A série Divergente chega ao seu penúltimo capítulo

by Diário do Vale
Convergenteposter

Cinema: Estreias da semana contam com ação e terror (Fotos: Divulgação)

A principal estreia no cinemão, esta semana, é o terceiro capítulo da saga adolescente, futurista, “Divergente”. O filme, estrelado como de hábito pela dupla Shailen-Woodley, Theo James era para ser o último da série. Mas os produtores resolveram seguir o exemplo dos “Jogos Vorazes” e outras aventuras juvenis e dividir o último livro da trilogia em dois filmes. Assim, ganham mais dinheiro. Outra estreia da semana é o terror “A Bruxa”, que se passa na Nova Inglaterra no ano de 1630.

A série Divergente começou com os personagens vivendo em uma versão futurista, em ruínas, da cidade de Chicago. Onde todo mundo pertence a um clã com funções determinadas na sociedade. Além da cidade há uma muralha e ninguém sabia, até agora, como era o resto do mundo lá fora. Ajudada pelo herói Four (Theo James) a mocinha loira Tris (Shailene Woodley) se rebelou contra a sociedade fechada e agora a dupla consegue escapar para o mundo exterior.

Lá fora eles encontram outra sociedade futurista. Que sobrevive em um planeta arrasado por um colapso ambiental. Chicago, a cidade onde cresceram, era um experimento que os líderes do mundo exterior pretendem destruir. Caberá a nossa heroína, e seu amigo, liderar uma nova rebelião, para salvar o mundo e todas as pessoas que eles conhecem.

Se compararmos a série Divergente com outras aventuras do gênero, como “Jogos Vorazes” e “Maze Runner” teremos que reconhecer que, visualmente, é a mais sofisticada. Graças aos efeitos especiais modernos, a equipe de produção consegue criar um mundo futurista cheio de detalhes espetaculares. Como as naves de combate que o casal pilota nesta aventura, que lembram um pouco os veículos usados pelo Tom Cruise no “Oblivion”. Outra aventura apocalíptica de concepção espetacular.

Como no caso do “Maze Runner” a plateia vai ao cinema sabendo que não vai assistir ao final da história, ela vai continuar em um quarto filme. A direção é de Robert Schwentke e Naomi Watts é destaque no elenco de apoio como Evelyn. Este gênero de filme, sobre jovens em apuros em um mundo do futuro teve um precursor nos anos de 1970 com “Fuga no século 23”, filme que fez tanto sucesso que virou série de televisão. Naquela época não existiam os efeitos especiais modernos e a produção de 1977 parece tosca comparada com esses filmes modernos.

No caso de “A Série Divergente: Convergente” o desenho de produção é de Alec Hammond, com direção de arte de Scott Dougan. Foram eles que criaram o mundo futurista espetacular onde o casal de heróis vive sua aventura. A cidade vertical do mundo exterior parece inspirada nas ideias do arquiteto italiano Paolo Soleri, que imaginou os humanos do futuro vivendo em enormes estruturas isoladas do mundo exterior hostil. A música é de Joseph Trapanese.

Terror

Em oposição ao mundo futurista de “Divergente/Convergente” temos “A Bruxa”, uma história de terror passada na região da Nova Inglaterra, no século XV. Uma família de puritanos cai em desgraça e vai viver nas imediações de uma floresta sinistra e misteriosa. Os pais, William e Katerine tentam tirar o sustento do solo com seus cinco filhos. Mas na floresta, além da fazenda, vive a bruxa do título. Um dia o filho mais novo do casal desaparece e a colheita é um fracasso.

A família se sente vítima de uma força maligna, que espreita de dentro da floresta. E começa a se fragmentar em meio a uma tensão crescente. O filme foi muito elogiado pela performance dos atores, tanto a dupla que faz o pai e a mãe (Ralph Ineson e Kate Dickie) com pelos jovens que fazem o casal de filhos mais velhos (Harvey Scrimshaw e Anya Taylor Joy). A direção é de Robert Eggers

Bruxaposter

Por Jorge Luiz Calife
[email protected]

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996