quinta-feira, 22 de agosto de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Internacional / Subida do nível do mar preocupa cientistas

Subida do nível do mar preocupa cientistas

Matéria publicada em 21 de maio de 2019, 08:48 horas

 


Estudo prevê que nível do mar pode subir em até dois metros (crédito AB)

Lisboa – Cientistas afirmam que o nível do mar está subindo mais depressa do que o previsto. A causa: o degelo das geleiras na Antártida e Groenlândia. Um estudo, que previu que o mar subiria menos de um metro até ao ano de 2100, está sendo contestado porque cientistas acreditam que esse total poderá duplicar.

O relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), produzido em 2013, previa que o nível do mar subiria no máximo de um metro até ao ano de 2100. Sem uma significativa redução das emissões do gás de efeito de estufa, as águas poderiam subir entre 52 e 98 centímetros.

Contudo, um novo estudo, mais abrangente, prevê que o nível do mar poderá aumentar mais de dois metros, se as emissões continuarem na sua trajetória, e se as temperaturas subirem até 5 graus Celsius.

A hipótese, no entanto, é extrema, e a probabilidade de as temperaturas subirem 5 graus é de 5%.  Cientistas alertam, porém, para o fato de que 5% é ainda um percentual considerável e que corresponde a um elevado risco.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar

    Al Gore previu em Uma Verdade Inconveniente uma alta no nível do mar de 6 metros em pouco tempo.
    Agora serão até 2 metros até 2100.
    A classe científica se gaba de ser baseada em consenso e validação entre os pares, mas parece que nem isso vocês conseguem mais.
    Cada hora arrumam um bode expiatório para problemas que ainda nem existem.
    Já colocaram a culpa nas máquinas movidas a carvão, depois nas hidrelétricas, nos aerossóis com CFC, nos motores de combustão interna e agora nas vacas.

Untitled Document