Vasco empata com o Botafogo e conquista o bicampeonato

by Diário do Vale
Nenê mais uma vez foi o grande destaque do Vasco e deu a assistência para o gol de Rafael Vaz (Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br)

Nenê mais uma vez foi o grande destaque do Vasco e deu a assistência para o gol de Rafael Vaz (Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br)

Rio – O Vasco conquistou o bicampeonato carioca invicto ao empatar com o Botafogo por 1 a 1, em partida disputada na tarde deste domingo (8), no Maracanã. Foi o 24º título estadual conquistado pela equipe de São Januário e o primeiro da carreira do técnico Jorginho. Os gols foram marcados por Leandrinho para o Botafogo e Rafael Vaz para o Vasco, ambos no segundo tempo.

O clássico foi truncado no primeiro tempo e emocionante na fase final. Por ter vencido o primeiro jogo da decisão, o time de São Januário entrou com uma postura mais cautelosa, enquanto o Botafogo partiu para o ataque desde os primeiros minutos. Com um time muito experiente, o Vasco soube controlar o ritmo do jogo e garantir o resultado que lhe interessava.

Primeiro tempo

Diante de um grande e entusiasmado público, o Vasco criou a primeira grande jogada de perigo quando, após boa troca de passes, Julio dos Santos fez o corta-luz e Riascos bateu fraco para defesa de Jefferson. A resposta do Botafogo foi rápida. Jefferson lançou Gegê que investiu pela esquerda e bateu cruzado para boa defesa de Martín Silva que rebateu e permitiu que a zaga aliviasse o perigo.

O time de General Severiano mantinha a marcação avançada e impedia que o adversário tivesse liberdade para sair jogando.

O Vasco encontrava dificuldades e Nenê tentava fugir da marcação para armar as jogadas da sua equipe. Aos dez minutos, o meia Gegê arriscou da entrada da área e Martín Silva defendeu.

Depois dos 15 minutos, a equipe dirigida por Jorginho passou a equilibrar as ações e obrigou o Botafogo a atuar um pouco mais recuado. Aos 16 minutos, Riascos estragou o ataque do Vasco ao chutar de longe, quando seus companheiros, melhor colocados, esperavam o passe.

Aos 20 minutos, o lateral-esquerdo Diego Barbosa sofreu uma pancada na coxa e precisou deixar a partida. Diego entrou em seu lugar e trocou de posição com Luís Ricardo. Logo depois, Rodrigo Lindoso tentou encobrir Martín Silva, de longa distância, mas a bola passou longe.

O jogo ficou muito truncado com as duas equipes apelando seguidamente para as faltas.

Aos 32 minutos, após ligeira pressão do Vasco, a bola sobrou para Andrezinho que arriscou e mandou para fora.

Só aos 41 minutos é que o torcedor botafoguense voltou a se agitar quando Salgueiro tocou para Gegê na área e Júlio César desviou para escanteio. Após a cobrança, a bola sobrou para Bruno Silva que mandou a bomba e Martín Silva fez grande defesa, evitando o primeiro gol.

No último lance da etapa inicial, Nenê bateu escanteio e Jorge Henrique apareceu por trás da zaga e cabeceou por cima.

O Vasco voltou para o segundo tempo sem Luan, lesionado. Rafael Vaz entrou em seu lugar.

Segundo tempo

O segundo tempo começou mais aberto, com as duas equipes buscando. Aos três minutos, Rodrigo bateu falta e Jefferson fez uma defesa difícil. Um minuto depois, o Botafogo marcou o primeiro gol. Diego fez boa jogada pela direita e cruzou para Leandrinho cabecear sem chances para o goleiro Martín Silva. O Vasco partiu para o ataque e chegou ao empate aos 11 minutos. Nenê bateu falta e Rafael Vaz ganhou de Diego e cabeceou para as redes de Jefferson.

Depois de sofrer o gol do empate, o técnico Ricardo Gomes trocou o uruguaio Salgueiro pelo atacante Luís Henrique que passou a formar a dupla ofensiva com Ribamar.

O Botafogo aumentou a pressão em busca do segundo gol. Aos 19 minutos, Luís Ricardo investiu pela esquerda e tentou surpreender Martín Silva com um chute cruzado, mas o goleiro uruguaio fez outra boa defesa.

Jorginho trocou o paraguaio Julio dos Santos por Yako Pikachu. E o Botafogo voltou a criar outra boa chance aos 23 minutos. Diego rolou para Gegê que, dentro da área, bateu de pé direito e a bola passou muito perto da trave esquerda do Vasco. Aos 31, novamente Gegê recebeu na intermediária e bateu forte para outra defesa de Martín Silva.

Para aumentar a força do ataque, Ricardo Gomes trocou o meia Leandrinho pelo atacante Neilton, mandando o Botafogo para o ataque. O Vasco, mais cauteloso, administrava a vantagem e mantinha apenas Riascos e Nenê na frente.

Nos minutos finais, o Botafogo partiu para o segundo gol que levaria a decisão para a disputa de pênaltis, mas o Vasco soube garantir o resultado e o título invicto.

É campeão: Capitão Rodrigo ergue a taça e renova o título do Campeonato Carioca (Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br)

É campeão: Capitão Rodrigo ergue a taça e renova o título do Campeonato Carioca (Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br)

Ficha técnica

Vasco 1 x 1 Botafogo

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

Data: 8 de maio de 2016 (Domingo)

Horário: 16h(de Brasília)

Público: 60 mil presentes(53.634 pagantes)

Árbitro: Leonardo Garcia Cavaleiro (RJ)

Assistentes: Rodrigo Figueirense Corrêa (RJ) e Dibert Pedrosa Moisés (RJ)

Cartão amarelo: Rodrigo, Andrezinho, Jorge Henrique, Nenê(Vas); Luis Ricardo, Bruno Silva, Salgueiro, Leandrinho, Diego(Bota)

Gols:

Vasco: Rafael Vaz, aos 11 minutos do segundo tempo

Botafogo: Leandrinho, aos quatro minutos do segundo tempo

Vasco: Martín Silva, Madson, Luan(Rafael Vaz), Rodrigo e Júlio César; Marcelo Mattos, Julio dos Santos(Yago Pikachu), Andrezinho e Nenê; Jorge Henrique e Riascos(Diguinho)

Técnico: Jorginho

Botafogo: Jefferson, Luis Ricardo, Joel Carli, Emerson Silva e Diogo Barbosa(Diego); Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, Gegê e Leandrinho(Neilton); Juan Salgueiro(Luís Henrique) e Ribamar

Técnico: Ricardo Gomes

You may also like

6 comments

Gustavo 9 de maio de 2016, 20:03h - 20:03

Título incontestável!

Bicampeão invicto!

ANDRÉ SANTOS 9 de maio de 2016, 16:21h - 16:21

Apesar de em nenhum dos 2 jogos das finais o Vasco ter sido superior ao Botafogo, o título foi muito merecido, invicto, fruto do bom trabalho do Jorginho que conseguiu unir um time limitado tecnicamente, que de bom só tem a zaga, Andrezinho, Nene e esse excelente goleiro Martin Silva, muito pouco para um time campeão, futebol Brasileiro está cada vez mais decandente, hoje os campeões são os times que jogam com mais vontade e não os melhores tecnicamente, o time do Fla é muito superior ao do Vasco, só que perdeu sua principal característica, raça, o time não tem brio, muita incompetência da diretoria e comissao técnica, Fla arrecada no minimo 3 vezes mais que o Vasco, enfim parabéns aos Vascaínos mas acordem pra dura realidade, esse time vai penar na série b, não tem ataque, aguardem.

geninha 10 de maio de 2016, 10:48h - 10:48

NÃO PERDEU SÓ A RAÇA NÃO, TAMBEÉM PERDEU DE 2X0 ,KKKKKKKKKKKKKKK

Voltaço Sempre 9 de maio de 2016, 08:38h - 08:38

Esse campeonato é um LIXO. Chega o Brasileirão, os quatro, sempre ajudados por juízes mal intencionados contra times “pequenos”, levam ferro e lutam para não cair pra segunda divisão. Alô, Federação, vamos olhar para os times pequenos, como a Federação Paulista tem olhado. MARCELO meia do Voltaço fora da seleção do campeonato é brincadeira. E o Tiago Amaral também fora, outra brincadeira.
Vamos Voltaço, vamos ganhar a série D, depois a C e logo em seguida a B. Então, poderemos peitar esse lixo de federação.

Zero 8 de maio de 2016, 22:10h - 22:10

A CBF autorizou a colocação de hour concur do CRVG nos campeonatos dando mais democratização aos títulos do campeonatos.
Hahahahahahah
Chupa Mulambada!!

Não existe azar em futebol 8 de maio de 2016, 19:52h - 19:52

Me acorde quando o Botafogo for grande.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996