segunda-feira, 19 de novembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Internacional / Mike Pompeo chega a Riad para conversar sobre o caso Khashoggi

Mike Pompeo chega a Riad para conversar sobre o caso Khashoggi

Matéria publicada em 16 de outubro de 2018, 07:30 horas

 


Khashoggi, durante evento em Londres – Divulgação Reuters/Direitos reservados

Arábia Saudita – O secretário de Estado dos Estados Unidos (EUAO, Mike Pompeo, chegou hoje (16) a Riad para se reunir com o rei da Arábia Saudita, Salman bin Abdulaziz. O assunto é o desaparecimento do jornalista saudita Jamal Khashoggi, desde o último dia 2, após entrar no consulado de seu país em Istambul (Turquia).

A porta-voz do Departamento de Estado, Heather Nauert, confirmou a chegada de Pompeo a Riad em mensagem no Twitter, sem maiores detalhes sobre a agenda do dia.

Segundo informaram  os veículos de imprensa dos Estados Unidos, a Arábia Saudita planeja reconhecer que Khashoggi morreu sob sua custódia, em um interrogatório que saiu do controle das autoridades no consulado saudita em Istambul.

O presidente americano, Donald Trump, disse ontem que o monarca saudita desconhece o que aconteceu com Khashoggi e chegou a insinuar que “matadores” poderiam estar por trás de seu desaparecimento.

Trump disse ter ordenado que Pompeo viajasse para a Arábia Saudita e “ir para outro lugar, se necessário” para esclarecer o caso de Khashoggi. Veículos de imprensa turcos anteciparam que ele poderia visitar a Turquia após sua parada em Riad.

No dia 2 de outubro, Khashoggi entrou no consulado do reino saudita em Istambul para recolher documentos para poder se casar com sua namorada turca, que ficou lhe esperando do lado de fora do edifício. Desde então, seu paradeiro é desconhecido.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document