segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Aprendendo a viver com e como os cachorros

Aprendendo a viver com e como os cachorros

Matéria publicada em 13 de abril de 2015, 06:53 horas

 


Livros com títulos semelhantes trazem boas dicas; os cachorros são criaturas muito espertas e inteligentes, as vezes acredito que são mais espertos que a maioria dos seres humanos

Diferentes: Títulos quase iguais para duas propostas (Foto: Divulgação)

Diferentes: Títulos quase iguais para duas propostas
(Foto: Divulgação)

O mercado editorial tem umas coisas curiosas. Para quem gosta de cachorros há dois livros com títulos quase iguais e autores diferentes. Um deles é “Cão que ladra não morde? – 101 perguntas sobre o comportamento canino” da dupla Marty Becker e Gina Spadafori, que saiu pela editora Globo. O outro é “Cão que late não morde” dos autores Matt Weinstein e Luke Barber, editado no Brasil pela Francis. Apesar dos títulos quase idênticos os dois livros tem propostas diferentes.

“Cão que ladra não morde?”, o da pergunta no título, tenta responder dúvidas e mostrar curiosidades sobre o comportamento canino. Será que os cachorros não enxergam cores, se latir eles não mordem? Eles podem ouvir apitos ultrassônicos? O objetivo é ensinar aos donos como conviver melhor com nossos amigos de quatro patas. Sim, eles enxergam cores, mas não todas as cores que vemos. São mais sensíveis ao amarelo e ao vermelho, e quase cegos para o verde e o azul. Em compensação enxergam muito bem no escuro, devido à estrutura dos seus olhos.

Já o segundo livro, da Francis editora é mais filosófico e mostra como viveríamos muito melhor se adotássemos algumas características do comportamento canino. O livro faz uma lista das coisas que os cachorros fazem que poderíamos copiar em nosso dia a dia. Por exemplo: Ser amigo de verdade, perdoar facilmente, não morder quando só um rosnado resolve, viajar com pouca bagagem, transformar o trabalho em diversão, se adaptar as mudanças, e não ter vergonha de dizer “oi”.

Os cachorros são criaturas muito espertas e inteligentes. As vezes acredito que são mais espertos que a maioria dos seres humanos. Geneticamente eles são quase iguais aos lobos, seus primos selvagens. Tanto que lobos e cadelas podem ter filhotes híbridos. Mas ao contrário dos lobos os cães aprenderam a cativar e conviver com os seres humanos. E com isso estão espalhados por todas as partes do mundo. Os livros acima vão ensina-lo a viver melhor com eles, e a aprender o que eles tem a nos ensinar.

Jorge Luiz Calife/ jorge.calife@diariodovale.com.br


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document