Volta Redonda- Aconteceu neste domingo, dia 9, a decisão da primeira edição dos Jogos Municipais da Pessoa com Deficiência (Jompede), em Volta Redonda. O evento realizado em dois dias reuniu mais de 200 alunos de sete instituições. O Jompede foi realizado pela prefeitura de Volta Redonda através da secretaria municipal de Esporte e Lazer (Smel), com o apoio de outras secretarias e autarquias.
Segundo Maria Paula Tavares, o Jompede é um marco para a cidade de Volta Redonda.
– Queremos tornar essa ação anual para o município. Fomentar nas instituições os jogos paradesportivos e desenvolver isso para os alunos potencializando junto a outras secretarias essa competição que é tão importante para o público. Essa é a orientação do nosso prefeito Samuca Silva e quero destacar a participação dos profissionais da Smel que se dedicaram com empenho e muito carinho para realizar esses jogos. Nisso governo está promovendo à inclusão e a valorização da pessoa com deficiência de Volta Redonda – contou.
A competição aconteceu em dois locais: no Ginásio Amaro Inácio, no bairro Retiro, e no Estádio Raulino de Oliveira. Contou com jogos adaptados e diversas modalidades como Futsal, Cabo de guerra, Tênis de Mesa, Atletismo, Vôlei adaptado, Dama, Dominó, Xadrez, Zig-Zag com bola, Boliche, Chute a gol e Arremesso a cesta.
Quem adorou participar foi o atleta e aluno, Gustavo Mendes, que participou do futsal e adorou ganhar uma medalha.
– É a primeira vez que ganhei uma medalha. Eu amei participar, fiquei feliz demais e minha família veio me ver – contou.
A secretária municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, Dayse Penna, destacou que os jogos ofereceram às pessoas que possuem algum tipo de deficiência, uma competição esportiva adequada às suas necessidades especiais.
– O nosso prefeito Samuca tem um olhar sensível e incentivou que todos realizassem esses jogos. As partidas promoveram uma integração entre família dessas pessoas e proporcionou um momento impar. Através de políticas públicas vamos atendendo e realizando a inclusão desse público – falou.
O prefeito Samuca Silva, enfatizou a importância da inclusão e de ter o esporte e lazer como aliado neste sistema.
– Nosso objetivo foi realmente trabalhar a inclusão desse grupo e valorizar a participação deles. Todos são vencedores e todos receberam medalhas. Sabemos das conquistas da pessoa com deficiência e queremos trabalhar com políticas de qualidade para melhorar sempre a vida dessas pessoas – contou.
© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. – Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996
3 comments
Muito boa ! a ideia,essa prática é mais um apoio bem vindo as pessoas com necessidades especiais
Só mudaram o nome, OLIMPEDE era exatamente isso e começou municipal depois cresceu.
O Samuca está descaracterizando a cidade com essa obsessão em apagar qualquer vestígio do governo passado… Até as cores oficiais do município ele está alterando à revelia dos munícipes: agora é amarelo e azul…
Comments are closed.