Militares americanos apontam crescimento de risco de confronto com China sobre Taiwan

Por Diário do Vale

A preocupação com Taiwan surge no momento em que Pequim ganha novas forças após anos de crescimento militar – Foto: Arquivo.

Washington- Militares americanos estão alertando que a China provavelmente está acelerando seu cronograma para assumir o controle de Taiwan, a ilha que tem sido a principal fonte de tensão entre Washington e Pequim por décadas e é vista como um gatilho possível para um estado um confronto entre Estados Unidos e China.

A preocupação com Taiwan surge no momento em que Pequim ganha novas forças após anos de crescimento militar. O país tornou-se mais agressivo com Taiwan e mais assertivo nas disputas de soberania no Mar Sul da China. A relação também se tornou mais conflituosa com Washington. Altos funcionários chineses trocaram farpas públicas e rudes com o secretário de Estado, Antony Blinken, em negociações no Alasca no mês passado.

Um movimento militar contra Taiwan, no entanto, seria um teste do apoio dos EUA à ilha que Pequim vê como uma província separatista. Para o governo do presidente Joe Biden, poderia representar a escolha de abandonar uma entidade democrática amigável ou arriscar o que poderia se tornar uma guerra total por uma causa que não está no radar da maioria dos americanos. Os EUA há muito se comprometem a ajudar Taiwan a se defender, mas deliberadamente não deixaram claro até onde iriam em resposta a um ataque chinês.

O porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, expressou na quarta-feira, dia 7, “grande preocupação” com o que chamou de padrão de esforços chineses para intimidar na região, incluindo Taiwan. “Temos indicações de que os riscos estão realmente aumentando”, disse o almirante Philip Davidson, o comandante militar mais graduado dos EUA na região da Ásia-Pacífico, a um painel do Senado no mês passado, referindo-se a um movimento militar chinês em Taiwan.

Também na quarta, o ministro das Relações Exteriores de Taiwan, Joseph Wu, disse que a ameaça militar contra seu país está aumentando e, embora tenha dito que ainda não era “particularmente alarmante”, os militares chineses nos últimos anos têm conduzido o que ele chamou de exercícios mais perto da ilha.

Fonte: Associated Press*.

VOCÊ PODE GOSTAR

2 Comentários

Liberdade 10 de abril de 2021, 11:53h - 11:53

Ué……….Mas o problema das tensões (e todos os outros) não era o Donald Trump ? Tinha uma turma aí que atribuía todos os males e problemas do planeta ao homem de cabelo cor de laranja. Sumiram ? No coments ? Nada ?
A China é uma ditadura. Ponto.

guto 8 de abril de 2021, 12:57h - 12:57

China é uma ditadura comunista que manda derrubar Igrejas e matar padres, nessa guerra estou do lado dos EUA!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996