domingo, 19 de setembro de 2021 - 01:33 h

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / A história do sucesso por trás de Guerra nas Estrelas

A história do sucesso por trás de Guerra nas Estrelas

Matéria publicada em 9 de maio de 2016, 17:13 horas

 


Jornalista revela as origens da franquia que conquistou o mundo; criação de George Lucas virou o maior fenômeno da cultura pop

guia de leitura

Origens: O segredo do sucesso por trás da criação de Lucas

Desde a exibição do último filme de Guerra nas Estrelas, em dezembro, que as livrarias estão cheias de livros sobre Star Wars. Tem até livro para colorir com os personagens do último filme. Entre aventuras de Jedis e histórias sobre o império galáctico um destaque é a obra do jornalista Chris Taylor intitulada “Como Star Wars Conquistou o Universo”. Fruto de um longo trabalho de pesquisa o livro de Taylor mostra a origem e a evolução da franquia mais bem sucedida do planeta.

Desde a exibição do primeiro filme, em 1977, que a criação de George Lucas virou o maior fenômeno da cultura pop. Existem mais produtos relacionados a Star Wars do que seres humanos no planeta Terra. Mesmo quem nunca viu um filme da série é capaz de reconhecer personagens como Darth Vader. Cópias do primeiro filme dubladas para a língua dos índios navajos foram exibidas recentemente em aldeias do oeste americano. E a série está conquistando o mercado chinês, onde ainda não tinha entrado.

O livro mostra como tudo começou, com uma série de anotações feitas por George Lucas para uma série de aventuras espaciais. Até a produção do primeiro filme, em 1977, a história passou por muitas mudanças e modificações. Taylor reconhece que nem tudo é criação de Lucas e que a série não teria sido um sucesso sem a colaboração de um exercito de desenhistas de produção, roteiristas, atores e técnicos em efeitos especiais.

Para conseguir a história completa o autor conversou com amigos e desafetos do cineasta. Ele até tentou conseguir um depoimento do ator David Prowse, que interpretou Darth Vader nos filmes originais e atualmente sofre de demência.

O resultado não vai interessar somente aos nerds e geeks de plantão. O livro é interessante para estudantes de cinema, de administração e gerenciamento de marcas. O que tornou Star Wars um fenômeno da cultura de massas foi o modo como Lucas e sua equipe souberam divulgar e aproveitar cada faceta do universo que tinham criado. Juntando aos filmes toda uma série de produtos como games, brinquedos, livros e histórias em quadrinhos.
Por Jorge Luiz Calife
[email protected]


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document