domingo, 22 de setembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Internacional / Trump e Maduro confirmam conversações entre os dois países

Trump e Maduro confirmam conversações entre os dois países

Matéria publicada em 21 de agosto de 2019, 09:06 horas

 


Venezuela – O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, admitiu nessa terça-feira (20) a existência de contatos entre membros de seu governo e altos funcionários de Washington, confirmando declarações dadas antes pelo presidente norte-americano, Donald Trump.

Trump havia dito ontem a repórteres que seu governo mantém contato com “vários representantes da Venezuela”, mas se recusou a confirmar se a Casa Branca estaria conversando com Diosdado Cabello, o presidente da Assembleia Nacional Constituinte venezuelana, considerado o segundo político mais poderoso do país depois de Maduro.

O presidente se negou a citar nomes, mas disse que as conversações ocorrem “em nível muito alto”. Oficialmente, os EUA não reconhecem o governo de Maduro, alvo de pesadas sanções econômicas impostas por Washington, e apoiam o autoproclamado presidente interino e líder da oposição, Juan Guaidó.

“Confirmo que há meses existem contatos de altos funcionários do governo dos EUA, de Donald Trump, e do governo bolivariano que presido, sob minha autorização expressa, direta, vários contatos, vários meios, para tentar regular esse conflito”, disse Maduro em discurso em rede nacional.

“Isso não é novo, há meses mantemos contatos”, afirmou o venezuelano, acrescentando que busca “uma forma para que o presidente Donald Trump escute a Venezuela de verdade”.

Maduro acusou funcionários da Casa Branca de transmitirem uma imagem distorcida de seu país ao presidente americano. “A ele, vendem uma Venezuela de mentira e, com base nisso, conspiram, ameaçam, agridem, sancionam”, afirmou, para justificar os contatos até então secretos entre os dois governos.

“Se um dia o presidente Trump quiser conversar seriamente e traçar um plano para regularizar e resolver esse conflito, estaremos sempre preparados para dialogar”, disse o líder venezuelano.

Os dois chefes de Estado, porém, não mencionaram Guaidó, cujo governo interino é reconhecido por mais de 50 países. Maduro rompeu relações com os EUA depois de o país reconhecer o oposicionista como presidente interino, no fim de janeiro.

Guaidó, por sua vez, afirmou que seus representantes também mantêm encontros com autoridades americanas nos EUA. “Houve várias reuniões com nossos embaixadores e com algumas instâncias do governo”..

Representantes de Guaidó e Maduro vinham mantendo diálogos mediados pela Noruega desde maio, mas o governo venezuelano suspendeu as conversações no dia 7 de agosto, em protesto à imposição de novas sanções americanas.

As medidas mais recentes adotadas por Washington, anunciadas no dia 5 de agosto, incluem um bloqueio de todos os ativos venezuelanos nos EUA e estabelece sanções para qualquer empresa que realize negócios com o governo de Maduro. A isso se soma um embargo ao comercio de petróleo venezuelano, vigente desde abril.

Trump e Maduro podem aproximar os dois países. Oficialmente EUA não reconhece governo Maduro (crédito AB)


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

9 comentários

  1. Avatar

    É uma estratégia. Maduro sabe que sofre oposição de diversos países, e sabe também que Trump é excêntrico, que os EUA gostam de holofote só para eles, não gostam de ser só “mais um”… Tentando uma aproximação com Trump, isso pode gerar bônus político para ambos os lados. Trump sairia fortalecido como alguém conciliador, dissuasivo, para angariar votos dos liberais. Maduro se veria mais forte no comando do país, e a crise naturalmente tenderia a arrefecer com o apoio ianque…

  2. Avatar
    eleitor arrependido

    O que se passa na Venezuela é fácil de se explicar, forte boicote americano a economia do país, agora nosso Brasil se tornará uma Venezuela graças a incompetência do bozo e sem a necessidade de boicote.

    • Avatar

      O Brasil é um dos pouquíssimos países do mundo que sobreviveriam sem qualquer comércio com o exterior. Temos de tudo aqui dentro, e o que não temos podemos produzir na escala do que já consumimos… Não me venha com essa comparação esdrúxula com a Venezuela. O Brasil é um global player, a Venezuela é só um país num canto da América do Sul…

  3. Avatar

    O Trump não tem que conversar com Maduro não, tem que mandar uma bomba atômica na testa dele, pois o salário mínimo da Venezuela é menor que três dólares, ou seja, menor que 12 reais!
    Quatro milhões de venezuelanos fogem desse comunista Maduro para outros países para procurar comida nos lixos da Colômbia, Peru, Chile e Brasil, pois não conseguem mais comida nos lixos da Venezuela, pois lá não tem nem papel higiênico!
    O que dizer dos comunistas do Brasil que apoiam o regime ditatorial de Maduro?!!!
    Vamos dizer nas urnas no ano que vem, não votando em nenhum partido que apoia Maduro!!!

    • Avatar

      Mirian Leitão do DV , quer brigar contra o fato? Vocês seguidores do mito ficam atrás de ideologia do século passado e perdem o bonde da história. O que se conta agora é negócio. Trump quer o melhor para o país dele, certamente nessa conversa estão o uso dos vastos campos de petróleo venezuelano. Invadir a o país ele já viu que não será fácil, pois o Putin já disse que vai proteger a Venezuela. Então se não pode tomar na mão grande, vamos negociar. Aí acéfalos como são os eleitores do mito, precisam diariamente de falsas noticias para manterem a sede de vingança e fingiram que não os culpados por colocarem no planalto um despreparado que está nos envergonhando mundialmente.

  4. Avatar

    Comunismo é um lixo, a Esquerda um lixo e seus apoiadores um lixo … Agora estão vendo que, ou mudam de estratégia ou irão morrer de fome ou pelas mãos do próprio povo que são prejudicados por esses bandidos…

  5. Avatar

    TRUMP ENTRA COM O PÉ E MADURO(COMUNISTA) COM A BUNDA.

    • Avatar
      Você foi tapeado, ô babaca.

      Será mesmo ? Pelo que estamos vendo, quem tem entrado com a bunda atualmente é o Brasil colônia, presidido por um boçal, que você votou como “Mito.”. Se você ler mais e ter senso crítico, irá concluir que países como Venezuela, Cuba, Coréia do Norte e China são países independentes, soberanos,não são capachos dos Ianques, como o nosso país, repleto de imbecis.

    • Avatar

      Comunista-Lixo

Untitled Document