Angra dos Reis completa 514 anos com teatro, música, Folia de Reis, Pastorinhas, esporte e muita tradição

by Diário do Vale
 Beleza: Angra dos Reis está em festa celebrando seus 514 anos (Foto: Arquivo)


Beleza: Angra dos Reis está em festa celebrando seus 514 anos (Foto: Arquivo)

 

Angra dos Reis – “Se existe um paraíso, é bem perto daqui”. A frase faz parte da narrativa de Américo Vespúcio, em Carta a Portugal, endereçada a Pero Vaz de Caminha, sobre as maravilhas que viu ao conhecer Angra dos Reis, em 6 de janeiro de 1502. Situada no litoral Sul do estado do Rio de Janeiro, Angra completa 514 anos essa semana e continua linda como registrou o navegador. Para marcar o aniversário da cidade, uma das mais antigas do país, a Prefeitura de Angra preparou uma programação cultural com música, teatro e muita tradição. Os festejos são coordenados pela Fundação Cultural de Angra dos Reis (Cultuar), com o apoio da Fundação de Turismo (TurisAngra). As celebrações começam nesta terça-feira, dia 5 de janeiro, na Praça Zumbi dos Palmares, e seguem até o dia 10.

– Preparamos uma programação bastante familiar. Além da tradicional Folia de Reis, teremos apresentação teatral com Viagem à Baía dos Reis, show com Luizinho Ferrar e ainda o resgate das Pastorinhas. A festa será para toda a família – diz o presidente da Cultuar, Délcio Bernardo.

Hoje, véspera do aniversário da cidade, a programação será concentrada na Praça Zumbi dos Palmares. A partir das 19h, na Casa Larangeiras, começa a apresentação das Pastorinhas, que há 20 anos não se apresentam na cidade. A manifestação é semelhante a um auto de Natal e homenageia o nascimento do Menino Jesus. Nela, crianças e adolescentes que formam o grupo, trajados a caráter, cantam e dançam pelas ruas da cidade.

Às 19h30 é a vez do espetáculo Viagem à Baía dos Reis, da Cia da Lua, apresentar a história do descobrimento de Angra através do teatro. O espetáculo é de autoria do diretor teatral Zequinha Miguel. Às 20h30, para toda a família, será a apresentação do Coral da Cidade de Angra dos Reis, com um repertório especial preparado para a data. Já às 21h30, o artista angrense radicado em Niterói, Luiz Ferrar, sobe ao palco para o show mais esperado da noite. O artista, que é conhecido por ser altamente performático, volta a Angra depois de seis anos para apresentar um show de alta qualidade musical.

Ainda no dia 5, às 23h, acontece tradicionalmente a saída dos grupos de Folias de Reis: Luz Divina, Divino Esplendor e Estrela Guia, João Alves Filho e Irmãos Moreira. Pelas ruas da cidade, eles entoam cantatas e seguem em cortejo até o Palácio Raul Pompeia, sede do governo municipal, onde, à meia-noite, após a queima de fogos saudando o dia 6, são abertas as portas para contemplar a apresentação da banda Jardim Sarmento, que tocará o Hino Nacional, o hino de Angra e os parabéns. Também haverá o tradicional corte do bolo, que será distribuído aos presentes.

A festa não termina na madrugada. Às 6h, do dia 6, feriado municipal, haverá alvorada festiva pelas ruas do Centro.

Às 7h, na Praça 6 de Janeiro, no Morro do Carmo, ocorre o hasteamento das bandeiras, com a presença da prefeita Conceição Rabha, do vice-prefeito Leandro Silva e demais autoridades. Depois, será oferecido um café da manhã, com apresentações dos grupos de Folia de Reis e da banda Jardim Sarmento. Às 9h, na Igreja Matriz, uma missa festiva será celebrada em comemoração à data e, depois, às 19h30, na igreja Assembleia de Deus Ministério de Madureira, ocorre um Culto de Ação de Graças pelo aniversário da cidade.

Encerrando a programação, no dia 10 de janeiro, haverá a tradicional corrida dos Santos Reis. As inscrições já podem ser feitas pelo site (www.angra.rj.gov.br).

Aniversário contará com o tradicional folclore As Pastorinhas

Acontece hoje o resgate do tradicional folclore As Pastorinhas. O evento poderá ser conferido às 19h, na Casa Larangeiras.

Essa manifestação folclórica é semelhante a um auto de Natal, que homenageia o nascimento do Menino Jesus. Na apresentação, crianças e adolescentes que formam o grupo, trajados a caráter, cantam e dançam pelas ruas da cidade, acompanhados de uma banda. O trabalho resgatou partituras, letras e coreografias das Pastorinhas, manifestação folclórica que chegou à cidade no século XIX e teve sua última apresentação no ano de 1995.

O trabalho tem coordenação geral da diretora de Apoio às Manifestações Culturais, Regina Márcia, e contou com o apoio de outros servidores, como o do maestro do Coral da Cidade, Moacyr Saraiva, que atuou na recuperação das partituras, letras e músicas da manifestação.

– Acompanhei de perto a última apresentação das Pastorinhas, e percebi que esse folclore, de suma importância para nossa cidade, não poderia ficar apenas na memória de quem participou ou assistiu. Iniciamos então um trabalho de pesquisa e entrevistas com pessoas de várias gerações que participaram da manifestação. O trabalho começou ainda em 2013, com levantamento das personagens, antigos componentes, ensaiadores e músicos. Fizemos um ciclo de entrevistas que culminou no resultado do trabalho, que será apresentado – fala Regina.

Para o presidente da Cultuar, Délcio José Bernardo, há uma necessidade de resgatar e preservar as tradições da cidade, já que elas representam importantes fatores para a reafirmação da identidade cultural angrense. A retomada das Pastorinhas é um exemplo desse resgate.

– Todas as questões que envolvem a tradição das Pastorinhas estavam inativas, paradas há cerca de 20 anos. Sendo uma manifestação folclórica rica demais para ficar apenas na lembrança de quem participou ou assistiu. Vamos resgatar para preservar e assim fazer com que outras crianças e adultos possam conhecer essa manifestação, que é tão rica – diz o presidente da Cultuar.

 

Confira a programação do aniversário de Angra dos Reis

**Hoje, dia 5 de janeiro (terça-feira), Praça Zumbi dos Palmares
19h – Apresentação das Pastorinhas – Casa Larangeiras
19h30 – Viagem à Baía dos Reis
20h30 – Coral da Cidade de Angra dos Reis
21h30 – Show Luiz Ferrar
23h – Grupos de Folia de Reis
00h – Abertura da porta da prefeitura
Banda de Música Jardim Sarmento, corte de bolo com a tradicional queima de fogos

**Dia 6 de janeiro (quarta-feira)
6h – Alvorada festiva pelas ruas do Centro de Angra dos Reis, com a banda de Música Jardim Sarmento

Praça 6 de janeiro (Morro do Carmo)
7h – Hasteamento das bandeiras
Banda de Música Jardim Sarmento
Folia de Reis Luz Divina
Café Comunitário

9h – Missa festiva na Igreja da Matriz pelo aniversário do município, com participação de todas as folias
16h – Entrega da Escola da Sapinhatuba III
19h30 – Culto de Ação de Graças ao Aniversário de Angra dos Reis na igreja Assembleia de Deus Ministério Madureira/Centro de Angra dos Reis

**Dia 10 de janeiro (domingo)
8h30 – Corrida de Santos Reis
Largada e chegada (Praia do Anil)

You may also like

1 comment

REVOLTADA 6 de janeiro de 2016, 01:22h - 01:22

E sem pagamento, ferias e decimo terceiro…tem bastante coisa pra comemorar mesmo.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996