quarta-feira, 22 de maio de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Internacional / Maduro anuncia fechamento da fronteira com o Brasil

Maduro anuncia fechamento da fronteira com o Brasil

Matéria publicada em 21 de fevereiro de 2019, 17:32 horas

 


O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou hoje (21) o fechamento da fronteira com o Brasil e a realização de um “grande show” de música na área que faz divisa com a Colômbia. Ele avalia também o fechamento da fronteira colombiana, na qual está a cidade Cúcuta, que centraliza os repasses de doações para os venezuelanos.

“A partir das 20h de hoje (19h, no horário de Caracas) a fronteira terrestre com o Brasil será fechada”, anunciou Maduro durante reunião com o Estado Maior das Forças Armadas Nacionais Bolivarianas (FANB) por videoconferência do Comando Estratégico Operacional de Caracas.

“Decidi que [o espaço] está totalmente fechado, até novo aviso sobre a fronteira terrestre com o Brasil, melhor prevenir do que remediar”, acrescentou Maduro. “Quero que seja uma fronteira dinâmica e aberta com a Colômbia, mas sem provocações.”

Desestabilização

Para Maduro, há uma campanha para desestabilizar seu governo. Ele usou várias expressões críticas aos que lideram o esquema para angariar ajuda humanitária. Segundo ele, há um “espetáculo mundial”, utilizando as necessidades da Venezuela para chamar a atenção.

Maduro afirmou que espera que “triunfe” a paz e a vitória sobre o que chamou de “guerra psicológica”. De acordo com ele, a cada provocação, haverá uma resposta por parte da Venezuela.

No discurso, o venezuelano agradeceu “a lealdade sempre” dos militares que estão ao seu e citou o solgan “Leais sempre, traidores nunca”. Segundo ele, como humanista ama o povo e o país “acima de qualquer coisa”.

Há informações não confirmadas oficialmente que foram enviados militares para cidade de Santa Helena de Uairén, na fronteira com o Brasil.

EUA

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, viaja para a Colômbia na próxima segunda-feira (25) para negociar com o presidente colombiano a ajuda humanitária para a Venezuela. O vice-presidente pretende defender a saída imedidata de Maduro do poder. Ele também se encontrará com famílias de refugiados venezuelanos.

“A luta na Venezuela é entre ditadura e democracia e liberdade”, disse a secretária de imprensa da Vice-Presidência, Alyssa Farah. “Juan Guaidó é o único líder legítimo da Venezuela. É o momento de Nicolás Maduro sair.”

Farah reiterou que os Estados Unidos além de apoiar a gestão Guaidó, atuam no fornecimento de ajuda humanitária e no apoio à sociedade venezuelana. “[Os Estados Unidos trabalham] ao lado do povo da Venezuela até que a democracia e a liberdade sejam totalmente restauradas. ”

Data

A Casa Branca informou, por meio de comunicado, que Pence reforçará o apoio ao governo interino de Juan Guaidó, que se autoproclamou “presidente encarregado” no último dia 23. De acordo com a Casa Branca, Pence ressaltará a necessidade de restabelecer a democracia e combater a ditadura na Venezuela.

No encontro, o vice-presidente vai abodar a crise humanitária e de segurança na Venezuela e os esforços para ajudar a população. Segundo a Casa Branca, o objetivo é definir medidas concretas que apoiem a população e a transição para a democracia.

Éa quinta viagem de Pece para a América Latina como vice-presidente. Em suas viagens anteriores, ele também se reuniu com venezuelanos que fugiram de seu país.

*Com informações da VTV, emissora pública de televisão da Venezuela.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

6 comentários

  1. Avatar

    Tudo herança maldita do pt e do seu líder máximo molusco nove dedos.

  2. Avatar

    O Brasil num tá conseguindo se sustentar nas próprias pernas e tá querendo procurar chifre em cabeça de cavalo lá na Venezuela. É a turminha de seguidores do Bolsonaro botando lenha na fogueira do problema do vizinho, mas na hora de ir lá na frente, junto à fronteira, vai mandar as buchas de canhão de sempre, os soldados. E vão ficar sentadinhos no sofá, assistindo pela TV o fogo arder no dos outros, lá naquela lonjura de país.
    O Alto Comando das Forças Armadas não está achando graça nenhuma nessa agitação desses tal bolsonarista.

  3. Avatar

    Os brasileiros tem que se intrometer no problema venezuelano, pois esse problema foi criado no Brasil na medida que Lula fez vídeos pedindo para a população venezuelana votar no Maduro; mandou seus marqueteiros pessoais João Santana e Mônica Moura trabalharem para reeleger Maduro; além do mais Lula enviou bilhões de dólares para sustentar a ditadura chavista… Ou seja, os brasileiros tem culpa pelo povo venezuelano estar morrendo de fome devido à ditadura de Maduro, pois foi o Brasil que sustentou essa ditadura!
    Maduro come do bem e do melhor e não deixa a ajuda internacional chegar…. Basta lembrar que já são 50 países que reconhecem Guaidó como presidente, ou seja, Maduro devia pegar a mala e ir embora para Cuba já!

    • Avatar

      Mirian leitão do DV, agora virou especialista em assuntos internacionais? Quando que você vai deixar de pensar com o seu preconceito na ponta dos dedos? Para começar temos problemas demais e o seu presidente tem que começar a resolvê-los. Nenhuma postura sobre o fechamento da fábrica da Ford e nenhuma medida para fomentar o nosso crescimento. Vá ler sobre a balança comercial com a Venezuela e veja quem vai ser o maior prejudicado nessa situação. Esses mesmos 50 países que apoiam o golpe, querem primeiramente o petróleo, apesar que esse já tem dono, e depois entrar no mercado venezuelano e expulsar justamente empresas brasileiras que possuem o mercado local. Você como o típico eleitor do Mito vive ainda na guerra fria. Toda essa movimentação tem a única razão, Business, coloquei em inglês para agradar você e todos os que possuem o complexo de vira latas em processo avançado. Nossa economia só tende a perder com o golpe no país vizinho. Acorda!!

    • Avatar

      Você fala em golpe?! Deixa de ser hipócrita, pois a população está morrendo de fome e mesmo o ditador Maduro tendo fechado a fronteira contruindo o Muro de Berlim entre a Venezuela e o Brasil, mesmo assim, milhares de venezuelanos entram no Brasil fugindo da fome e da morte!!!
      Por que você, os artistas da globo e o PT apoiam o ditador Maduro, que não deixa entrar a ajuda humanitária para acabar com a fome dos venezuelanos?! Você tem preconceito contra os venezuelanos, ou seja, você acha que eles não podem comer e eles tem que conviver com a ditadura só porque é apoiada pelo PT, CUT e MST?!!! Faz parte da Revolução bolivariana mata a população pela fome?! Bolsonaro não pode mandar alimento para o povo famento da Venezuela?!
      Foi pela primeira vez na história que uma ditadura não deixa entrar ajuda humanitária para acabar com a fome dos seus cidadãos!!!
      Como diria o jornalista Boris Casoy: “Isso é uma vergonha!”….

  4. Avatar
    Observador Político

    Enquanto brasileiros vão se intrometendo no problema venezuelano, no Brasil a Ford anuncia o fechamento da fábrica de S. Bernardo e nenhuma autoridade pública aparece para tentar reverter isso. Mesma coisa com o fim da Arcelor Mittal em Barra Mansa e a quase zero redução do desemprego em geral. E assim mesmo por conta de muitos empregos informais, com menor circulação de dinheiro.

Untitled Document