1º Seminário de cafeicultura acontecerá em Vassouras

by Diário do Vale

capa (1)

Com o tema “Preparando o Vale para 2016”, o primeiro seminário Turisplan de Agroturismo e Cafeicultura de Montanha, acontece nesta sexta-feira e sábado, a partir das 9h30, no Centro de Tecnologia Senai Alimentos e Bebidas, em Vassouras. O seminário é uma ferramenta do “Projeto Café no Vale” desenvolvido por Marcelo Motta, presidente da Turisplan, empresa de planejamento estratégico de turismo sustentável. O objetivo do seminário é gerar desenvolvimento humano progressivo a curto, médio e a longo prazo, de forma segura e continuada, através do fortalecimento e criação de arranjos produtivos locais e regionais na temática café. Segundo Marcelo Motta, o seminário permite troca de experiências com palestrantes nacionais e expositores.

– A programação do Agrotur Café cria este espaço de discussão para ganho de conhecimento e troca de experiências entre palestrantes expoentes nacionais em suas áreas afins, expositores e o público alvo que são principalmente munícipes e empresários do Vale do Café além de estudantes das diversas áreas envolvidas – fala, acrescentando que as conversas continuarão ao longo do ano em grupos de estudo, buscando ampliar estes conhecimentos.

– Estas discussões continuarão ao longo do ano em grupos temáticos de estudo afins buscando expandir e consolidar estes conhecimentos. Parte deste trabalho de aglutinar conhecimentos já é realizado pelas atividades desenvolvidas no Planvale articulado pela Bernadete Braga e também, no Rodas do Saber e Expedições organizados pela Tiza Vidal – explica.

O tema do seminário “Preparando o Vale para 2016” visa atrair visitantes para o Vale do Café, durante as Olimpíadas.

– A ideia maior deste tema é que em 2016 teremos as Olimpíadas exclusivamente dentro do território do Rio de Janeiro. É preciso que tenhamos capacidade de atrair visitantes para conhecer com segurança e qualidade um pouco do que o Vale do Café tem para oferecer e que possam retornar com muitas experiências positivas para seus lares – comenta Marcelo Motta, destacando que a região do Vale do Café foi responsável por um dos maiores estirões de desenvolvimento econômico do Brasil.

– A região levou o  país à 1ª posição na produção mundial de café, o que se mantém até os dias atuais. Porém, tivemos enorme degradação do Bioma Mata Atlântica com destruição de área verde, de nascentes e rios e de boa parte do solo regional – revela.

 ‘Projeto Café no Vale’

O empresário Marcelo Motta relata que uma das ações do projeto é a revitalização da cafeicultura regional, porém, em novas bases, recuperando fragmentos de Mata nativa e de nascentes produzindo Café Gourmet no manejo agroecológico integrado. E como produto final existente no mercado, disponível para o público, o Café Mata Atlântica, legitimo do Vale do Café. De acordo com Marcelo, durante o seminário haverá a cafeteria-conceito, com o café Mata Atlântica, típico da região.

– Além das palestras teremos workshop do Projeto Café no Vale, distribuição de alguns brindes e mudas de café, teremos um trabalho que aproxima o público leigo da bebida café e sua particularidades sendo desenvolvido pela Grão Mestre ao comando do Alaerte Barbosa e do Sergio Beyer – diz.

  ‘1ª Copa Turisplan / Vale do Café de Balonismo’

Dentro do seminário, acontecerão ainda os testes para a 1ª Copa Turisplan / Vale do Café de Balonismo.

– Se tudo correr bem, pretendemos realizar em 2016 as 4 etapas com intervalo trimestral entre cidades do Vale do Café. E a cidade de Vassouras já demonstrou interesse em sediar uma das 4 etapas, por isso o teste – finaliza Marcelo Motta.

O seminário conta com o apoio da Prefeitura de Vassouras e da sua secretaria de Turismo e também, o apoio da Fundação Procafé, do CTS, da Imaginativa, do CCCRJ – Centro de Comércio do Café do Rio de Janeiro e da Universidade Rural do Rio de Janeiro.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996