
Experiência: Nenê e Luis Fabiano são os nomes do ataque do Vasco no jogo da noite de sábado
Rio – Em clima de grande rivalidade, Vasco e Flamengo se enfrentam neste sábado, às 18h(de Brasília), em São Januário, no Rio de Janeiro (RJ), pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. As duas equipes fazem boas campanhas.
O Rubro-Negro, que ganhou os últimos cinco jogos na temporada, é o terceiro colocado com 20 pontos e planeja diminuir a distância para o líder Corinthians, que tem nove pontos a mais. Já o Cruz-Maltino vem de empate por 2 a 2 com o Coritiba no Sul e, com 16 pontos, defende permanência no G-6, a zona de classificação para a Copa Libertadores.
A boa campanha das duas equipes deixa claro que a tendência é um jogo ofensivo e marcado pelo equilíbrio. Para o Flamengo, a vitória é o único resultado que interessa e por isso mesmo os rubro-negros asseguram que partirão para cima do rival desde o começo.
– Sabemos que estamos falando de um clássico, com rivalidade e equilíbrio obrigatórios, e que por isso mesmo se torna difícil. Além disso, o Vasco vai jogar em casa e está mais acostumado com o estádio. Mas o Flamengo já tem seu estilo de jogo bem definido e não vamos mudá-lo. Vamos jogar de maneira ofensiva, desde o começo, como estamos fazendo neste Campeonato Brasileiro. É muito importante conquistarmos uma vitória para não interrompermos essa boa sequência que estamos conseguindo manter na temporada e no próprio Campeonato Brasileiro. A nossa expectativa é a de buscar os três pontos – disse o meia Everton Ribeiro.
Se Zé Ricardo, comandante do Flamengo, vai mandar seu time ao ataque, o jogo realmente vai ser franco, pois Milton Mendes, treinador do Vasco, pensa na mesma estratégia.
– Vamos fazer um jogo de igual para igual e tentar vencer o Flamengo. A rivalidade é muito grande, mas não vamos nos intimidar com a boa campanha do rival, pois também estamos bem no Brasileiro – disse o zagueiro Paulão.
A postura ousada do Vasco se deve ao fato de o time ver o clássico como chave para a sequência do Brasileirão.
– O Vasco vem em uma crescente na competição. Começamos o Campeonato Brasileiro lutando contra a irregularidade e aos poucos estamos progredindo, o que a nossa pontuação tem inclusive mostrado aos nossos torcedores. Mas não podemos interromper isso e o clássico contra o Flamengo acaba tendo um papel determinante neste quesito. Temos que avançar ainda mais na tabela de classificação e esse jogo pode ter um peso grande – disse Henrique.
Os flamenguistas também entendem que o clássico pode influenciar na sequência.
– O resultado de um clássico sempre mexe com um grupo, para o bem ou para o mal. Mesmo o Flamengo sendo um elenco maduro, ninguém gosta de perder. Vamos a campo com o único pensamento de vitória – disse o lateral-direito Rodinei.
Em termos de escalação, o Flamengo terá mudanças em relação ao time que goleou o Palestino por 5 a 2 no meio de semana e encaminho a classificação para as oitavas de final da Copa Sul-Americana. Nomes como o zagueiro Rhodolfo, o lateral-esquerdo peruano Miguel Trauco, o volante Márcio Araújo, o meia Diego e o atacante Paolo Guerrero, preservados diante dos chilenos, reaparecem no sábado.
Já o lateral Pará, com dores no joelho, e o zagueiro Juan, com dores na coxa, foram vetados e não estarão nem na lista de jogadores relacionados para a partida.
Pelo lado do Vasco, os volantes Wellington, contratado junto ao São Paulo, e Bruno Paulista, que estava no futebol português e não joga uma partida oficial desde o ano passado, ganharam oportunidades nas vagas de Jean e Douglas, ambos suspensos por acúmulo de cartões amarelos. O zagueiro Breno, vetado com um estiramento de grau 2 na coxa direita, cede a sua vaga para Rafael Marques, que vai compor o setor com Paulão. A boa notícia é o retorno do atacante Luis Fabiano, que cumpriu suspensão no empate com o Coritiba e reaparece no posto de Thalles.
VASCO-RJ X FLAMENGO-RJ
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 18h(de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Elio Nepomuceno de Andrade Junior (RS)
VASCO: Martin Silva, Gilberto, Paulão, Rafael Marques e Henrique, Wellington, Bruno Paulista, Mateus Vital, Yago Pikachu e Nenê; Luis Fabiano
Técnico: Milton Mendes
FLAMENGO: Thiago, Rodinei, Rodholfo, Rever e Miguel Trauco; Márcio Araújo, Gustavo Cuéllar, Everton Ribeiro, Diego e Everton; Paolo Guerrero
Técnico: Zé Ricardo