>
sábado, 28 de maio de 2022 - 13:30 h

TEMPO REAL

 

Capa / Internacional / Chanceler prepara visita de Bolsonaro aos EUA para meados de março

Chanceler prepara visita de Bolsonaro aos EUA para meados de março

Matéria publicada em 7 de fevereiro de 2019, 19:58 horas

 


Brasília- O presidente Jair Bolsonaro deve visitar os Estados Unidos (EUA) em meados de março, a data está em negociação. O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, passou os últimos dois dias em Washington e nesta quinta-feira (7) se deslocou para em Nova York onde acertará os detalhes da viagem presidencial.

A agenda de Bolsonaro deve reunir temas econômicos e comerciais, segundo o chanceler. Araújo quer também que parlamentares norte-americanos visitem o Brasil para conhecer a realidade nacional e discutir temas de interesse mútuo.

Em Nova York, o ministro terá reuniões com empresários e formadores de opinião, além de especialistas em geopolítica mundial. Ele se reuniu há dois dias com o secretário de Estado noirte-americano, Mike Pompeo.

Transferência

Durante a passagem por Washington, Araújo conversou com o ministro do Exterior da Turquia, Mevlüt Çavusoglu. Segundo o chanceler, o turco quis saber como está a definição sobre a possível transferência da Embaixada do Brasil de Tel Aviv para Jerusalém. O tema divide a comunidade judaica e a muçulmana, pois Jerusalém é considerada religiosa para os dois povos, além dos católicos.

Araújo afirmou ao chanceler turco que o assunto está em fase de análise.

– É um processo que estamos estudando – disse o ministro brasileiro, lembrando que o chanceler turco demonstrou preocupação com a eventual transferência.
– Sobretudo a preocupação de que um eventual gesto brasileiro sobre a mudança de paz pode ter algum tipo de impacto ou repercussão negativa para a região ou o processo de paz. [Eles querem que] qualquer reação nossa contribua para a paz na região – ressaltou Araújo.

Por Agência Brasil


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Parabéns ao governo federal por restaurar a amizade com o país democrata dos Estados Unidos, pois nos governos petistas só havia amizade com ditaduras sanguinárias!!!

Untitled Document
close