A volta dos ‘Guardiões da Galáxia’

by Diário do Vale

Antes de chegarem aos cinemas os “Guardiões da Galáxia” eram um time de heróis quase desconhecidos. Em 2014 o primeiro filme da equipe espacial da Marvel faturou mais de 300 milhões de dólares. Em um sucesso quase tão inesperado quanto o do primeiro “Guerra nas Estrelas”, em 1977. E como todo filme de sucesso precisa ter uma continuação, a aventura dos heróis galácticos virou uma trilogia sob a direção do cineasta James Gunn. “Guardiões da Galáxia Vol. 2” chega aos cinemas esta semana com mais ação descerebrada e um monte de surpresas para os fãs.

Como era de se esperar o elenco é o mesmo do primeiro filme com alguns acréscimos. Sylvester Stallone é um pirata espacial da raça dos Ravagers. E Kurt Russell dá vida a Ego, o misterioso pai de Peter Quill (Chris Pratt) que não é exatamente o que parece. A fórmula do primeiro filme foi mantida com muito humor e ação contínua. Ao levar para o cinema a galáxia dos heróis da Marvel o diretor James Gunn usou e abusou das cores berrantes. Ao contrário do espaço negro, cheio de estrelas dos filmes de Star Wars, em “Guardiões da Galáxia” temos um céu cheio de nebulosas coloridas que parecem ter saído das melhores fotos do telescópio espacial Hubble.

A própria espaçonave dos heróis, a indestrutível Milano, é toda pintada de amarelo e azul. Em um contraste contra o cinzento da Millenium Falcon. Por que ela se chama Milano? Porque Peter Quill, quando jovem, era apaixonado pela atriz Alyssa Milano do seriado “As jovens bruxas”. “Guardiões da Galáxia” é assim, cheio de referências a cultura pop e nerd, como as músicas dos anos 80 que o herói vive ouvindo em um toca fitas pré-histórico. Para alegria do Baby Groot, aquela árvore ambulante que virou um brotinho no final do primeiro filme.

Zoe Saldana volta a se pintar de verde para interpretar a invocada Gamora. Que volta a sair no tapa com sua irmã malvada, a cyborg Nebula. Vin Diesel se responsabiliza pela voz do Baby Groot e o Rocket Racoon apronta novas trapalhadas. Outro personagem novo, bem conhecido dos leitores da Marvel, é a telepata Mantis, interpretada pela loira canadense (na vida real) Pom Klementieff.

As aventuras dos Guardiões da Galáxia sempre envolvem desafios apocalípticos. No filme de 2014 eles salvaram o planeta da tropa Nova da destruição pelo vilão Ronan, o Acusador. Desta vez eles precisam salvar centenas de mundos, incluindo a nossa Terra, ameaçados de destruição pelos seres conhecidos como Celestiais. A aventura envolve traições, batalhas espaciais, um pouso forçado em um planeta desconhecido e a revelação final sobre as origens do herói Peter Quill.

Em sua forma atual, as aventuras dos “Guardiões da Galáxia” começaram nos quadrinhos em meados da década passada. Eles já existiam dentro do vasto universo da Marvel, mas tinham outra formação. No cinema a história da equipe atual foi muito simplificada. Sim, Peter Quill, o Senhor das Estrelas, é filho de uma humana com um extraterrestre. Mas nos quadrinhos ele cresce na Terra, torna-se astronauta da Nasa e só é raptado pelos piratas espaciais já adulto, durante uma missão no espaço. No filme de 2014 essa parte foi eliminada e os piratas sequestram Peter ainda criança, na superfície da Terra.

Ao contrário de Jornada nas Estrelas, que se passa no futuro, ou de Star Wars, situada em uma “galáxia muito distante”, “Guardiões da Galáxia” se situa no nosso universo, na época atual. O criador da série utilizou a velha ideia de que a Terra é um mundo atrasado, situado na periferia de uma civilização galáctica cheia de viajantes espaciais. Isso permite que outros heróis da Marvel se encontrem com a turma dos Guardiões. Como o Homem de Ferro que teve sua armadura consertada pelo Rocket Racoon em uma graphic novel que está nas bancas. Mas isso ainda não tem no cinema.

Revelação: Herói encontra seu pai
Equipe: Os heróis galácticos da Marvel de volta a ação
Novidade: Stallone foi para o espaço
Colorida: Atriz de TV deu nome a Milano

 

Por Jorge Luiz Calife

[email protected]

You may also like

2 comments

Anderson 30 de abril de 2017, 08:48h - 08:48

Guardiões de Galáxia Vol. 2 é muito bom! Ainda mais engraçado que o anterior.

Anderson 27 de abril de 2017, 15:11h - 15:11

Este realmente é o ano das space operas. A Disney fez os dois melhores negócios do universo ao comprar a Marvel Comics e a Lucas Films: a franquia de filmes de super-heróis da Marvel e a franquia Star Wars são duas fábricas de dinheiro!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996