Migrantes levam prefeito de Tijuana a declarar crise humanitária

by Diário do Vale

Migrantes da América Central acampam em Tijuana, na fronteira do México com os Estados Unidos. – Joebeth Terriquez/EFE/Direitos reservados

México – O prefeito de Tijuana (México), Juan Manuel Gastélum, declarou estado de crise humanitária na cidade em decorrência da necessidade de recursos para atender aos milhares de integrantes da caravana de imigrantes de países da América Central. Segundo ele, o custo da atenção aos migrantes, aproximadamente 4 mil desde a semana passada, é superior a mais de 500.000 pesos (o equivalente a US$ 24.800).

Gastélum disse que pedirá assistência humanitária ao governo federal mexicano e a entidades internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Convenção Americana de Direitos Humanos.

“Não vou comprometer os serviços públicos, não vou gastar o dinheiro dos tijuanenses, não vou dever a Tijuana porque não fizemos isso nestes dois anos.”

O prefeito criticou a Secretaria de Governo do México por ter deixado Tijuana “sozinha” na questão da caravana, quando as leis estabelecem que esse orgão é responsável por acompanhar a situação desde o princípio.

Na semana anterior, Gastélum, do conservador Partido Ação Nacional, emitiu mensagens xenófobas e racistas contra os migrantes. “Tijuana é uma cidade de imigrantes, mas não os queremos dessa maneira”, declarou.

As autoridades mexicanas informaram que 108 pessoas de origem centro-americana foram detidas, 104 das quais receberam sanções administrativas. Quatro foram apresentadas à promotoria por crimes de roubo, brigas e desacato à autoridade.

Os demais foram detidos por crimes de posse de droga, embriaguez em via pública e por causar distúrbios, explicou o titular da Secretaria de Segurança Pública Municipal (SSPM), Marco Antonio Sotomayor.

“A maioria dos integrantes da caravana migrante busca melhorar a sua forma de viver, no entanto, devo dizer que outros tantos, que seguramente estão em menor número, foram detidos pela Polícia Municipal, principalmente por posse de drogas, ingerir bebidas alcoolicas na via pública e causar distúrbios”, observou Sotomayor.

Ele reiterou que não haverá tolerância para os que infringem a lei em Tijuana, “sejam migrantes centro-americanos, mexicanos ou visitantes americanos”.

You may also like

1 comment

Paulo Elias 23 de novembro de 2018, 11:01h - 11:01

Se essas pessoas não cumprem sequer as leis no México, e a caravana por si só já mostra não respeitar as leis dos Estados Unidos por querer entrar “na marra” sem os devidos trâmites legais, alguém acha que eles vão cumprir as leis quando chegarem em solo americano?

Será que eles acreditam mesmo que irão entrar nos EUA? Será que a audácia e o desrespeito deles por outras nações se impõem à realidade?

Fico com pena das crianças que foram envolvidas a essa empreitada tão perigosa pelos próprios pais. Miséria e bolsões de pobreza existem em todos os países da América Latina, uns são mais acentuados, outros não. Mas isso nunca pode ser justificativa para sair entrando em outro país na marra.

E como de costume, sempre escolhem o melhor país para irem. Eles não querem simplesmente fugir da miséria, querem o MELHOR, se estivessem só fugindo da fome, iriam para países “menos piores” que o deles como Brasil, Colômbia, Argentina e o próprio México.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996