Mike Pompeo chega a Riad para conversar sobre o caso Khashoggi

Por Diário do Vale

Khashoggi, durante evento em Londres – Divulgação Reuters/Direitos reservados

Arábia Saudita – O secretário de Estado dos Estados Unidos (EUAO, Mike Pompeo, chegou hoje (16) a Riad para se reunir com o rei da Arábia Saudita, Salman bin Abdulaziz. O assunto é o desaparecimento do jornalista saudita Jamal Khashoggi, desde o último dia 2, após entrar no consulado de seu país em Istambul (Turquia).

A porta-voz do Departamento de Estado, Heather Nauert, confirmou a chegada de Pompeo a Riad em mensagem no Twitter, sem maiores detalhes sobre a agenda do dia.

Segundo informaram  os veículos de imprensa dos Estados Unidos, a Arábia Saudita planeja reconhecer que Khashoggi morreu sob sua custódia, em um interrogatório que saiu do controle das autoridades no consulado saudita em Istambul.

O presidente americano, Donald Trump, disse ontem que o monarca saudita desconhece o que aconteceu com Khashoggi e chegou a insinuar que “matadores” poderiam estar por trás de seu desaparecimento.

Trump disse ter ordenado que Pompeo viajasse para a Arábia Saudita e “ir para outro lugar, se necessário” para esclarecer o caso de Khashoggi. Veículos de imprensa turcos anteciparam que ele poderia visitar a Turquia após sua parada em Riad.

No dia 2 de outubro, Khashoggi entrou no consulado do reino saudita em Istambul para recolher documentos para poder se casar com sua namorada turca, que ficou lhe esperando do lado de fora do edifício. Desde então, seu paradeiro é desconhecido.

VOCÊ PODE GOSTAR

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996