Vasco fica no empate com o Ceará

by Paulo Moreira

Atletas do Vasco comemoram o gol de Richard
(Foto: CRVG)

Fortaleza – A sequência de vitórias do Vasco no Campeonato Brasileiro foi interrompida na tarde de ontem com o empate por 1 a 1 diante do Ceará. Depois de três resultados positivos, o time dirigido por Vanderlei Luxemburgo mostrou um desempenho irregular e acabou não conseguindo seu objetivo maior. O resultado fez a equipe de São Januário chegar aos 38 pontos e ocupar, de forma provisória, a 11ª colocação. O Ceará está na 15ª posição com 30 pontos e pode ser superado no final da rodada. Os gols foram marcados por Rossi para o Vasco e Bergon para o Ceará, em gol confirmado pelo VAR depois da marcação de impedimento pela arbitragem de campo.
O resultado foi justo pelo que as duas equipes apresentaram durante os 90 minutos. O Vasco foi bem melhor no primeiro tempo e poderia ter estabelecido uma vantagem maior, mas caiu muito de produção na etapa final e permitiu a reação do Ceará que começou muito mal, mas conseguiu se aproveitar da queda de rendimento do time carioca para estabelecer a igualdade.
Na próxima rodada, o Vasco vai receber o Grêmio, em São Januário; o Ceará terá o Fluminense pela frente, no Castelão.

O jogo

Apoiado por um número expressivo de torcedores, o Vasco começou a partida no ataque e, logo no primeiro minuto, após lançamento do goleiro Fernando Miguel, Ribamar desviou de cabeça e Rossi concluiu para uma defesa segura de Diogo Silva. O time de São Januário tentava adiantar a marcação para impedir que o Ceará saísse da sua defesa, tocando a bola sem ser incomodado.
O Ceará encontrava dificuldades para romper o bloqueio imposto pela equipe carioca e os atacantes do time da casa quase não participavam do jogo. Para tentar impedir a pressão do Vasco, os jogadores cearenses tentavam segurar a bola e esfriar o ritmo da partida.
Aos dez minutos, Rossi foi lançado na corrida e bateu cruzado, mas Luiz Otávio conseguiu bloquear o chute.
O Ceará chegou pela primeira vez com perigo aos 13 minutos, quando William Oliveira foi derrubado por Richard na entrada da área. Ricardinho bateu colocado e a bola tirou tinta da trave defendida por Fernando Miguel.
Aos 17 minutos, o Vasco marcou o primeiro gol. Richard avançou pela esquerda e cruzou para e entrada de Rossi que bateu de chapa e colocou a bola nas redes de Diogo Silva.
A vantagem não reduziu a intensidade do Vasco. Aos 21 minutos, Ribamar recebeu no meio e enfiou para Rossi que chutou com muito perigo para o gol, mas a bola foi desviada para escanteio. Na cobrança, Leandro Castan subiu mais do que a zaga e cabeceou para fora, mas assustando o goleiro Diogo Silva.
Escalado com Thiago Galhardo improvisado como atacante, o Ceará não conseguia perturbar a defesa da equipe carioca e a torcida pedia mudanças ao técnico Adilson Batista.
O jovem volante Bruno Gomes foi advertido com cartão amarelo e o técnico Vanderlei Luxemburgo decidiu substitui-lo para evitar problemas, colocando Raul em campo.
Aos 37 minutos, o Ceará criou sua primeira grande oportunidade para marcar. Fabinho cruzou da direita e Lima, nas costas de Pikachu, cabeceou com grande perigo, assustando Fernando Miguel. A jogada animou a torcida que passou a empurrar o Ceará para buscar o empate. O Vasco não era mais o time veloz do início da partida e se preocupava apenas em defender a vantagem. Logo depois foi a vez de William Oliveira finalizar com perigo, mas a bola saiu.
O Ceará voltou para o segundo tempo com o atacantes Leandro Carvalho e Bergson nas vagas de Ricardinho e Lima, numa tentativa de Adilson Batista de dar maior agressividade ao ataque. O Vasco, por sua vez, entrou com Felipe Ferreira no lugar de Marrony.
E o time cearense voltou bem mais agressivo com ataques pela direita, conduzidos por Samuel Xavier que aproveitava os espaços no setor para investir. Aos 11 minutos, foi a vez de João Lucas cruzar fechado e obrigar Fernando Miguel a desviar de soco para afastar o perigo.
Preocupado com a pressão cearense, Vanderlei Luxemburgo substituiu o colombiano Guarín, já desgastado, pelo volante Felipe Bastos.
O Vasco voltou bem diferente no segundo tempo, preocupado apenas em manter sua vantagem, deixando Rossi e Ribamar isolados na frente. Enquanto isso, o Ceará pressionava em busca do empate, mas insistia nos cruzamentos, o que facilitava a tarefa da defesa carioca.
O jogo era marcado por muitos erros de passe e muitas faltas cometidas pelas duas equipes, o que tornava a partida truncada, irritando a torcida que queria ver um espetáculo mais atraente.
Aos 29, após cruzamento de João Lucas, Felipe Baixola cabeceou fraco e Fernando Miguel ia deixando passar, mas o goleiro conseguiu se recuperar e evitar o vexame.
Aos 33 minutos, Leandro Carvalho tentou repetir o gol olímpico que marcou contra o Corinthians, mas acabou chutando muito mal e a bola saiu antes de chegar na linha da área. O jogador do Ceará recebeu uma grande vaia pela tentativa fracassada.
O Vasco seguia sem conseguir se organizar e apenas devolvia a bola para o Ceará que não sabia o que fazer com ela, para irritação cada vez maior da torcida presente ao Castelão.
Aos 38 minutos, o Ceará empatou em jogada decidida pelo VAR. Felipe Baixola chutou, Fernando Miguel defendeu parcialmente e Bergson empurrou para as redes. O assistente marcou impedimento, mas a revisão do árbitro de vídeo confirmou a posição legal e o gol foi validado.
Animado com o empate, o time nordestino partiu para buscar o segundo gol, enquanto o Vasco parecia muito cansado e se limitava a tirar a bola das imediações da sua área sem construir nada de positivo.
Nos acréscimos, o Vasco chegou a criar uma boa chance para desempatar, mas Diogo Silva conseguiu defender o chute de Raul.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996