sexta-feira, 15 de novembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / 47º Salão da Primavera já está aberto para visitação em Resende

47º Salão da Primavera já está aberto para visitação em Resende

Matéria publicada em 13 de outubro de 2019, 09:00 horas

 


41 artistas compõem a mostra

Resende – A visitação do 47º Salão da Primavera foi aberta nesta semana ao público. O Museu de Arte Moderna de Resende divulgou a relação dos artistas plásticos e das obras que integram a exposição. O Salão é um dos eventos mais importantes das artes plásticas no Estado do Rio, promovido anualmente pela Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, através do MAM (Museu de Arte Moderna). De acordo com a organização da mostra, foram examinados 211 trabalhos, inscritos por 90 artistas, sendo aceitas 56 obras de 41 pessoas.
A seleção dos trabalhos inscritos ficou a cargo de uma comissão julgadora formada especialmente para este fim, composta por três profissionais de reconhecido saber no campo das artes plásticas: o fotógrafo Edson Rodrigues Gama; o designer gráfico e publicitário Sérgio Cerante Ornellas; e o diretor da Escola de Música Atrium, Gustavo Murray, que avaliaram os trabalhos inscritos levando em consideração critérios como: qualidade técnica da obra; relevância estética e conceitual; originalidade; criatividade; e pesquisa.
Além da seleção das 56 obras que participam do Salão, que ficará aberto ao público até o dia 19 de novembro, a comissão também definiu os artistas plásticos vencedores dos três prêmios de aquisição concedidos pelo Salão. São eles: Prêmio de Aquisição ¨Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda¨, concedido a Inaldo Ulisses Gervasio, pela obra “Encantadora”; Prêmio de Aquisição “Altamiro Pimenta”, concedido a Fernando Emanuel Correia, pela obra “Estudo de padrões 66”; e o Prêmio “Engenheiro Eitel César Fernandes”, concedido a Patricia Stagi de Oliveira pela obra “Gambiarra para projetar paisagem”. Os prêmios de aquisição têm valor de cinco salários mínimos e as obras passam, automaticamente, a integrar o acervo do MAM.
Também receberam Menções Honrosas por suas obras inscritas, os artistas plásticos: José Nery Figorelle, pela obra “Óptica 01”, técnica mista; Germana Stella Arthuso Mendes, pela obra “Consumo líquido”, técnica mista; Pedro Ferraz Cesar Ferreira, pela obra “Paisagem com fundo negro 01”, aquarela e nanquim; Carlos R. Bonfim, pelo conjunto da obra “Labareda”, “O segredo”, “A tecelã”, fotografias; Paulo Carvalho Ferreira, pelo conjunto da obra “Bandeirolas” e “Trama”, Colagem; e Gelson Roberto Arrieira Mallorca, pela obra “Estudos de viagem ao sul 1- Rio Grande/RS”, Aquarela.
Para o presidente da Casa da Cultura Macedo Miranda, Thiago Zaidan, a abertura do 47º Salão da Primavera é a maior celebração das artes plásticas no município.
– Recebemos obras de todo o país, colocando nas mãos do júri o desafio de selecionar entre tantos trabalhos, o que de melhor foi produzido para o nosso salão. Garanto que o público visitante irá se surpreender com a qualidade das obras em exposição – diz o presidente.

Serviço

Os trabalhos do 47º Salão da Primavera podem ser conferidos no Museu de Arte Moderna de Resende (Rua Dr. Cunha Ferreira, 101 – Centro) até o dia 19 de novembro. A visitação pode ser feita de terça a sexta-feira, das 10h às 18h. A entrada é gratuita.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document