmann está em situação estável, mas ainda inspira cuidados, principalmente na região da perna amputada, chamada de coto de amputação. O local não apresenta qualquer foco infeccioso, mas precisa ser monitorado constantemente. O arqueiro, porém, desenvolveu uma infecção no tornozelo, que está sendo controlada com antibióticos.

Os médicos da Chapecoense revelaram que Follmann será levado ao Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, para seguir o tratamento da amputação, bem como para operar a fratura na segunda vértebra cervical. O encaminhamento do goleiro para a capital paulista, no entanto, ainda não tem data definida.

Em recuperação surpreendente, Alan Ruschel não preocupa mais os médicos da Chape. Além de sentar e caminhar, o lateral-esquerdo já consegue deitar de lado e de bruços e demonstra muita consciência ao ter habilidade de conversar sobre diferentes assuntos. A ideia do corpo médico é transferi-lo para Chapecó assim que for possível.

Rafael Henzel também tem mostrado grande capacidade de recuperação e, da mesma forma que Ruschel, tem conversado com desenvoltura. O jornalista ainda apresenta lesões no pé direito, mas estas podem ser tratadas em procedimentos realizados no Brasil. Henzel e Ruschel devem voltar a Chapecó em breve, de forma unitária para ter mais segurança.

Chape e Atlético-MG não entrarão em campo

O jogo entre Chapecoense e Atlético-MG, marcado para este domingo (11), na Arena Condá, não vai acontecer. A partida foi cancelada em comum acordo entre os clubes, e com o consentimento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A decisão partiu do Atlético-MG. Após o acidente aéreo que vitimou 71 pessoas, entre elas jogadores e comissão técnica da Chapecoense, o futebol brasileiro viveu uma semana de luto. No retorno das atividades, o presidente alvinegro, Daniel Nepomuceno, foi a público e comunicou que não colocaria sua equipe em campo.

A decisão foi tomada junto com a Chapecoense. Antes disso, porém, a CBF queria que a partida fosse realizada, segundo o presidente em exercício do clube catarinense. De acordo com Ivan Tozzo, Del Nero reforçou a necessidade da partida na última semana. “Conversei com o presidente Del Nero sobre a partida contra o Atlético-MG. Ele disse: ‘Este jogo tem que acontecer. Tem que ser uma grande festa’. Respondi: ‘Não temos 11 jogadores’. Ele disse: ‘Tem sim. Vocês têm categoria de base, os jogadores que ficaram. Não importa. Tem que fazer uma grande festa. Chapecó e a Chapecoense merecem'”, disse.

Dias depois, porém, a CBF confirmou que o jogo não aconteceria. “Pela CBF já foi confirmado para gente que não vai acontecer. Não existe possibilidade nenhuma de jogo. Emocionalmente você sabe que não tem clima para o jogo. A gente entrou em contato com eles e o presidente do Atlético-MG já sabe e também nos confirmou. E hoje o Walter (secretário-geral da CBF) já nos confirmou também”, declarou Tozzo.

O cancelamento do jogo não muda nada no Campeonato Brasileiro. Tanto Galo quanto Chape estão classificados para a Copa Libertadores. Desta forma, o estádio receberá o trio de arbitragem que vai aguardar 30 minutos. Com a falta dos dois times, o W.O. duplo será decretado.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document