quinta-feira, 21 de outubro de 2021 - 10:40 h

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Alunos de Angra dos Reis expõem obras na Casa Larangeiras

Alunos de Angra dos Reis expõem obras na Casa Larangeiras

Matéria publicada em 16 de outubro de 2016, 09:00 horas

 


Trabalhos podem ser conferidos até dia 28 de outubro

Angra dos Reis – Variedade artística e muito talento. Assim pode ser descrita a mostra que teve início esta semana na Casa Larangeiras, em Angra dos Reis. A exposição de artes plásticas é dos alunos da rede pública de ensino que frequentam o Atendimento Educacional Especializado (AEE), oferecido na Unidade de Trabalho Diferenciado (UTD) para aqueles que apresentam características de altas habilidades/superdotação. As telas ficarão em exposição até o dia 28 de outubro, das 9h às 18h.

Os trabalhos que estão expostos foram realizados por estudantes com faixa etária entre 11 e 16 anos, e têm temática livre, baseada apenas na investigação e interesse de cada um. São produções em tinta acrílica sobre tela e grafite sobre papel, com técnicas mistas, orientadas pelo professor de artes Leonardo José Pinto.

Pessoas que apresentam altas habilidades/superdotação têm, por lei, direito a atendimento educacional especializado, a fim de garantir que seus potenciais e talentos possam ser desenvolvidos, proporcionando-lhes maior realização pessoal e profissional.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, 2% a 5% da população são compostos de pessoas que apresentam altas habilidades/superdotação. A identificação é feita por três traços principais de características: capacidade acima da média em uma ou mais áreas de conhecimento, comprometimento com a tarefa a ser executada e criatividade associada ao campo de conhecimento.

Esses alunos que apresentam altas habilidades/superdotação se destacam não apenas pelo conhecimento, mas por algumas características, que os identificam e que geram um diferencial no comportamento. Por isso eles necessitam de trabalho pedagógico específico para que o talento ou interesse não se transforme em desmotivação ou desinteresse pela escola, pela vida social e em comportamentos inadequados na vida social/escolar.

Em Angra dos Reis, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para alunos que apresentam altas habilidades/superdotação existe desde 2005. O trabalho conta com equipe composta por pedagoga, psicóloga e professores que realizam o enriquecimento curricular nas áreas de matemática, ciências, artes, texto e inglês. Os alunos frequentam o AEE no contraturno da escola regular, que atualmente vem sendo realizado na E. M. Júlio Cesar A. Laranjeira, no Parque das Palmeiras.

Serviço

Os trabalhos podem ser conferidos na Casa Larangeiras, em Angra dos Reis, até o dia 28 de outubro, das 9h às 18h. Mais informações pelo telefone (24) 3365-2110.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

3 comentários

  1. Parabéns ao apoio prestado à esses jovens..belo trabalho.
    Diário do vale! Na impossibilidade da maioria dos leitores não poderem visitar a exposição, porque não mostrar mais fotos das pinturas?? Será um grande presente pra todos.

  2. Larangeiras não existe. O correto é Laranjeiras.

    • O nome da casa cultural é com “g” mesmo, em homenagem a uma personalidade de Angra dos Reis, cujo sobrenome era “Larangeiras”

Untitled Document