Alunos e professores do Volta Redonda Cidade da Música se especializam em universidades federais

by Diário do Vale

Volta Redonda – O projeto Volta Redonda Cidade da Música se firma como uma excelente escola diante da aprovação de alunos e professores em universidades federais. No início deste ano, sete músicos de Volta Redonda iniciam a vida acadêmica na UniRio (Universidade Federal do Estado de Rio de Janeiro) e UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Para o prefeito Samuca Silva, a música é uma expressão artística importante, que está presente no cotidiano de muitas pessoas.
– Estimular a prática, desde a infância, e oferecer a formação adequada na área, é também um dos papéis do poder público para promover a educação da população – disse o prefeito.
Na UniRio, vão cursar Licenciatura em Música as alunas Isadora Blanc de Paula Rosa e Julia Maria da Silva; e Andrei Lima de Matos vai estudar percussão na mesma universidade. Na UFRJ, Juliana Vieira Gomes vai estudar trombone; Rian Camilo de Paula, clarinete; Felipe Oliveira Portugal Bento, trompa; e Alberto Richeli Lima Siqueira, regência.
A maestrina Sarah Higino, que coordena o “Cidade da Música” ao lado do maestro Nicolau Martins de Oliveira – fundador do projeto, afirmou que o resultado mostra como o projeto contribui para o crescimento da capacidade intelectual e emocional desses jovens músicos, colaborando para a formação de professores e músicos profissionais.
– Cada aluno ou professor do projeto que conquista uma vaga em uma importante universidade, passa a representar de maneira positiva nossa cidade – disse.
Aprovado para o bacharelado em Regência Orquestral na UFRJ, Alberto Richeli Lima Siqueira, é um exemplo de sucesso do “Cidade da Música”. Ele entrou no projeto na antiga 3ª série do primeiro grau na Escola Municipal Bahia, começou na Banda Mini e continuou os estudos de música no segundo grau, na então sede da escola no Colégio Getúlio Vargas. Ainda no início dos anos 2000, tornou-se monitor e depois professor do Cidade da Música, onde atua até hoje.
– A música, por meio do projeto Cidade da Música, guiou minha vida escolar e hoje é minha profissão. Além disso, foi uma escola determinante na minha formação como cidadão – afirmou Alberto.

‘Cidade da Música’: Atualmente, cerca de quatro mil alunos estudam música em Volta Redonda (Foto: Arquivo/PMVR)

O projeto

O Projeto Volta Redonda Cidade da Música está implantado em 24 escolas da Rede Municipal de Ensino, incluindo unidades da Secretaria Municipal de Educação (SME) e Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda). Hoje, cerca de quatro mil alunos estudam música em Volta Redonda.
O objetivo é o desenvolvimento sensorial da criança, trabalhando a coordenação motora, audição, visão, fonação, tato, atenção, memória e raciocínio e, usando a música como veículo, os músicos são trabalhados para desenvolver disciplina, assiduidade, pontualidade, bom desempenho musical, bom desempenho escolar, bom relacionamento em grupo, persistência e responsabilidade.
O trabalho resultou na criação dos seguintes grupos: Banda Mini, Banda de Metais e Banda de Concerto; Orquestra de Violinos, Orquestra de Violoncelos e Contrabaixos e Orquestra de Cordas; além do Coro Infanto-juvenil e Coro Misto.

Reconhecimento

O Volta Redonda Cidade da Música é reconhecido no cenário nacional. A comprovação foi a participação dos maestros Nicolau de Oliveira, idealizador do projeto, e José Sérgio em recente encontro na Funarte, no dia 5 de fevereiro, para discutir ações para o desenvolvimento do Programa para Apoio aos Projetos de Orquestras e ampliação para diversas localidades no Brasil.

 

You may also like

1 comment

Sônia Inacio 29 de fevereiro de 2020, 10:09h - 10:09

Fico feliz com esta conquista para Volta Redonda.
Anos e anos de luta.
Recordo em 1960 quando fui ao Espaço Capitão Franklin de Carvalho Jr para um teste e entrar para a escola de música.
Lá estava o jovem determinado Professor Nicolau.
Não dei continuidade aos meus estudos , mas presenciei a garra do nobre jovem e hoje a vitória.
Não esquecendo também da maestrina Sarah Higino que com determinação vem escrevendo sua história.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996