quinta-feira, 21 de novembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Exapicor 2019 / 218 anos de Resende serão celebrados com desfile cívico e momento de oração no dia 29 de setembro

218 anos de Resende serão celebrados com desfile cívico e momento de oração no dia 29 de setembro

Matéria publicada em 27 de setembro de 2019, 19:34 horas

 


Tradicional desfile, que começará às 9h, contará com mais de 3 mil participantes na Avenida Rita Maria Ferreira da Rocha, no bairro Jardim Jalisco

A programação do evento contará com a execução dos Hinos Nacional e de Resende pela Banda da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), além da participação especial dos alunos da rede pública municipal de ensino (Foto: Carina Rocha)

Resende – A Prefeitura de Resende comemora os 218 anos de emancipação político-administrativo da cidade com desfile cívico e momento de oração, neste domingo, dia 29. O Desfile de 29 de Setembro, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, contará com mais de 3 mil participantes na Avenida Rita Maria Ferreira da Rocha, no bairro Jardim Jalisco. A programação do evento contará com a execução dos Hinos Nacional e de Resende pela Banda da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), além da participação especial dos alunos da rede pública municipal de ensino.

Antes do desfile, previsto para começar às 9h, haverá revista à tropa com a presença do comandante da Aman, General de Brigada Gustavo Henrique Dutra de Menezes, e do prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz, além do momento especial de oração. O ato religioso, que acontecerá no palanque oficial, será celebrado pelo Padre Rafael Ferreira, coordenador da Região Pastoral de Resende e Itatiaia, que atua como Pároco in solidum da Paróquia Sagrada Família, na Grande Alegria, e o Pastor Rodrigo Buçard, da Igreja Metodista Catedral Emanuel, situada no bairro Barbosa Lima.

Além da Banda da Aman, vão participar: agentes do 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM), do 23º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) de Resende, da Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal; representantes da Cruz Vermelha, do Grupo Senzala de Capoeira, Anjos da Montanha, da Secretaria de Esporte e Lazer, da Coordenadoria da Promoção da Igualdade Racial, do Moto Clube de Resende e do Projeto AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) Comunidade; integrantes do Distrito Sul Fluminense de Escoteiros, do Grêmio Literário e do Clube dos Desbravadores; Asilo Nicolino Gulhot; Programas Gente Eficiente e Melhor Idade + Ativa, ligados à Prefeitura; Fanfarra Opinião do Centro de Convivência do Idoso (CCI) do Tobogã e Coral Sonho Meu; e as fanfarras do Comeep (Corporação Musical Educacional Engenheiro Passos), da Corporação Musical Visconde de Mauá, da Comjuver (Corporação Musical Júlio Verne), do Sesi (Serviço Social da Indústria) e da Escola Municipal Augusto de Carvalho – Ciep 489 (Cidade Alegria).

Os alunos de várias unidades da rede municipal de ensino também estarão presentes no desfile. Já estão confirmadas as seguintes unidades: Escolas Municipais Bernarda Brandão, Educação Pré-escolar Bairro Alambari, Abrahão Hermano Ribenboim, Maria de Assis Barboza, Jardim das Acácias, Maria Dulce Freire Chaves, Marieta Salles Cunha, Professor Carlinhos, Clotilde de Souza Ferreira, Algodão Doce, Dona Mariúcha, Lídia Pires de Magalhães, Surubi, Francisco Tavares Rezende, Hetelvina Carneiro, Luiz Pistarini, São Vicente Ferrer, João Rodrigues, Adelaide Lopes Salgado, Governador Roberto Silveira, Esther Politi, Noel de Carvalho, Sagrado Coração, Doutor Jorge Miguel Jayme, Augusto de Carvalho – Ciep 489 e Geraldo da Cunha Rodrigues – Ciep 342; Cemeis (Centros Municipais de Educação Infantil) Servidora Hilda da Conceição Mateus Inácio, Julieta Botelho e Parque das Águas; Colégio Municipal Getúlio Vargas; e Colégio Estadual Antonina Ramos Freire.

A secretária municipal de Educação, Rosa Frech, reforçou sobre a importância do envolvimento dos estudantes em atos cívicos como o de 29 de Setembro, lembrando que as escolas devem estimular o exercício da cidadania. “A escola tem papel fundamental na formação do ser humano, impulsionando a aprendizagem dos alunos, além de incentivá-los a perceber o exercício pleno dos direitos e deveres na sociedade. O desfile é sempre um marco nas comemorações do aniversário da cidade, envolvendo várias unidades de ensino e instituições. O evento cívico é uma grande oportunidade para que as novas gerações conheçam mais sobre a história do nosso município, explorando informações sobre a sua fundação e as etapas de desenvolvimento, além do Hino de Resende – explicou.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document