>
sexta-feira, 1 de julho de 2022 - 19:41 h

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Ana Maria Machado lança hoje, em Vassouras, o livro ‘Um mapa todo seu’

Ana Maria Machado lança hoje, em Vassouras, o livro ‘Um mapa todo seu’

Matéria publicada em 17 de novembro de 2015, 12:00 horas

 


‘Um mapa todo seu’: Livro transita pelo Rio de Janeiro, por Paris e Londres, no final do século XIX (Foto: Divulgação)

‘Um mapa todo seu’: Livro transita pelo Rio de Janeiro, por Paris e Londres, no final do século XIX (Foto: Divulgação)

Antes de o ano terminar a cidade de Vassouras recebe mais um presente de Eufrásia Teixeira Leite, sua grande benfeitora. Nesta terça-feira, dia 17 de novembro, a autora Ana Maria Machado visita a cidade natal da personagem inspiradora para lançar seu mais recente livro “Um mapa todo seu”, baseado na vida de Eufrásia e Joaquim Nabuco, com sessão de autógrafos às 19h, no Mara Palace Hotel e encontro com o público no dia seguinte, a partir das 10h, no Museu Casa da Hera.
O convite foi feito pela Academia de Letras de Vassouras, com sede no Mara Palace Hotel, pela sua atual presidente, a acadêmica Sheila dos Mares Guia, recém-premiada pela Academia Brasileira de Letras, que irá recepcionar Ana Maria no dia do lançamento e também levá-la para conhecer a Fazenda Secretário, que pertenceu ao avô de Eufrásia, o Barão de Campo Belo, um dos maiores produtores de café do Vale do Paraíba no século XIX.
Na quarta-feira, dia 18, Ana Maria irá ao Museu Casa da Hera, onde Eufrásia morou com os pais por 22 anos, até embarcar no navio Chimborazo rumo a Paris, onde conheceu Nabuco e de onde só voltou em 1928. No jardim da Casa da Hera, a escritora receberá estudantes e professores para conversar sobre sua obra, que reúne mais de cem livros publicados, entre eles premiados romances e volumes voltados à literatura infantil.
A presença de Ana Maria Machado, uma das escritoras brasileiras mais importantes da atualidade, membro da Academia Brasileira de Letras, além de ser uma grande homenagem à cidade, que tem sua história marcada pela família Teixeira Leite e Eufrásia, especialmente, também demonstra a relevância que esta tem para a história do Brasil. O livro ainda traz luz à trajetória dessa personagem, fornecendo mais elementos sobre sua vida, que gera tanta curiosidade e ainda encanta, seja por suas atitudes de vanguarda, pela fortuna adquirida ou pelo isolamento em que viveu nos seus últimos anos.

O livro

Em “Um mapa todo seu”, Ana Maria Machado transita pelo Rio de Janeiro, por Paris e Londres, no final do século XIX, para recontar a incrível história de amor entre Eufrásia Teixeira Leite, uma mulher independente e bem-sucedida nos negócios, e Joaquim Nabuco, político e jornalista que atuou com firmeza e convicção no processo abolicionista brasileiro.
Nas páginas deste romance, no entanto, eles são Quincas e Zizinha, vindos de famílias e províncias distintas. “A dela, rica e francamente aristocrática. A dele, sempre enfrentando dificuldades financeiras, mas de prestígio e presença marcante na política havia três gerações.” O encontro a bordo do Chimborazo, em 1873, com destino à Europa, marcaria para sempre suas vidas.
Suas aptidões e lutas vão se revelando gradualmente ao leitor, assim como a perseverança de uma mulher para manter sua independência. No final, o que temos não é só uma história de amores e incertezas, mas também um relato que nos mostra a dimensão da luta pela abolição da escravatura no Brasil, as dificuldades políticas de um país em formação, e o mundo dos grandes negócios e investimentos.

Sobre a autora

Ana Maria Machado é carioca. Foi pintora, jornalista e professora universitária antes de se tornar uma das escritoras brasileiras mais importantes da atualidade. Tem mais de cem livros publicados, no Brasil e em outros 18 países, com mais de 20 milhões de exemplares vendidos. Ao longo de mais de quarenta anos de carreira, escreveu obras para leitores de todas as idades, incluindo dez romances.
Recebeu inúmeras condecorações por sua produção literária, com destaque para o Prêmio Hans Christian Andersen – o mais prestigioso da literatura infantil – e o Prêmio Machado de Assis, pelo conjunto da obra. Em 2003, foi eleita para a Academia Brasileira de Letras. Dela, a Alfaguara publicou, entre outros, os romances “Tropical sol da liberdade”, “Canteiros de Saturno”, “A audácia dessa mulher” e “Infâmia”, vencedor do Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura em 2013.

Serviço

O livro ‘Um mapa todo seu’, de Ana Maria Machado, será lançado hoje, dia 17, às 19h, no Mara Palace Hotel, Rua Chanceler Doutor Raul Fernandes, 121, Centro, em Vassouras. Já o bate-papo com a autora será amanhã, dia 18, às 10h, no Museu Casa da Hera, Rua Dr. Fernandes Junior, 160, Centro. Mais informações pelo telefone (24) 2471- 2961.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document