segunda-feira, 17 de maio de 2021 - 20:05 h

TEMPO REAL

 

Capa / Internacional / Turquia decide banir pagamentos com criptomoedas após queda de confiança na lira

Turquia decide banir pagamentos com criptomoedas após queda de confiança na lira

Matéria publicada em 16 de abril de 2021, 10:12 horas

 


Na Turquia, as criptomoedas ganharam atratividade após a lira turca cair fortemente ante o dólar nas últimas semanas – Foto: Arquivo.

Ancara- A Turquia vai banir o uso de criptomoedas como forma de pagamento, após meses de turbulência econômica levarem investidores locais a trocar a lira turca por bitcoin e moedas estrangeiras. Em comunicado, o Banco Central turco disse nesta sexta-feira que criptomoedas são excessivamente voláteis e podem ser utilizadas para atividades ilegais. A instituição argumentou também que moedas digitais “não estão sujeitas a regulação, mecanismos de supervisão ou a uma autoridade regulatória central”.

Na Turquia, as criptomoedas ganharam atratividade após a lira turca cair fortemente ante o dólar nas últimas semanas, em reação a uma abrupta mudança na presidência do BC turco, que vinha elevando juros agressivamente, movimento que desagradou o presidente do país, Recep Tayyip Erdogan.

Nesta quinta-feira, o BC turco decidiu manter seu juro básico em 19%, no primeiro anúncio de política monetária sob seu novo presidente, Sahap Kavcioglu. A iniciativa turca de banir criptomoedas, que foi inicialmente anunciada na gazeta oficial do país, entra em vigor no dia 30 de abril.

Fonte: Dow Jones Newswires*.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document