Justiça peruana determina libertação de Keiko Fujimori

Por Diário do Vale

Libertação da filha mais velha do ex-presidente Alberto Fujimori. (crédito AB)

Lima – A Justiça do Peru aceitou os recursos apresentados pela defesa da líder opositora Keiko Fujimori e determinou, na noite dessa quarta-feira (17), a imediata libertação da filha mais velha do ex-presidente Alberto Fujimori. Ela foi detida na semana passada, durante investigação por corrupção e lavagem de dinheiro que envolve a construtora Odebrecht.

Por decisão unânime, a Segunda Câmara de Recurso do Tribunal Penal Nacional aceitou os recursos apresentados por Keiko Fujimori e mais cinco detidos, determinando a anulação da prisão provisória à qual foram submetidos e sua libertação imediata.

Na semana passada, o juiz Richard Concepción Carhuancho ordenou a prisão de Keiko, líder do partido opositor Força Popular, e de mais 19 pessoas, em meio a uma investigação por lavagem de dinheiro vinculada ao financiamento irregular desse partido político.

A ordem judicial emitida hoje estende às cinco pessoas que entraram com recurso, entre elas os ex-ministros fujimoristas Jaime Yoshiyama e Augusto Bedoya, e outras 14 que foram incluídas na resolução de Carhuancho.

O juiz que presidiu o Tribunal, César Octavio Sahuanay, argumentou que na resolução de Carhuancho “o magistrado não acrescenta ideias sobre as apresentadas pela Promotoria”.

“Houve uma nulidade insuperável, esta sala quer deixar claro que onde o juiz não motiva a declaração fiscal, isso leva à nulidade”, afirmou. De acordo com o Tribunal, Carhuancho incluiu na sua resolução “apenas uma base fiscal, não judicial”.

No entanto, a Segunda Câmara de Recurso não entrou para avaliar os argumentos da Promotoria, nem o fundo dos mesmos e deixou ao Ministério Público o direito de apresentar seu pedido de detenção diante de um novo tribunal que não seja dirigido pelo juiz Carhu ancho.A resolução foi recebida com choro de alegria por Keiko Fujimori, que participou da audiência ao lado de mais três detidos.

Em seu discurso perante a corte, ela pediu que fosse libertada, por considerar que a detenção era “uma clara violação” do devido processo legal e de sua presunção de inocência.

A Promotoria investiga Keiko Fujimori e o partido Força Popular por suposto lavagem de dinheiro na campanha para as eleições presidenciais de 2011, ao supostamente disfarçar as grandes doações de dinheiro cuja origem pode ser ilícita.

Nesse financiamento irregular, pode estar US$ 1 milhão que a Odebrecht afirmou ter entregue para apoiar a candidatura de Keiko Fujimori à Presidência do Peru, quando perdeu para Ollanta Humala

VOCÊ PODE GOSTAR

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996