sexta-feira, 29 de maio de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Internacional / Morales denuncia tentativa de golpe e declara estado de emergência

Morales denuncia tentativa de golpe e declara estado de emergência

Matéria publicada em 24 de outubro de 2019, 09:44 horas

 


Evo Morales denuncia tentativa de golpe (Roosewelt Pinheiro/Agência Brasil)

La Paz – O presidente da Bolívia, Evo Morales, considerou nessa quarta-feira (23) que as acusações de “fraude” contra os resultados eleitorais preliminares constituem tentativa de “golpe de Estado” e declarou estado de emergência. O país tem sido palco de intensos confrontos desde que foram divulgados os resultados eleitorais provisórios, que indicam vitória de Morales no primeiro turno.

Três dias depois de as urnas terem encerrado e de terem sido anunciados os resultados preliminares das eleições presidenciais, Morales quebrou o silêncio e afirmou que está “em marcha um golpe de Estado” por parte dos seus adversários políticos.

Eleições gerais

As eleições gerais bolivianas ocorreram no domingo (20). O presidente Evo Morales disputa a recondução ao 4º mandato, tendo como principal opositor Carlos Mesa. Para vencer no 1º turno, um candidato deve ter mais de 40% os votos, com diferença de mais de 10% do segundo colocado. Após o encerramento da votação, teve início o que é chamado no país de “contagem rápida”, por meio da transmissão de dados ao Tribunal Supremo Eleitoral.

A transmissão foi interrompida na noite de domingo, quando Morales vencia por uma margem um pouco menor do que os 10% necessários para a vitória no 1º turno. A contagem foi retomada no fim da segunda-feira. Considerando votos do exterior, Morales ganharia por uma pequena margem. A suspensão gerou a saída de integrantes do TSE.

Diante do quadro, opositores ao atual presidente promoveram atos contra sedes do Órgão Eleitoral Plurinacional (OEP).  Segundo a autoridade, devido às manifestações violentas, as atividades nos tribunais regionais em seis estados – Santa Cruz, Potosí, Chuquisaca, Beni, Tarija e La Paz – foram suspensas.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

5 comentários

  1. Avatar

    Graças a Deus escapamos dessa esquerda atrasada, medíocre, violenta, quando usando do poder dele não quer sair mais.

  2. Avatar

    A única coisa que a Bolívia tem é a cocaína que exporta pro mundo inteiro! Esses ratos das altitudes andinas!

  3. Avatar

    Morales não é democrático, pois a Democracia exige novos presidentes de quatro em quatro anos, no entanto, Evo Morales não aceita nenhum outro presidente que não seja ele!
    O que dizer do Evo Morales que roubou a Refinaria da Petrobrás na Bolívia e o Lula não falou nada?!

  4. Avatar

    Ninguém aguenta aquele governo lá e quando a oposição ganha é golpe. Ta que nem aqui.

    • Avatar
      EDIGAR PEREIRA DA SILVA FILHO

      Ninguém quem cara-pálida? Morales melhorou muito a vida dos bolivianos que hoje tem indicadores econômicos e sociais melhores que o Brasil.

Untitled Document