A mitologia grega em uma edição muito bem ilustrada

by Diário do Vale

Milhares de anos depois de sua origem os mitos gregos continuam a fascinar a humanidade. Suas histórias, sobre heróis destemidos e monstros terríveis, ainda são tema de filmes, como “Fúria de Titãs”. Pensando nisso a editora Zahar está mandando para as livrarias “Mitos gregos – edição ilustrada” onde o escritor americano Nathaniel Hawthorne conta algumas das aventuras mais empolgantes dos heróis gregos da mitologia. O livro é todo ilustrado para agradar ao público mais jovem. Os desenhos são de Walter Crane e o livro faz parte da coleção de clássicos da Zahar.

Entre as histórias selecionadas por Hawthorne está a de Perseu, que precisava cortar a cabeça da Medusa para salvar a princesa Andrômeda. A Medusa era uma criatura com forma de mulher e serpentes no lugar dos cabelos. Que além do aspecto assustador tinha o poder de transformar os homens em estátuas de pedra com um simples olhar. A garotada de hoje conhece esta lenda principalmente devido aos filmes e livros do Percy Jackson.

Depois vem a história do rei Midas, que foi castigado por sua ganância com o poder de transformar em ouro tudo o que tocava. O problema é que ele não podia comer, porque até o alimento virava ouro quando ele tocava. Esse mito já apareceu nos games da Lara Croft. Onde a famosa caçadora de tesouros explora o palácio de Midas. E corre o risco de virar uma estátua de ouro se tocar na coroa do rei.

Hércules, o maior super-herói da mitologia grega, aparece na história das maçãs douradas das Hespérides, que mostra que os gregos antigos tinham um certo fascínio pelo ouro. A história faz parte dos “doze trabalhos de Hércules” e aqui ele precisa enfrentar as ninfas, que eram as donas do tal Jardim das Hespérides.

Em a “Quimera” ficamos conhecendo o herói Belerofonte, que domou o cavalo alado Pegaso e montado no bicho derrotou um monstro de três cabeças. A edição da Zahar traz o texto integral, todas as ilustrações e tem 208 páginas. A tradução ficou a cargo de Bruno Gambarotto e a edição impressa sai por R$ 45.

 

Origem: Mitos já inspiraram até games

Origem: Mitos já inspiraram até games

 

Por Jorge Luiz Calife

[email protected]

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996