sábado, 25 de janeiro de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Arte em Ceninha leva crianças aos palcos do Teatro Gacemss 2

Arte em Ceninha leva crianças aos palcos do Teatro Gacemss 2

Matéria publicada em 13 de dezembro de 2019, 13:41 horas

 


Programação começa hoje e segue até domingo; peças são inspiradas em autores brasileiros

Volta Redonda – Começa nesta sexta-feira, dia 13, no Teatro Gacemss 2, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, a programação do Arte em Ceninha, que é uma vertente do Festival de Teatro Arte em Cena. Segundo a diretora da companhia, Stael de Oliveira, a Cia de Teatro Arte em Cena está completando 30 anos desde sua fundação, em 1989.
– Vimos a necessidade de criar uma vertente para ensinar teatro a grupos infantis. Então, criamos em 2016 o formato “Arte em Ceninha” que é o resultado do curso de teatro para crianças. A filosofia é a mesma do Arte em Cena, porém, adaptada para o público infantil, onde as apresentações são feitas em momentos diferentes e em local também diferenciado, para que possam também ser exploradas de forma a garantir o bom aproveitamento de cada talento expressado de forma adequada – explica.
De acordo com Stael, nesta vertente da arte feita pela criança, a expressão se dá na sua forma mais original e intrínseca, com o teatro sendo elaborado como uma expressão inata, de dentro para fora, sem nenhuma necessidade de querer mostrar, mas, mostrando-se na essência.
No curso, as crianças trabalham temas cotidianos, desenvolvem a criatividade e se expressam na forma corporal, vocal, através do improviso e da interpretação, onde o jogo teatral é a ferramenta primordial.
– Criar o Arte em Ceninha é aproveitar a oportunidade de fazer brotar a semente da expressão teatral naquele que busca no curso de teatro uma nova forma de aprender, pois no teatro se aprende fazendo, aprende-se criando, aprende-se traduzindo pensamentos em sentimentos e ideias em ações – fala, ressaltando que cerca de 60 crianças participarão do festival neste final de semana.
Segundo Stael, a filosofia do Arte em Cena é dividir para poder multiplicar.
– Hoje colho os frutos deste plantio farto, onde planto sementes de amor, regadas com carinho e dedicação, somadas à técnica da interpretação e ao exercício do corpo e da voz, faço-me realizada não apenas por ensinar teatro, mas por transformar vidas e aprender com elas – diz.

Destaque

A escolha por homenagear os autores brasileiros veio da comemoração dos 30 anos de Arte em Cena.
E a grande estrela deste ano como escritora é uma aluna de nove anos, a Larissa Tavares, da turma do Nei Rafael, que chegou com um texto pronto, “Em Busca de Um Sonho”, e o mesmo está sendo encenado pela turma que ela participa e será apresentado no Arte em Ceninha.
– Além destes expoentes, tantos e tantos alunos se destacam nas artes cênicas, brilhando, premiados, levando o nome da nossa escola, que fez brotar a semente hoje germinada – finaliza a diretora.

Ficha Técnica
Autoria: Stael de Oliveira, Nei Rafael e Igor Andrade
Direção Teatral: Stael de Oliveira, Nei Rafael, Isabela Oliveira
Montagem: Stael de Oliveira, Nei Rafael, Isabela Oliveira
Cenografia: Tom Medeiros
Figurino: Isabel Passos, Paula Monteiro, Thales Ferreira, Tom Medeiros,
Iluminação: Nei Rafael e Lucas Guimarães
Sonoplastia: Igor Andrade
Trilha Sonora: Guga e Martchê – Amplexos
Operação de Som: Caio César Gonçalves, Marcela Vieira
Produção: Isabela de Oliveira, Milena Barbosa, Marcela Vieira, Beatriz Bastos, Ítalo Cardoso, Douglas Parreira
Maquiagem: Bia Bastos, Matheus Marins
Fotografia: Violeta Fotografias
Filmagem: Cena4
Equipe de Marketing: Bianca Borges, Ícaro Chagas, Isabela Oliveira, Ítalo Cardoso
Designer Gráfico: Ícaro Chagas
Direção Geral: Stael de Oliveira

 

Confira a programação do IV Festival de Teatro Arte em Ceninha

– Hoje, dia 13, às 20h – “LI EM UM LIVRO”
Direção: Nei Rafael
Autoria: Nei Rafael
Sinopse: Quantos ensinamentos e aprendizados lemos nos livros? O espetáculo é o resultado da dinâmica do curso de teatro desse ano em que, além de partilharmos livros, trocamos experiências e vivências. Propondo em uma apresentação lúdica e divertida a junção das quatro obras lidas com a turma: A Zebrinha, Maria Fê, Chapeuzinho Amarelo e Felpo Filva.

– Sábado, dia 14, às 16h – “O RAPTO DAS CEBOLINHAS”
Direção: Nei Rafael
Autoria: Nei Rafael (Livremente inspirada na obra de Maria Clara Machado)
Assistência de Direção: Milena Barbosa
Sinopse: Uma brincadeira inspirada na obra de Maria Clara Machado, onde essa turminha cheia de vida e alegria nos conta a história de preciosas cebolinhas encantadas, que guardam a fonte da juventude.

– Sábado, dia 14, às 20h – “EM BUSCA DE UM SONHO”
Direção: Nei Rafael
Autoria: Larissa Tavares
Sinopse: Sabrina é uma menina sonhadora, que gostaria que todos os seus sonhos se realizassem em um passe de mágica… Mas, será que isso é possível?
Será que sua fada madrinha poderá ajudá-la?
Acompanhe as aventuras de Sabrina, cheia de atrapalhadas confusões e uma importante lição.

– Domingo, dia 15, às 20h – “ALICE NO PAÍS DA MENTIRA”
Direção: Isabela Oliveira
Autoria: Igor Andrade (Livremente inspirado na obra Alice no País da Mentira, de Pedro Bandeira)
Sinopse: Alice percebe não existir apenas o País das Maravilhas e vê a mentira habitar lugares sombrios. Após tantas enganações, é levada a uma viagem onde conhece as piores criaturas, os piores sentimentos, as piores mentiras… Nessa aventura ela percebe o valor da sinceridade e reconhece a verdadeira amizade.
Se vendo no mundo real, terá que refletir sobre todas as suas mentiras e tomar consciência das consequências, só assim sairá do País da Mentira.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar

    Nossa, com 9 anos já escreve peças para teatro!! Parabéns a Larissa Tavares, isso não é para qualquer um. Para bens ao professor Nei Rafael, é bom ver que a cultura sempre se renova.

Untitled Document